O mundo atual está moldando como consumimos e acompanhamos o esporte. E nesse atual momento o mercado brasileiro está sendo literalmente invadido pelos times europeus.
Esse processo, que não é novo, se intensificou muito nos últimos anos com o gigantesco volume de jogos transmitidos da UEFA Champions League e todas as ligas domésticas europeias. Muitas partidas em mais de uma emissora.
Sem falar na força dos ídolos, todos em times gigantes da Europa.
Outro aspecto é a força dos games na geração que já ficou conhecida como Playstation. Esses garotos e jovens de 8 a 24 anos são a prova de que hoje os times europeus têm cada vez mais torcida no Brasil.
A geração do videogame e redes sociais só pensa nos times europeus e vivencia suas marcas em diferentes plataformas. Esse novo cenário mostra que a cada dia estamos mais parecidos com a Malásia, Tailândia, Cingapura, Indonésia e não mais como Brasil.
Esses mercados são muito explorados pelos times, pois tem uma liga fraca. Infelizmente o Brasil começa a mostrar não ser tão diferente.
Parece inacreditável, mas esse processo de deterioração do futebol brasileiro já mostra sua pior face.
Infelizmente o nosso futebol assiste em silêncio todo esse processo sem nada fazer.
As gerações nascidas nas décadas de 60, 70 e 80 estão incrédulos assistindo seus filhos e netos torcerem para Barcelona, Real Madrid, Manchester United e PSG e não mais para Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras ou Cruzeiro.
Os clubes brasileiros precisam olhar urgentemente para seu torcedor local e oferecer exatamente aquilo de bom que os times europeus não conseguem, experiências ao vivo memoráveis. São ações que produzam emoções que o coração dessa geração de jovens nunca sentiu.
Em âmbito global os times precisam buscar novos mercados, e há muitas oportunidades em escala global, mas não para todos.
O futuro do futebol brasileiro depende dessa reação.
É reagir ou ficar para trás!
* Amir Somoggi é fundador da Sports Value que tem um bom motivo de ajudar o futebol brasileiro a enxergar novos caminhos. Trata-se de um dos maiores especialistas do país em gestão esportiva.
Comentários
0#3RE: FUTEBOL BRASILEIRO PRECISA REAGIR —
CARLOS EDUARDO26-09-2018 12:09
JJ: O artigo de Somoggi é bem esclarecedor e mostra o que acontece nesse atrasado futebol brasileiro. Não existe nenhuma movimentação para modificar as suas estruturas. Enquanto isso, e como o autor referenciou estamos entrando no grupo asiático citado por esse.
0#2RE: FUTEBOL BRASILEIRO PRECISA REAGIR —
RUBRO-NEGRO26-09-2018 11:11
JJ: Só quem não enxerga o que acontece no futebol brasileiro é a cartolagem. Um exemplo disso é o da continuidade do presidente da Federação por mais um mandato. Quando deixa-lo os nossos clubes estarão sem divisão.
0#1RE: FUTEBOL BRASILEIRO PRECISA REAGIR —
CELIO LEITE26-09-2018 11:08
JJ: Você escolhe bem os artigos de terceiros para posta-los no blog. Esse de Somoggi está perfeito, e para comprova-lo basta dar uma volta nos shoppings para ver as camisas dos times europeus.
Comentários
Assine o RSS dos comentários