blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Toda sociedade tem a sua elite, que deveria ser a sua representação moral e intelectual. De vez em quando ouvimos essa palavra em nossos clubes de futebol, que na verdade nos incomoda, desde que soa como uma separação, que não deveria existir, já que é um esporte democrático, onde todos nutrem um mesmo sentimento, que é a paixão por uma entidade.

No dicionário da língua portuguesa, a palavra elite corresponde a um pequeno grupo dominante, dentro de uma maior sociedade.

Vamos e venhamos a nossa elite está por baixo, e ficamos convictos de tal coisa ao analisarmos os fatos que aconteceram nos últimos anos, que deixaram na cadeia um ex-presidente da República por corrupção e lavagem de dinheiro. Era um símbolo adorado pela elite.

Por outro lado, uma parte dessa elite é aquela que está representada no Congresso Nacional, com uma boa parcela muito envolvida em escândalos que deram origem a Lava Jato. A cadeia ficou pequena.

Temos uma elite que remete dinheiro para o exterior, como lavagem de ganhos ilegais, por conta do recebimento de diversas propinas e comissões, e outras atividades que não são declaradas.

E a elite que conseguiu destruir o estado do Rio de Janeiro que levou dois ex-governadores ao presidio de Benfica? Destroçaram o estado e enriqueceram com a corrupção.

A elite do futebol apodreceu e tem os seus maiores exemplares nas suas estantes: Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, o nosso Trio de Ouro da ¨bola¨.

Nesse esporte ainda tem uma grupo social que realiza negociações nebulosas na aquisição e vendas de jogadores.

Obviamente que existe ainda em nossa sociedade uma parte séria, digna, que vive nos padrões da dignidade, e que fica acuada no confronto com a sua banda podre.

Na verdade são muitos, mas estão sujeitos as péssimas influencias dessa parte corrompida, que contaminou a nação com o seu vírus, e tornando-se parte obrigatória de nossas entranhas.

Não nos emocionamos em momento algum quando são formuladas referencias às famosas elites, como se os seus membros fossem seres superiores, quando na verdade muitos estão comprometidos com as mazelas que afligiram e ainda afligem o Brasil.

A boa elite é fundamental  e de suma importância para mudarmos todos os setores da sociedade, com um novo pensamento que possa enfim transformar o país.

Elite não é a riqueza e sim o comprometimento com a verdade.

No futebol, gostamos mais das arquibancadas do que dos camarotes.

Comentários   

0 #1 RE: UM ENSAIO SOBRE A ELITEANTONIO CORREIA 16-01-2019 13:05
JJ: Um artigo perfeito sobre as elites brasileiras. O amigo usou a sociologia para explica-la. O poder foi entregue por longos anos ao que de pior temos na chamada elite. O Mensalão e a Lava Jato comprovam. O futebol foi destruído por suas elites, que como você bem frisou teve o seu Trio de Ouro.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar