As estatísticas são fundamentais para qualquer atividade, inclusive no futebol, por transmitirem as tendências, e uma perspectiva para os caminhos a serem traçados.
Hoje um clube organizado que pretende ir mais longe em sua vida esportiva não pode prescindir de um setor ligado aos números, para que tenha uma ideia da realidade e do que poderá ser feito visando o futuro.
Fizemos um levantamento profundo em todos os Brasileiros da Série A a partir de 2006, quando começou a era dos pontos corridos com 20 clubes, e os gráficos são bem interessantes com detalhes que ajudam ao planejamento para a competição.
Constatamos que para alcançar o titulo, a média da série de 12 anos estudada é de 75 pontos, com 21 vitórias, 9 empates e 8 derrotas. Nesse período a maior pontuação foi a do Corinthians em 2015, com 81 pontos, e a menor foi a do Flamengo, 2009, com 67, que foram resultados que ficaram fora da linha.
Com relação ao quarto colocado, que é o último para ser classificado na Libertadores de forma direta, a média dos pontos a serem conquistados é de 64, com 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas. No ciclo estudado a maior pontuação do 4º colocado foi a do Corinthians, com 69 pontos, em 2014. Com relação a pior, dois clubes tiveram a mesma pontuação: o Fluminense em 2011 e o Botafogo em 2013, com 61 pontos.
Com relação aos times rebaixados, a média do primeiro da Zona de Rebaixamento foi de 43 pontos, e como vem crescendo, e para que sejam evitados os critérios técnicos essa é de 45 pontos.
A partir de 16 derrotas nenhum clube conseguiu escapar. O Coritiba em 2009 foi degolado com 45 pontos, mas teve 17 derrotas, passando da linha estabelecida. Em 2008 o Figueirense também sofreu a queda com 44 pontos e 16 derrotas.
São números reais, e que produziram uma média que vem sendo atendida nesse ciclo analisado, formando o que chamamos de uma tendência matemática consistente, e que em casos muitos raros poderá ser alterada.
As estatísticas servem para que os planejadores dos clubes possam fazer as suas previsões para os resultados dos seus jogos, e não temos a menor duvida, de que aqueles que estiverem fora da linha necessária não alcançarão os seus objetivos.
Chegamos a metade do Brasileirinho, e por todas as estatísticas que fizemos, essa irá nos mostrar os caminhos dos clubes participantes. O Corinthians em 2017, nessa ocasião era líder, e terminou campeão. Nos doze anos de pontos corridos nove times que lideravam a competição conquistaram o título.
O interessante das estatísticas é que a média da pontuação nesse período é de 42 pontos, igual a do São Paulo que é o 1º colocado nessa temporada.
Voltamos a citar algo que sempre estamos mostrando: os números falam a verdade, e abrem os caminhos para os planejadores.