O mundo globalizado influencia na escolha de um clube para torcer. Nas analises que fizemos nas mais diversas pesquisas sobre torcidas de futebol constatamos que a televisão tem um peso alto, mas outros fatos induzem um jovem na busca de um time. O mais grave é o percentual daqueles que não gostam do futebol, que varia entre 25 e 28%.
O interessante é que observamos que a maior parte das torcidas era formada de forma hereditária, mas com o mundo plano existe um movimento diferente que vem acontecendo de forma gradativa, e o futebol genético vem sendo substituído aos poucos pelo impacto das atividades sócio culturais, e de uma maior liberdade nas relações familiares.
Ou seja, a indução paterna ou materna está sendo substituída pela livre escolha, sendo que essa recebe a influência dos meios de comunicação, em especial da televisão, e sobretudo pelas conquistas de títulos pelos clubes. A qualidade do futebol também produz os seus efeitos, e o maior exemplo é o crescimento da torcida de clubes europeus.
Em todas as analises procedidas observamos um caminho novo, isto é, clubes que estão em fase de evidência, sempre disputando títulos passam por uma expansão maior de seus torcedores.
Por outro lado, um dos fatores mais importantes para determinar a preferencia por um determinado clube está relacionado aos ídolos, que certamente motiva a escolha. Uma criança com 10 anos quando assistia um jogo com Pelé optava pelo Santos, ou com Zico, levava-a ao Flamengo.
O ídolo nessa época tinha raízes com os clubes, fato esse que está desaparecendo em nosso futebol, onde os profissionais mal abrem suas malas em uma cidade, já está fechando-a para migrarem para uma outra. Esse vindo da base, e com um tempo maior de presença com a camisa do seu clube provocava a empatia, e que em muitas vezes levava um futuro torcedor à sua escolha.
Hoje o sistema mudou, desde que ao ser descoberto um talento esse já está com as suas chuteiras na Europa com a maior rapidez.
A imagem de um clube é fundamental para que possa captar novos seguidores. Um fator importante está relacionado a idoneidade dos dirigentes, desde que uma agremiação conturbada, mal dirigida, não consegue trazer os que desejam utiliza-la com seus familiares.
A história de que eu torço por um clube A, e meus filhos também irão torcer já não representa a realidade, desde que o mundo plano, mais informado, criou uma maior liberdade de escolha.