blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- REFAZENDO A HISTÓRIA 

* O blog do Paulinho em uma postagem no dia de ontem sobre uma entrevista que inclusive já citamos, do presidente da Federação de Futebol de Pernambuco, em que esse afirmava ser o responsável pela criação da Série D, através de uma solicitação a José Maria Marin, à pedido de Antônio Luiz Neto presidente do Santa Cruz.

Vamos e venhamos, a história é bem outra.

Essa Divisão Nacional foi implantada em 2009, ano em que o Santa Cruz foi rebaixado, e quem presidia o Circo era Ricardo Teixeira. O atual presidente da FPF assumiu o cargo em agosto de 2011 após a morte do titular do cargo.

Certamente não poderia ter sido o criador de algo que já existia por três anos, inclusive em 2011 o tricolor de Pernambuco deu o adeus à essa competição acessando para a Série C.

A verdade é bem outra com relação a implantação de mais uma Série no Campeonato Nacional.

Na época em que essa foi criada, éramos vice-presidente de futebol da entidade local, e numa conversa com o presidente já falecido, mostramos um projeto para a formatação da Série D.

De imediato esse ligou para Francisco Novellleto, presidente da Federação Gaúcha, que tinha proximidade com o cartola do Circo, e de imediato a causa foi abraçada e tratada com as outras entidades.

Teixeira concordou e a Divisão começou a funcionar no ano de 2009, com 40 clubes.

Essa é a verdade bem verdadeira sobre o assunto.

Houve um lapso de memória do cartola pernambucano.

NOTA 2- A RODADA DO PALMEIRAS E DOS CARIOCAS

* A 26ª rodada do Brasileirinho que foi encerrada na última segunda-feira, foi benéfica para o Palmeiras e para os times cariocas, que venceram as suas quatro partidas.

Entre os cinco que ainda sonham com o título, os dois que estavam na liderança empataram, enquanto Palmeiras, Flamengo e Grêmio venceram, dando ensejo ao maior equilíbrio na história dos pontos corridos.

Por conta dos resultados o alviverde de São Paulo, assumiu a vice-liderança com um ponto de diferença para o líder (São Paulo).

Quanto aos times cariocas a rodada foi um presente dos Deuses do Futebol, desde que o Botafogo deu uma boa escapada da foice da Caetana, e o Vasco saiu da zona de degola, o Flamengo ficou mais próximo do líder, enquanto o Fluminense subiu para a 9ª colocação, bem distante da ZR.

Por outro lado essa foi de uma maldade pura para o Sport, que foi derrotado e perdeu de vista os times que estavam à sua frente.

Houve um equilíbrio nos resultados, com 5 vitórias dos mandantes, 3 dos visitantes e dois empates. A média de público caiu, embora tenha ficado acima dos 20 mil pagantes (20.577). Em compensação o número de gols foi excelente, com 32 redes furadas e uma média de 3,20 por jogo.

No geral em 259 jogos que foram realizados, os mandantes tiveram 139 vitórias (53,67%), os visitantes tiveram 45 vitórias (17,37%) e com 75 empates (28,96%).

A média de público teve uma queda, mas permaneceu acima de 18 mil (18.304), que é uma manutenção histórica.

NOTA 3- DANDO ESPERANÇA AOS DESESPERANÇADOS 

* A diretoria do Sport esperou o time chegar ao fundo do poço para tomar uma providência. Quando o fez a situação já estava resolvida, com o time abraçado a foice da Caetana.

Contratar um técnico de fora do meio, com um currículo de não se firmar em nenhum clube, com um ano sem trabalhar no setor, é algo que já começa errado e tem tudo para terminar errado.

Quanto a diretoria, não vale a pena comentar, desde que trata-se de uma situação complicada e que poucos iriam se aventurar.

Pelo menos os jogadores terão o violão de Aluísio Maluf, que é bom nas cordas, e com composições de boa qualidade. Os novos cartolas não devem dar esperanças aos desesperançados torcedores rubro-negros.

Os números do Sport são fracos, com 14 derrotas, 6 vitórias e um saldo negativo de -18 gols.

O caminho que irá percorrer é tortuoso com jogos quase impossíveis de serem ganhos, para somar os 21 pontos necessários para fugir da Caetana.

Na sua  frente da tabela estão pelo menos cinco clubes com uma melhor situação, ou seja, o Leão terá que ganhar seus jogos e rezar para que os rivais percam os seus. Não depende de si, mas necessita da queda dos outros.

São muitas combinações para um elenco que perdeu o sabor de uma vitória.

