blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

POR FERNANDO FERREIRA 

Estamos em época de eleições, um ótimo momento para lembrar das semelhanças entre o modelo político tradicional e o modelo político do futebol.

Como você sabe, nosso padrão politico é o de formação de coligações de partidos em torno de candidatos ao executivo, que uma vez eleitos distribuem aos seus apoiadores espaços no governo na forma de todo o tipo de benesses, cargos em ministérios, estatais, autarquias, agencias, etc.

Nos Clubes de futebol ocorre exatamente o mesmo.

Os Conselhos Deliberativos abrigam os ¨políticos¨ que se reúnem em vários grupos, cada um com suas ¨identidade e propostas¨.

Cheios de ¨bons propósitos¨ esses seres negociam seu apoio politico junto aos candidatos a presidente do clube, e caso a sua chapa seja vencedora recebem sua compensação na forma de distribuição de vantagens e privilégios dentro dos clubes.

Claro que os mais influentes trocam seus votos pelos cargos mais relevantes como as diretorias de futebol, marketing, comercial, jurídico, etc.

E assim como ocorre em Brasília, nos diversos clubes também não é necessário experiência prévia nem dedicação para ocupar os cargos, o importante mesmo é ser parte do grupo de apoio e dar sustentação política ao mandato.

E não para por aí.

Após as eleições eles já começam se articular para a próxima, repetindo aí também o mesmo padrão de comportamentos dos políticos tradicionais, com direito a entregar cargos e retirar apoio de presidentes que não estão indo bem, mudar de grupos políticos, etc.

Nesse cenário, as necessidades do clube são deixadas em segundo plano em comparação às ambições politicas de cada um.

Mas tudo, claro, em nome do amor ao clube.

* O autor desse artigo foi fundador da Pluri Consultoria, que hoje transformou-se em um grupo empresarial com atuação em diversas áreas do segmento esportivo, onde ocupa o cargo de diretor.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar