blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

No Brasil a sua Constituição garante a liberdade de expressão, que na realidade é algo belo, profundo, para aqueles livres das amarras, que podem expandir todos os seus pensamentos de forma aberta, obviamente dentro do respeito ético necessário.

O nosso blog usa a ¨Liberdade de Expressão¨, e a utiliza de forma correta, desde que nem publicidade aceitamos para não perdermos esse direito, e por isso optamos por um provedor internacional.

Lemos e ouvimos diversos editoriais de jornais, revistas e sobretudo das televisões na defesa desse direito. Algo bonito nas palavras, mas hipócrita nos procedimentos.

Há algum tempo lemos um artigo do jornalista Leonardo Sakamoto, publicado no portal UOL, que caracterizou muito bem o tema, quando afirmou que a ¨Liberdade de Expressão¨ é como um restaurante que coloca a comida em uma mesa, e você come o que lhe convém. Nada melhor para retratar uma verdade.

Em qualquer profissão a ¨Liberdade de Expressão¨ tão decantada é tolhida. Existe a ¨Liberdade do Patrão¨, e essa tem que ser exercida, pois é a que convém ao sistema.

No jornalismo isso reflete com maior gravidade. A sua opinião passa por seu editor, e desse para o maioral da empresa, e se a matéria for de encontro aos patrocinadores, aos amigos dos donos, ou do governo que detém o poder, essa certamente será suprimida.

Qual o jornalista que discorda da linha editorial de sua empresa? Os que o fizeram foram demitidos.

Na área desportiva os poderosos mandam. Se alguém ousar criticar um cartola, esse procura de imediato o dono do veiculo, pedindo a cabeça daquele que ousou fazê-lo. Os Torquemadas sempre estão prontos para degola-los.

Em nossa vida esportiva tomamos conhecimento de vários fatos de demissões por não atender a linha editorial dos patrões. Sabe quantas vezes uma matéria contra um poderoso anunciante da empresa, amigo do patrão, irá ser publicada? Nenhuma. Perda de tempo e desgaste.

Quantos jornalistas que conhecemos já foram chamados por seus chefes, para que moderassem as críticas a um desses poderosos de plantão?

Quantos telefonemas são dados para editores solicitando a demissão de um jornalista, que ousou criticar um de nossos cartolas?

O Nordeste é a região em que a ¨Liberdade de Expressão¨ é menor do que a ¨Liberdade do Patrão¨, e isso vem de suas raízes culturais, da Casa Grande e da Senzala, do sistema ¨Você sabe com quem está falando?¨.

Um dos problemas de nosso futebol é a ausência de um jornalismo investigativo, que é barrado nas mídias pelo teor de suas matérias, e fica restrito às sociais, e isso tem influenciado na sua decadência, desde que existe um ambiente de rosas perfumadas, quando o cheiro na realidade é de esgoto. Hoje as noticias são filtradas.

¨Liberdade de Expressão¨ são duas palavras lindas, mas que em nosso país foram substituídas pela ¨Liberdade do Patrão¨.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar