* Apesar de todos os esforços de Eduardo Baptista, técnico do Sport, ao afirmar durante a semana que o seu time iria derrotar o misto do Palmeiras, as dificuldades são grandes para que isso aconteça.
Essa equipe alternativa do alviverde de São Paulo é melhor do que muitos times que estão disputando o Brasileirinho, e tem obtido resultados positivos, e é bem melhor do que seu adversário de hoje.
O rubro-negro da Ilha do Retiro é o 19ª colocação, com 24 pontos, 6 vitórias, 5 empates e 13 derrotas, 32% de aproveitamento.
O Palmeiras é o 3º na tabela de classificação, com 47 pontos, com 13 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, aproveitamento de 67%. Como mandante o Sport tem um aproveitamento de 47,2%, enquanto o alviverde como visitante tem 46,15%.
No returno o rubro-negro somou apenas 4 pontos, 22,2%, enquanto o Palmeiras conquistou 14, com 77,78% de aproveitamento.
Nas últimas 10 rodadas., a equipe pernambucana obteve apenas 5 pontos (16,67%), enquanto a paulista somou 24 (80%).
O Palmeiras muitas vezes jogou com esse chamado time alternativo, e conseguiu bons resultados, Está invicto por 10 jogos, e o Sport está com três rodadas sem vitória.
Contra os números não existem argumentos, e a equipe do Parque Antarctica é favorita a conseguir mais uma vitória.
NOTA 2- A RELAÇÃO DO DESEMPENHO ESPORTIVO E O DESEMPENHO FINANCEIRO
* O trabalho do Itaú BBA sobre as finanças do clube no ano de 2017, nos mostrou algo bem interessante, ou seja o desempenho esportivo e a sua relação com o desempenho financeiro.
Segundo os analistas da entidade financeira, no campeonato mais longo o planejamento e equilíbrio financeiro fazem alguma diferença, e cita que dos seis primeiros colocados no final do primeiro turno, os três mais equilibrados (Flamengo, Palmeiras e Grêmio) estavam entre eles, e o líder era um clube próximo ao equilíbrio (São Paulo).
O vice líder, Internacional está na cota do imprevisível, mostrando que alguma organização e sorte na montagem do elenco acabam dando resultado.
Por outro lado nos torneios eliminatórios fica caracterizado que os mais equilibrados avançaram, como na Libertadores e Copa do Brasil, com exceção do Corinthians nessa última, que hoje é um time com problemas financeiros e desequilibrado.
O Itaú-BBA destacou o obvio, desde que a relação das finanças dos clubes e os seus desempenhos esportivos são peças gêmeas, e isso observamos há muito tempo.
NOTA 3- O PRIMEIRO DOS QUINTOS TROPEÇOU
* O São Paulo que é um dos cinco clubes que disputam o título do Brasileirinho, tropeçou no seu jogo contra o América-MG, perante 47 mil pagantes que lotaram o Morumbi na tarde de ontem, ao empatar por 1x1, e deixou a porta aberta para o Internacional assumir a liderança na tarde de hoje.
O tricolor paulistano vem sofrendo com problemas de desfalques, mas na verdade está perdendo o gosto de ganhar como no seu começo da competição.
Nos últimos cinco jogos, conseguiu apenas 1 vitória, e desde o dia 19 de agosto não faz mais de um gol por partida.
O primeiro tempo foi amarrado por conta da retranca do Coelho, com apenas duas chances de gol, Diego Souza abriu o placar aos 46 minutos dessa fase. O goleiro Sidão não sujou sequer as luvas.
Essa fase foi ruim e com pouca qualidade.
Na segunda etapa, o América-MG atrás do marcador por conta de três mudanças feitas pelo técnico Adilson Batista melhorou, tornou-se mais ofensivo.
Os primeiros 15 minutos foram do São Paulo, inclusive com chances de dilatar o placar, mas foi castigado com o empate aos 36 minutos. Após o empate o Coelho esteve mais perto do segundo gol.
No final foram ouvidas 47 mil vaias dos torcedores que protestaram por conta do resultado.
NOTA 4- CARA NOVA NO G4 DA SÉRIE B
* Os resultados de ontem dos jogos da Série B foram favoráveis ao Fortaleza, que aumentou a diferença para o segundo colocado, que agora é de 5 pontos.
A novidade é o retorno do Avaí ao G4 após uma vitória sofrida frente ao time do Sampaio Correa, de virada por 3x1, com todos os gols conquistados no segundo tempo. A equipe maranhense cada vez está mais perto da degola.
Com isso assumiu a quarta posição, com um ponto a mais do que o do quinto, o Guarani que derrotou o CSA por 1x0, e entrou na luta pelo acesso. Esse jogo foi muito bom de ser assistido.
Na última sexta-feira o tricolor do Pici após quatro jogos sem vitória, derrotou o Vila Nova por 2x0, e ficou bem próximo do acesso.
A luta pelo acesso continua tendo a participação de sete clubes, o que torna essa competição com um futebol muito competitivo, e com bons jogos.
NOTA 5- O FANTASMA FECHOU O ANO COM O TÍTULO DA SÉRIE C
* O Operário Ferroviário de Ponta Grossa após empatar o primeiro jogo da final da Série C, derrotou o Cuiabá por 1x0, e conquistou a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.
Nada mais justo pela campanha brilhante do time paranaense.
O gol da vitória do Fantasma foi marcado aos 10 minutos do segundo tempo.
Um exemplo de um clube que chegou ao fundo do poço, e com uma boa gestão em três anos saltou da Série D, onde foi campeão, para a Serie B Nacional.
Com uma pequena receita, mas com uma boa gestão o time de Ponta Grossa mostrou que uma boa estrutura, com bons gestores um clube pode evoluir, seja ele da capital, como do interior.