A vitória da Chapecoense em pleno Pacaembu contra o Santos por 1x0, na última segunda-feira, deixou ainda mais embolada a disputa contra o rebaixamento na Série A.
O time catarinense segue no Z4, agora na 17ª colocação e com 37 pontos, mesma pontuação do Sport, primeiro time fora da zona da Caetana.
Enquanto isso, na parte de cima da tabela tudo ocorreu dentro da previsibilidade quando nessa 33ª rodada todos ajudaram o Palmeiras que está muito perto do título.
Nessa aconteceu o domínio dos empates com 5 jogos, 3 vitórias dos mandantes e duas dos visitantes. O público total foi de 203.002, com uma média e 20.300 pagantes por jogo. No geral, em 330 jogos realizados, os mandantes venceram 173 vezes, os visitantes, 60 e 97 empates.
Uma competição de abarrancados.
O publico presente nesses jogos mesmo faltando cinco rodadas para o término da competição já está acima do total de 2017, quando esse somou 6.020.076 torcedores nos estádios, média por jogo de 15.968, para 6.102.050, e uma média de 18.491 do atual.
Um fato bem interessante, desde que a competição não tem a menor qualidade, mas o publico de seis clubes garantiram mais de 50% do total. O fator Arena ficou bem claro.
0 placar de 1x0 aconteceu por 55 vezes, o 1x1 (45), 0x0 (35 vezes). Uma pobreza em gols. A herança da 33ª rodada foi maldita para o Corinthians que ficou com uma distância de 3 pontos para o primeiro da zona da degola, e para o Vasco que está com uma diferença de 1.
Dependendo dos resultados dos outros jogos esses poderão chegar aos braços da Caetana no final da 34ª rodada.
Na luta contra o rebaixamento a rodada que começa hoje será repleta de jogos valendo seis pontos.
O time catarinense enfrenta o Botafogo na quinta-feira em sua Arena Condá com a necessidade de vitória, enquanto o alvinegro, com 41 pontos, pode se afastar de forma definitiva do fogo do inferno.
O Sport, o primeiro time de fora do Z4, também fará um jogo de seis pontos, contra o Vitória, 18º colocado com 35 pontos. A partida será realizada hoje na Ilha do Retiro.
Por sua vez o América-MG que está com as chuteiras na Série B de 2019, com 34 pontos irá tentar o milagre de derrotar o Internacional no Beira-Rio, em um jogo que será realizado amanhã.
Já o Vasco outro ameaçado de morte recebe nessa quarta o time que vem jogando o melhor futebol do Brasileirinho, o Atlético-PR, em um jogo de grandes dificuldades.
O Ceará com 38 pontos, já teve uma folga, e hoje não está em boa situação, enfrenta o Bahia também nessa quarta na Fonte Nova, enquanto o Corinthians, com 40 pontos, irá enfrentar o Cruzeiro como visitante.
Dependendo dos resultados um ou os dois poderão ingressar na zona da degola.
A 34ª rodada poderá ser um tsunami para o futebol brasileiro.