Milton Mendes certamente não tem o poder de tirar leite de pedra, e não é um santo milagroso para tirar o Sport das mãos da Caetana.

O time tem 93,5% de chances para ser rebaixado, com apenas 6,5% para a sobrevivência. Certamente não irá resistir às forças malignas que o cercam.

Pelo menos iremos ter um treinador manequim, de paletó e gravata, e sem boné na cabeça. 

NOTA 4- UM PRÊMIO PARA O NOVO FUTEBOL 

* Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são, e irão continuar sendo por muitos anos as maiores referencias do futebol mundial, e com altas chances de conquistar mais algumas vezes o prêmio de melhor do mundo da FIFA. Faz parte do sistema.

Na vida existem ciclos, e um desses foi aproveitado por Luka Modric que silenciosamente assumiu o protagonismo na temporada.

Na realidade a Copa do Mundo foi que ditou as regras apresentando o novo futebol, com a França e Croácia ultrapassando seleções mais tradicionais e disputaram a decisão. 

Modric é um meia moderno daqueles que o futebol tanto necessita.

Uma boa analise sobre o assunto foi realizada pelo jornalista Raphael Ramos, do jornal Estado de São Paulo.

Para esse:¨o meia simboliza o que há de melhor no futebol moderno. Tem habilidade e ótima visão de jogo, mas também sabe marcar. É o típico jogador decisivo tanto no ataque, mas também importante na defesa¨.

Na verdade os atletas como Luka Modric são disputados por todos os treinadores, desde que atuam numa extensa faixa de campo de ¨área a área¨.

Os que votaram no jogador do Real Madrid o fizeram pelo futebol moderno, coletivo que foi mostrado na Rússia.

NOTA 5- A SUPERLIGA DO URUGUAI

* Enquanto o futebol brasileiro continua na idade da Pedra Lascada, os seus vizinhos do Continente Sul-Americano estão ingressando na era da modernidade, construindo Ligas que irão comandar o futebol desses países inovadores.

O Uruguai está preparando a sua Superliga, seguindo o exemplo da Argentina.

Junto com ela vem algo que lutamos por um bom tempo, que é a obrigatoriedade de um sistema de licenciamentos, que incluirá os limites dos gastos com a folha salarial em 70% das receitas, como acontece no futebol europeu através das normas da UEFA.

O Brasil que é um mercado forte do futebol mundial irá continuar sem uma Liga Profissional.

Não existe a balela de que a FIFA não aprova Ligas, desde que as que estão em vigência foram aprovadas, inclusive as duas citadas.

Ou mudamos ou morremos.

NOTA 6- UMA PÁGINA DEDICADA AOS ESPORTES

* O Brasil não tem um única revista dedicada aos esportes.

As que tinham desapareceram.

Os jornais esportivos foram tragados pela internet.

Na Europa, as mídias esportivas proliferam com revistas e jornais tradicionais que estão nas ruas por um longo tempo.

Em Lisboa, encontramos nas bancas os jornais: ¨A Bola¨, ¨O Jogo¨ e o ¨Record¨, contemplando várias paginas com assuntos sobre todos os esportes e em especial do futebol.

Na Argentina o Jornal Olé tem décadas de existência.

Esse artigo foi pensado quando abrimos na manhã de ontem os dois maiores jornais de São Paulo, o Estadão e a Folha de São Paulo, e ao procurarmos as páginas esportivas só encontramos uma em cada um, e ambas ocupadas pelo prêmio de Luka Modric.

Algo que nos espantou, mostrando o quanto o jornalismo esportivo está sendo tragado pelas mídias sociais.

Na verdade esse setor como os demais, necessita de bons colunistas para debaterem as noticias que já foram publicadas na internet.

A sobrevivência das mídias impressas está nas mãos das colunas, o que acontece em todo o mundo.

Comentários   

0 #2 RE: NOTAS AVULSASANTONIO CORREIA 26-09-2018 15:46
JJ: Um artigo perfeito que mostrou a realidade do Sport. O título encaixou muito bem. Milton Mendes é a esperança para os desesperançados,. As estatísticas já mostram o Sport como rebaixado. A sua queda oficial será na 29ª rodada.
Citar
0 #1 RE: NOTAS AVULSASRUBRO-NEGRO 26-09-2018 11:16
JJ: NOTA 3- Excelente esse artigo e mais ainda o seu título. Não vou comentar e sim assina-lo, desde que esse mostrou o futuro do Sport. Vou coloca-lo em minha rede social para que possa ser divulgado para um maior número de pessoas.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar