A corrupção generalizou-se em nosso país. Não aguentamos mais lermos ou ouvirmos as notícias sobre o Brasil, e entre dez, oito estão relacionadas a essa palavra, e as duas que restam estão ligadas a violência.
As pessoas que praticam atos de corrupção tem características de personalidade em comum, e são descritas nos livros de psiquiatria, psicologia e sociologia. As notícias da politica nacional no momento que vivemos estão estampadas nas páginas policiais.
Nunca na história desse país existiu uma bonança tão profunda de corruptos e corruptores. O ápice está na prisão de um ex-presidente da República.
O futebol brasileiro não poderia ficar ao largo do problema, e diariamente duvidas são levantadas sobre a sua credibilidade. Não foi por acaso que os últimos três presidentes do Circo, foram defenestrados dos seus cargos sob suspeitas de corrupção. Um deles está vivendo em uma cadeia norte-americana.
Nos lembramos de um artigo de Leonardo Boff, que tratava do tema corrupção que foi publicado há muitos anos, e que encarna a realidade atual de nosso mundo.
¨Mas por curiosidade, perguntava Santo Agostinho: Quando começou a corrupção? Ele mesmo responde ¨desde que conhecemos o ser humano; desde as origens. Mas ele mesmos não confere importância a essa questão. O importante é sabermos que, aqui e agora, somos seres corruptos, corruptíveis e corruptores, e crermos em alguém que nos possa libertar.
Mas onde se manifesta mais visivelmente esse estado de corrupção? Quem nos responde é o famoso pensador Lord Actor (1943-1902): ¨é nos portadores do poder¨. Enfaticamente afirma ¨ Meu dogma é a geral realidade dos homens do poder; são os que mais se corrompem¨. E faz uma afirmação sempre muito repetida em nosso meio: ¨o poder tem a tendência de ser corrupto, e o absoluto poder corrompe absolutamente.
Porque exatamente o poder: Porque é um dos arquétipos mais poderosos e tentadores da psique humana; dá-nos o sentimento de onipotência e de sermos um pequeno ¨deus¨.
Por isso Hobbes no seu Leviatã (1651), nos confirma: Assina-lo como tendência geral de todos os homens, um perpétuo e irrequieto desejo de poder e mais poder, que cessa apenas com a morte. A razão disso reside no fato de que não se pode entender o poder senão buscando ainda mais poder.
Não achamos cura para essa ferida. Só podemos diminuir a sangria. Creio que vale o método bíblico: desmascarar o corrupto, e a pura e simples expulsão do paraíso, quer dizer, tirar o corrupto e o corruptor da sociedade e remetê-los à prisão¨.
Nada melhor para retratar a realidade brasileira e a atuação da Lava Jato que ainda não chegou ao futebol, mas, cedo ou mais tarde isso irá acontecer.
O mal não tem cura, mas as pessoas sérias de nossa sociedade poderão ajudar nessa luta insana, para que pelo menos parte dos corruptos sejam alijados do meio.
O momento atual se apresenta propício para essa luta.
Comentários
0#4RE: A CORRUPÇÃO É UMA DOENÇA SEM CURA —
PÉDRO CORDEIRO26-11-2018 19:28
JJ: Belo artigo. Vou dar uma solução para o amigo: Chame o Doutor Moro.
0#3RE: A CORRUPÇÃO É UMA DOENÇA SEM CURA —
C ARLOS EDUARDO26-11-2018 16:54
JJ: Concordo com os demais comentários. O blog trata sobre esportes mas o seu conteúdo é global. O seu conhecimento é vasto e pode discutir vários temas com propriedade. Parabéns pelo artigo.
0#1RE: A CORRUPÇÃO É UMA DOENÇA SEM CURA —
CELIO LEITE26-11-2018 16:47
JJ: O artigo enquadra muito bem o futebol brasileiro dos últimos anos, tornando necessário uma limpeza geral. Como se pode confiar numa entidade que tevês três presidentes sob suspeitas de corrupção, e um deles preso? Uma pergunta que fica sempre sem resposta.
Comentários
Assine o RSS dos comentários