blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Um dos maiores clássicos do cinema mundial atende pelo nome de ¨Bananas¨, filme assinado por Woody Allen, e que mostra de forma satírica os comportamentos dos regimes autoritários da América Latina.

Uma das suas melhores cenas acontece quando um ditador baixa uma decreto que todos os homens troquem de cueca três vezes por dia, e para saber se estavam cumprindo a lei, essa passaria a ser usada por cima da calça.

O futebol brasileiro tem sido um celeiro importante dos ¨Bananas¨, através do comportamento de seus torcedores. Já não basta a violência dentro e fora dos estádios, as novas arenas que seriam o ponto de partida para um novo futebol no país, tem se transformado em palco de tudo que não poderia acontecer, ou seja a continuidade do errado.

Na Copa do Mundo fomos a Arena Pernambuco, e ficamos entusiasmados com o cenário. Um local de jogo de alta qualidade, todos os torcedores sentados, e saímos convictos que esses espaços pelo Brasil afora iriam dar uma nova dimensão ao esporte, pelo conforto e segurança que os torcedores teriam para acompanhamento dos jogos.  

Há pouco estivemos no Mineirão assistindo um jogo do Cruzeiro, outro local espetacular, mas nos bateu a decepção quando vimos a continuidade por parte dos torcedores de procedimentos anteriores. Na verdade, esquecemos que em nosso meio existem ainda muitos ¨Bananas¨. Continuamos na era neandertal.

Tínhamos a esperança de que os assentos numerados fossem modificar o comportamento do torcedor, embora achássemos que todos os estádios deveriam ter um setor sem cadeiras, para agregar consumidores das antigas gerais, como acontece com sucesso no futebol alemão, no seu torneio Nacional.

O Mineirão não estava lotado, com cadeiras disponíveis, mas, os¨Bananas¨ insistiam no antigo modelo de pé, prejudicando a visibilidade dos que estavam sentados. Muitas reclamações e ameaças de violência.

Fomos iludidos, muito embora o dia a dia nos mostra o país em que vivemos, com as cidades degradadas, onde o lixo é jogado nas ruas, sem o menor respeito ao meio ambiente, e isso reflete no comportamento nos novos estádios de futebol.

O Maracanã reabriu as suas portas no último domingo, com um público fantástico, e as cenas de violência que assistimos, mostra a realidade, através da atuação dos ¨Bananas¨, principalmente em alguns setores. Não respeitam a numeração dos ingressos, sentam em qualquer lugar, sem tomarem conhecimento dos direitos de terceiros.

O mais grave se dá em um campo lotado.  Aqueles que não conseguem os seus assentos, passam a assistir ao jogo na frente das cadeiras, promovendo um efeito cascata, quando os prejudicados se levantam, e no final temos os mesmos procedimentos que aconteciam nos estádios antigos. Todos de pé.

Não conseguimos entender um cidadão que recebe um equipamento esportivo de melhor qualidade para o seu lazer e o despreza. Trata-se de uma regressão aos tempos antigos, com o futebol de pé, e de sanitários sujos nos estádios.

Os anos passam e os ¨Bananas¨ não aprendem o que é civilização, e infelizmente isso prejudica os que são educados e que vão aos estádios na busca do lazer.

As organizadas de um lado, e os ¨Bananas¨do outro, estão destruindo o futebol brasileiro.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar