Faltando seis rodadas para o seu término, o Campeonato Brasileiro está com um clima de fim de festa. Só um dilúvio poderá tirar o título do Palmeiras, que mostrou uma regularidade constante nas trinta e duas rodadas realizadas. Tem os seus méritos, além disso, nos últimos dois jogos contra Figueirense e Sport foi ajudado pelos apitos amigos. O rio sempre corre para o mar.
Serão 18 pontos em disputa, e a diferença para o Flamengo, 2º colocado é de 6 pontos, 33,3% do total. O rubro-negro teria que apresentar uma performance de 100%, e o alviverde sair tropeçando, fato esse que ainda não aconteceu e não irá acontecer. Correndo por fora aparece o Atlético-MG, cujo torcedor ainda acredita. Só um milagre.
Os analistas torcedores procuram uma agulha no palheiro para que possam vislumbrar algo que tire o troféu do Palmeiras, mas não irão encontra-la, o destino já está traçado e os números atestam, com 92% de chances para que isso possa acontecer.
A luta será pelo vice-campeonato entre Flamengo e Atlético-MG, e em particular na zona de rebaixamento, que por todas as tendências analisadas também já está sendo definida, e três dos quatro atuais participantes já compraram as suas passagens, sendo que o America-MG e Santa Cruz que fazem parte do trio já tinham dado o adeus antecipadamente, e o Figueirense já arrumou as suas malas.
O time catarinense já está pronto para a degola, com 88% de chances para acontecer, e não irá reverter essa tendência. Os números são descendentes, sem um poder de recuperação. O destino já está selado.
Pelos jogos que tem a realizar o Coritiba e Internacional deverão escapar, restando o Sport e Vitória, sendo que esse último tem piores números.
O time baiano é um péssimo visitante, com 27,08% de aproveitamento. Enquanto isso o rubro-negro de Pernambuco é pior ainda, com apenas 16,67%. No returno não ganhou um misero ponto jogando fora de casa. Terá um jogo fora com condições de somar os seus primeiros pontos. O adversário será o America-MG, o que é factível de acontecer, embora as malas deverão sobrevoar Belo Horizonte.
Postamos um artigo sobre o tema, quando mostramos que a Ilha do Retiro iria salvar o Sport, que é um bom mandante com 60,42% de aproveitamento, enquanto o rival tem 45,83%. E isso deverá acontecer.
O rubro-negro da Boa Terra terá que aumentar os seus percentuais, o que não é provável. Jogará fora contra o Fluminense que luta pelo G6, Santos, que pretende o G3 e Coritiba em um confronto direto. Como mandante receberá o Atlético-PR, Figueirense e Palmeiras na última rodada, sendo que esse adversário já terá conquistado o título. Com exceção do time de Santa Catarina, os demais são pedreiras.
Enquanto isso o rubro-negro de Pernambuco receberá na Ilha do Retiro, Ponte Preta, Cruzeiro e Figueirense. São jogos com possibilidades de vitórias. Como visitante, jogará contra o Grêmio, Atlético-PR (ambos brigam pelo G6), e o America-MG, já rebaixado.
As chances de degola do Sport são de 23%, e de 50% para o Vitória, o que indica a queda desse último e a permanência do time de Pernambuco na Série A.
Se não houver uma falha no percurso, os torcedores do rubro-negro poderão dormir tranquilos, desde que as indicações nos mostram que apesar do sofrimento, em 2017 estarão assistindo o seu clube na Divisão maior do Nacional, cantando o refrão ¨Apesar de vocês, amanhã será um novo dia¨.