blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Não existe nada mais perigoso para qualquer atividade do que a perda da credibilidade, e esse fato está acontecendo no futebol brasileiro, que é bem retratado nos movimentos dos torcedores nos estádios, assim como dos técnicos e atletas que participam dos jogos.

Obvio que o sistema que dirige esse esporte no Brasil perdeu há um bom tempo o seu crédito por conta do trio de ouro que o dirigiu por mais de trinta anos. Um preso e outros dois afastados por corrupção. Isso reflete nos demais segmentos, e o que mais sofre é o da arbitragem.

Ao assistirmos ontem, o jogo entre São Paulo e Flamengo, o que mais nos chamou a atenção foi a falta de confiança de todos envolvidos com relação à arbitragem, que está sendo vítima de um julgamento antecipado. Reflexo do que representa hoje o futebol brasileiro.

O árbitro quando adentra no gramado tem milhares de olhos tanto nos estádios, como nas poltronas como vigias dos seus erros. A cada lance os gritos das arquibancadas de ¨ladrão, ladrão¨, além de um cântico tradicional altamente pornográfico.

Os treinadores querem pênaltis em todas as jogadas, e os atletas aumentam as reclamações por qualquer lance marcado. Uma intimidação geral.

As ruas de hoje não mais discutem o futebol, e sim a escala dos árbitros. Se fulano ou beltrano, são ligados a¨A ou B¨, e que os resultados já começam garantidos antes do inicio do jogo. Ouvimos muito sobre isso durante a semana. Algo totalmente fora de propósito.

A histeria é coletiva por conta dos erros que aconteceram na última rodada, criando um ambiente nefasto no meio futebolístico, com desconfianças, sendo levadas aos jogadores, que dentro de campo estão passando tais sentimentos.

Há muito não víamos tanta violência em jogos de futebol. Os times não são rivais, e sim inimigos a serem batidos, e o arbitro sendo cobrado pelos participantes em tudo que é marcado. As torcidas contribuem para isso. Um jogo de futebol no Brasil termina em confusão, com a aparência de uma luta contra o Estado Islâmico, não uma partida de futebol.

A perda de credibilidade está levando a algo mais perigoso, o ódio, que já está interferindo no sistema, e as brigas das organizadas é o retorno desse processo nefasto.

O torcedor tem que chegar ao estádio para apoiar o seu time, e não procurar chifre em cabeça de cavalo como vem acontecendo com a arbitragem, que começa a pagar um preço por conta de uma entidade que não tem o menor respeito e credibilidade.

Ou mudamos de forma radical o atual sistema, inclusive defenestrando a cartolagem dos seus postos o esporte corre o risco de uma total destruição.

Lamentável.

Comentários   

0 #2 RE: UM FUTEBOL SEM CREDIBILIDADECARLOS EDUARDO 05-11-2018 15:51
JJ: O artigo acertou em cheio. Como o torcedor pode acreditar em um esporte quando o seu comando nos últimos 30 anos esteve em mãos sujas. O resultado está exposto nessa postagem.
Citar
0 #1 RE: UM FUTEBOL SEM CREDIBILIDADERUBRO-NEGRO 05-11-2018 13:36
JJ: Um artigo perfeito para o tema que é relevante e pouco discutido. A perda de credibilidade afeta o futebol nacional, desde que as duvidas ficam pairando no ar, e as maiores vitimas são os árbitros, desde que são os mais visados.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar