Após 11 rodadas de presença do Sport na zona da Caetana, enfim o Day After foi bem diferente para o futebol de Pernambuco, e para o torcedor rubro-negro.
Ao observarmos a tabela de classificação do Brasileirinho vimos que o Leão da Ilha tinha fugido da Caetana, e estava fora do grupo dos rebaixados. Um passo importante para se livrar do caminho da Série B.
Obvio que ainda não superou totalmente o perigo, desde que a turma que luta contra a ZR está com pequenas diferenças nas pontuações. Uma vitória e uma derrota tudo é modificado.
O salto do Sport com os três pontos conquistados se deu nos cálculos das probabilidades, que desceu para os 32,2% de chances de ser degolado, e se comparado com os 88,8% que chegou a ser atingindo em vários momentos é um avanço gigantesco.
Se comparado com os percentuais dos três clubes que estão nos braços da Caetana, é sem duvida algo que aumenta as esperanças da continuidade do time rubro-negro na maior divisão principal.
O Paraná já foi degolado, e pelos nossos cálculos o Vitória está com 73,2% de chances para a queda, seguido pelo América-MG com 72,0% e Chapecoense com 65,2%. Mais distantes estão o Botafogo (18,2%), Vasco da Gama (14,7%), Ceará (12,55) e, Corinthians com 8%.
O ponto de corte tem sofrido varias modificações rodada a rodada, atualmente está em 43 pontos, que representa 34,0% de chances de rebaixamento, por conta de uma decisão por critérios técnicos. A segurança está em 44 pontos, com 91% de garantia.
O Sport não está à salvo, mas o caminho depois de 11 rodadas foi aberto, e conta com mais seis jogos para finalmente fugir da zona do inferno comandada pela Caetana.
O time da Ilha do Retiro tem mais dois confrontos diretos (Vitória e Chapecoense), e uma vitória nesses jogos representam seis pontos.
Um detalhe que aplicamos nos cálculos realizados para o encontro dos percentuais de probabilidades, está situado no peso dos pontos dos adversários dos times que lutam contra a zona perigosa, que refletem as suas colocações.
O Vasco carregará o fardo mais pesado com 293 pontos, seguido pelo Vitória (286), América-MG (274), SPORT (271), Botafogo (265), Chapecoense (263) e o Ceará com o fardo mais leve de 240 pontos.
Quanto mais pesado é a certeza de que estarão enfrentando os times do TOP 10.
Todos os clubes terão três jogos em casa e três fora, com chances iguais.
Na realidade só iremos ter a definição dos três degolados na última rodada, posto que a atração do Brasileirinho está na parte inferior da tabela, desde que a de cima está consolidada.
JJ: Uma analise de quem tem uma visão correta do que está acontecendo na Série A na parte mais baixa da tabela. Como você bem frisou, uma derrota e uma vitória muda tudo.
0#2RE: O DAY AFTER —
ANTONIOO CORREIA07-11-2018 10:37
JJ: Um artigo esclarecedor. O Brasileiro na parte de cima está bem encaminhado, e a atração será a luta contra a degola. Isso mostra a realidade do nosso futebol com oito clubes se enfrentando para não cair.
JJ: Uma análise simples e bem informativa. A luta está em aberto como você referenciou, uma vitória e uma derrota muda tudo. O interessante desse artigo está relacionado a soma das pontuações dos adversários.
Comentários
Assine o RSS dos comentários