* O técnico Milton Mendes do Sport já vendeu as suas esperanças para os torcedores rubro-negros desesperançados, e certamente os que acreditaram na sua conversa irão cobrar no fim do jogo que será realizado na tarde de hoje.
Atlético e Sport estão em busca da reabilitação no Brasileirinho, mas com situações bem diferentes, sendo que a da equipe rubro-negra é muito pior.
O time pernambucano é vice-lanterna da competição, com 24 pontos, 6 vitórias, 6 empates e 14 derrotas, um aproveitamento de 32%, com cinco a menos do que o Vasco 16º colocado. Com essa diferença não tem chances de deixar a zona da degola. Não vence há quatro rodadas, com três derrotas e um empate.
O Galo, por sua vez, tem uma sequência de dois jogos sem vitória, com um empate e uma derrota. O alvinegro está na 6ª colocação, com 42 pontos, 18 a mais do que o rival de hoje, com 12 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, um aproveitamento de 54%.
O time mineiro é o favorito absoluto para uma vitória, desde que as forças são desiguais, e deverá lutar para furar a retranca do Leão, que tem apenas 7% de chances para o sucesso, fato esse que só poderá acontecer através de um milagre dos Deuses do Futebol.
NOTA 2- O STJD JULGA 58 CLUBES POR CALOTE EM MULTAS
* O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) intimou na última sexta-feira os primeiros clubes denunciados pela procuradoria por calote no pagamento de multas aplicadas por esse órgão nesse ano.
Entre eles, há seis clubes da Série A Nacional. São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Vitória, Ceará e Santos. O julgamento está marcado para a próxima quarta-feira.
O Estadão no domingo anterior mostrou que desde o inicio de janeiro até o dia 12 de setembro o STJD havia aplicado R$ 1.324 milhão em multas contra jogadores, dirigentes, treinadores e clubes do futebol brasileiro com pena por infrações disciplinares. No entanto, apenas R$ 373,7 mil foram pagas, menos de 30% do total.
Tal fato é muito estranho e mostra de forma clara como é conduzida a Justiça Esportiva Brasileira, desde que a legislação dá um prazo limite para os pagamentos das multas, e caso não sejam cumpridas, os clubes terão novas multas e até o afastamento das competiçoes.
Por conta das informações publicadas pelo jornal, a procuradoria do Tribunal acordou, na última quarta-feira fez um mutirão, e encontrou 103 denuncias contra 68 clubes de todas as divisões, sendo que para o primeiro julgamento foram selecionadas 58.
Três clubes de Pernambuco serão julgados: Belo Jardim, Náutico e Santa Cruz.
Esse é o futebol brasileiro, onde os clubes dão calote até na Justiça Desportiva.
NOTA 3- EM SEIS ANOS O FLAMENGO CONTRATOU 14 TÉCNICOS E AMARGOU 16 ELIMINAÇÕES
* A gestão de Eduardo Bandeira nos quase seis anos foi excelente no tocante ao setores administrativo e financeiro, mas pecou no futebol com poucas conquistas importantes.
Um recorde foi batido com relação a dança das cadeiras, e já no final do Brasileirinho aconteceu a contratação de mais um técnico, Dorival Junior, que é a 14ª desse período. O interessante é que o primeiro técnico a dançar foi o novo contratado.
Entre os treze anteriores, três desses não dançaram, Mano Menezes e Renaldo Rueda, pediram para sair, e Muricy Ramalho por motivo de saúde. De seis em seis meses uma mudança e o time não pagava as promessas de campanha de títulos feitas pelo atual mandatário.
Por sua vez, o mandato do presidente que se encerra no final do ano, terá no seu currículo 16 eliminações e apenas três títulos que foram conquistados, o da Copa do Brasil, e os estaduais de 2014 e 2017.
A derrota contra o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil refletiu mais ainda na soma dos percalços.
No Brasil o torcedor quer troféus, mesmo com o seu time quebrado, e Eduardo Bandeira que foi um excelente gestor na parte interna do clube, reduzindo as dividas, levando-o a uma situação financeira estável, com a melhor receita do pais, quando deveria entrar na história rubro-negra como um dos seus maiores presidentes, poderá ser esquecido por conta do futebol.
Na verdade o clube está bem preparado para grandes conquistas e quem vai usufruir será o seu sucessor.
O último tiro é o Brasileirinho.
NOTA 4- O STREAMING E A TV FECHADA
* A onda do streaming chegou bem forte ao Brasil, e como aconteceu em varias partes do mundo abalou a TV fechada.
Conforme o jornalista Flávio Ricco, do portal UOL, só em nosso país essa perdeu em 12 meses mais de 1 milhão de assinantes. Obvio que esse abandono ficou também por conta da situação financeira do Brasil, desde que streaming tem um menor custo.
Um fato curioso com relação a tal fuga, esta relacionado a TV aberta que para muitos estava no fim por conta da fechada, e aconteceu o inverso.
Os índices de audiência dão um bom retrato da realidade. Enquanto a share de TV paga de janeiro a agosto passado, no Painel Nacional de Audiência caiu de 21,1% para 18,1%, a TV aberta subiu três percentuais, pulando de 78,9% para 81,9%.
Os canais do Esporte Interativo, depois de cumprido o aviso prévio, deixaram de existir na última terça-feira, provocando um abalo.
Na realidade mesmo com o streaming penetrando nos espaços da TV fechada, a sua melhora passa pela evolução da economia brasileira, que poderá criar espaços para novas assinaturas.
São coisas da economia.
NOTA 5- GOL DE CALCANHAR SALVA UM JOGO MEDIOCRE
* A 27ª rodada foi aberta com um dos piores jogos entre os 260 que tinham sido disputados.
Uma mediocridade total em especial no primeiro tempo, quando os times não deram o menor trabalho aos goleiros.
O Grêmio visitou o Fluminense no Engenhão, e entrou no gramado com um time reserva, e que recebeu um novo nome, de alternativo.
O segundo tempo houve uma pequena melhora com o time carioca criando algumas chances, e o gaúcho com apenas uma. Aos 49 minutos, o atacante Everton, do time gaúcho salvou a mediocridade que tinha tomado conta do gramado, ao marcar um antológico gol de calcanhar.
Um castigo para o tricolor, desde que pelo que foi apresentado na partida não deveria haver um vencedor.
Com essa vitória o Grêmio pulou de forma provisória para a 3ª colocação, com 50 pontos.
Foi o primeiro do grupo dos cinco a obter uma vitória nessa rodada, e a continuar com chances na conquista do titulo.
Nos jogos noturnos os resultados foram de 0x0.
O América-MG recebeu o Corinthians com alguns reservas e não saiu do branco.
Um primeiro tempo do alvinegro, com nove chutes ao gol adversário contra três desse. Na segunda etapa o jogo ficou sonolento, fraco, sem nada a ser destacado, a não ser as vaias dos torcedores do Coelho quando do apito final.
Em Salvador o Flamengo continuou o mesmo, no seu encontro contra o Bahia.
Obvio que não poderia ter influencia de Dorival Junior que fez a sua estreia, mas o time rubro-negro apresentou os mesmos defeitos, e deve ter ficado feliz com o empate, desde que a equipe baiana teve várias chances de gol na primeira etapa.
No segundo período o Flamengo veio um pouco melhor, e aos seis minutos, Vitinho teve uma boa chance de marcar. A partida ficou equilibrada, mas insossa, com poucos chutes para os goleiros.
Com esse resultado a equipe da Gávea caiu para a quinta colocação, com 49 pontos, e poderá ficar mais distante do pelotão de cima.
Em três jogos, apenas 1 gol, o que mostra o real futebol brasileiro, quando o 1x0 transformou-se em goleada.