blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O EX-CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS

* Na tarde de hoje teremos a abertura da 3ª rodada do campeonato pingadinho de Pernambuco, com vários jogos espaçados. Serão duas partidas nesse domingo, Sport x Náutico e Petrolina x América.

Os dois clubes da capital nos tempos mais antigos faziam um jogo que era chamado de Clássico dos Clássicos. A rivalidade era grande e os estádios ficavam lotados, quando os ingressos esgotavam-se.

Tudo isso faz parte de um passado bonito do futebol local, que hoje é chamado de ex-clássico dos clássicos e que perdeu o seu conteúdo.

Assistimos muitos dos jogos entre esses rivais históricos, muitos inesquecíveis como em 1957 no Supercampeonato que terminou em 1x1 com defesas milagrosas do goleiro Manga. Foi sem duvida uma competição do mais alto nível que foi ganha pelo Santa Cruz. Éramos felizes e não sabíamos.

Hoje o que temos? Apenas boas lembranças e um futebol decadente.

Os torcedores do Sport e Náutico sequer sabem a escala dos seus times. Contrataram tanto que fizeram uma salada de frutas sem gosto e com pouco açúcar. Jogadores desconhecidos, times mudando a cada rodada, e um futebol de uma pobreza franciscana.

Por outro lado mesmo com a previsão de um público pequeno, a Policia vai tirar 400 homens das ruas para trabalharem nesse jogo, tudo por conta das organizações criminosas que prometem muitas emoções, em especial a do Sport que tem o apoio do Presidente Milton Bivar que cometeu um grave erro ao anistia-la.

Sobre o jogo não esperamos nada, desde que os times ainda estão desentrosados, e que na verdade não tem muito a oferecer.

NOTA 2- BAHIA SUPERA O SANTA CRUZ

* O Santa Cruz fez um bom primeiro tempo no seu jogo contra o Bahia pela Copa do Nordeste. Foi uma partida equilibrada apesar dos erros defensivos do time, e graças a um desses a equipe baiana abriu o placar através de um gol contra do lateral Marcos Martins.

Aos 36  minutos empatou, e continuou pressionando até o final da primeira etapa.

No segundo tempo com a entrada no jogo de Élber, o tricolor baiano melhorou e tomou conta do gramado.  No primeiro minuto Gilberto desempatou, e pouco tempo após o atacante aumentou o placar para 3x1.

Um resultado que era da obrigação do Bahia, cujo time não é tão bom segundo o comentarista PVC, quando afirmou que esse poderá chegar na 7ª colocação no Brasileirinho.

Não tanto ao mar, nem tanto a terra. Na verdade o tricolor lutará contra a degola.

São coisas do FEBEAPA que assola o país do futebol, que não está restrito apenas ao nosso estado.

NOTA 3- DEPOIS DA COPINHA QUANTOS ATLETAS SERÃO APROVEITADOS? 

* Aproximadamente foram 2.800 atletas que participaram da Copa São Paulo de Juniores, e a pergunta à ser feita é simples: Quantos serão aproveitados?

Pelo que que conhecemos do futebol brasileiro temos a resposta: ¨Poucos¨.

Não existe um projeto para que as bases de nosso futebol sejam recebidas na categoria de cima. Fazem muitas competições que são do nada para o nada.

Estamos assistindo os jogos da Seleção Sub-20 do Circo, e vimos as suas dificuldades para que possa se classificar para o Mundial da categoria.

O seu último jogo contra a fraca seleção da Bolívia  penou para conquistar o 1x0, que é sem duvida uma foto do que acontece em nosso país.

Quando dirigimos o nosso futebol, o Regulamento das competições profissionais obrigava a presença de cinco jogadores formados nas bases, para incentivar o trabalho de formação.

O Circo do futebol deveria tomar o mesmo procedimento, tornando obrigatório em todas as suas competições profissionais um número de atletas formados pelos filiados, que seria um passo importante para o clube formador.

Dos 2.800 atletas que estiveram nessa última Copa São Paulo, não teremos 50 sendo aproveitados pelo Brasil afora.

São coisas de quem não sabe planejar o futebol.

São os apedeutas de plantão.

NOTA 4- O CIRCO DO FUTEBOL É A CARA DO BRASIL

* Em abril de 2018 o Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal remeteu para a Justiça Federal do Rio de Janeiro o inquérito que investiga dirigentes do Circo do Futebol Brasileiro, e entre eles três ex-presidentes.

Até hoje não houve movimentação. São suspeitos de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, evasão de divisas, estelionato e falsidade ideológica.

Quando sempre afirmamos que o Brasil é um país surreal, o fazemos por conta das mais diversas comprovações, e uma dessas está ligada ao Circo, que teve três últimos presidentes afastados do futebol por corrupção, e tudo continuou como dantes.

O futuro presidente da entidade foi ungido pelas federações em uma sala de hotel sem a presença de nenhum clube, que assistiram tudo de forma passiva. Rogerio Caboclo sempre esteve ao lado de Del Nero na Federação Paulista, e veio para o Rio de Janeiro quando esse assumiu o comando.

O sistema continua o mesmo, com o antigo presidente mandando e desmandando de fora da entidade, já que foi proibido pela Fifa de frequentar a sua sede.

Há pouco tempo um amigo nos telefonou de um shopping famoso localizado na Barra da Tijuca, informando que Del Nero estava sentado perto de um restaurante conversando pelo WhatsApp, e quem estava chegando ao centro comercial era o treinador Tite na companhia de Edu Gaspar, o coordenador da seleção do Circo. Como esse estava no térreo não teve condições  se o fato era um encontro marcado ou uma coincidência do horário de almoço.

Pelo que falam nos bastidores da entidade da Barra da Tijuca, o ex-cartola continua manipulando as cordas na vida do futebol brasileiro.

Não temos esperança de que o processo contra os cartolas sejam acelerados já que não existe nenhuma movimentação para tal, e em especial da imprensa que vive calada com relação a podridão da cartolagem brasileira.

É uma vergonha.

NOTA 5- OS 30 CLUBES QUE MAIS FATURARAM NO MUNDO

* A consultoria internacional Deloitte, divulgou o ranking dos trinta clubes que tiveram as maiores receitas na temporada 2017/2018 (bilheteria, cotas de Tv, marketing, publicidade, etc).

Obvio que nessa lista não teria nenhum clube brasileiro, inclusive o Flamengo e Palmeiras que são os mais fortes do país.

Como já era esperado por todos, no topo do ranking estão os dois clubes espanhóis, Real Madrid e Barcelona. Nenhum time sul-americano faz parte desse grupo seleto.

Na realidade a distancia de nosso Continente para o Velho é da Terra à Lua.

Vamos apresentar o TOP 10

1- REAL MADRID (ESP)-760,9 milhões de euros,

2- BARCELONA (ESP)- 690,4 milhões de euros,

3- MANCHESTER UNITED- (ING)- 666,0 milhões de euros,

4- BAYERN DE MUNIQUE (ALE)- 629,2 milhões de euros,

5- MANCHESTER CITY- (ING)- 568,4 milhões de euros,

6- PSG (FRA)- 541,7 milhões de euros,

7- LIVERPOOL (ING)- 513,8 milhões de euros,

8- CHELSEA- (ING)- 505,7 milhões de euros,

9- ARSENAL (ING)- 439,2 milhões de euros e,

10- TOTTENHAM- (ING)- 428,2 milhões de euros.

Entre os 10 cubes, 6 são da Inglaterra, e entre os 30 são 12 ingleses.

NOTA 6- A CARAVANA DA MISÉRIA CHEGOU AO NILTON SANTOS

* Foi uma tarde de Bruno Henrique na sua estreia com a camisa do Flamengo. Entrou no segundo tempo, marcou dois gols, deu uma assistência para o terceiro gol que foi mal anulado pela arbitragem.

O Botafogo fez um bom primeiro tempo, abriu o marcador, enquanto o time da Gávea continuou com os seus defeitos, com muita posse de bola de forma inócua, e com o futebol Infraero.

Uma simples substituição mudou o jogo, quando Bruno Henrique entrou no lugar de Vitinho, após o intervalo, e daí a transformação do Flamengo. Jogou 48 minutos, fez dois gols, e mudou o patamar da partida.

O grotesco foi a Caravana da Miséria passeando no Nilton Santos, em um clássico carioca com o time da maior torcida do país, um pouco mais de 6 mil pagantes estiveram no estádio.

Uma vergonha e que mostra a decadência dos estaduais.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar