blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Sabemos que o futebol brasileiro tem um comando bem discutível, por conta da folha corrida de alguns cartolas, mas no item arbitragem é o pior do mundo, com o troféu Bola de Ouro da mediocridade.

O mais interessante é que essa profissão é considerada como 100% honesta, desde que os comentários dos pós-jogos estão sempre focados no velho ditado- ¨Errar é humano¨. Será que isso é verdade? Uma pergunta difícil de ser respondida.

Não vamos fazer juízo de valor com relação aos árbitros brasileiros, desde que seria uma leviandade, mas em um país com corrupção em todos os poderes, esse setor ser o único que não foi afetado, é algo para se estudar. Se isso acontece sugerimos que um árbitro seja candidato a presidente da República, cargo esse que há anos vem deixando à desejar nesse segmento.

As vezes nos questionamos sobre o que é pior: um péssimo juiz bem intencionado ou um bom árbitro mal-intencionado. A resposta vem rápida: Nem um, nem outro, o pior é a arbitragem brasileira.

Em todas as rodadas do Brasileiro, seja em qualquer de suas divisões, pelo menos três jogos em cada uma são afetados pelos seus erros.

No domingo passado assistimos o jogo Cruzeiro e Santos, e o árbitro Heber Roberto Lopes fechar os olhos para o gol do empate do time Celeste, com Manoel dormindo na banheira.

Além disso, o mediador perseguiu durante toda a partida Arrascaeta, do time mineiro, e conseguiu no final do jogo expulsa-lo, Foi a sua apoteose. Estava consagrado. Com o empate o Palmeiras ficou com o troféu nas mãos.

Na realidade a conquista do time palmeirense é justa, foi o melhor em toda a competição, e não podemos afirmar que teve uma ajuda para tal. Um campeão de verdade.

Na último jogo da rodada, que foi realizado na segunda-feira, mais uma do apito amigo, com um pênalti marcado contra o Internacional, pelo soprador Rodolfo Marques, que foi inexistente de forma explícita, e escondido durante o desenrolar do jogo pela Sport TV. Por conta disso o Corinthians ganhou a partida por 1x0.

Devemos destacar que o time Colorado merece a situação que se encontra, virtualmente rebaixado, fato esse que não aconteceu por conta exclusiva das arbitragens, e sim pelos seus problemas internos protagonizado por atores canastrões, que hoje estão propagando um complô do Circo Brasileiro de Futebol, contra a equipe gaúcha. Desculpas esfarrapadas, na terra dos Farroupilhas.

O erro foi grotesco. Se repetirmos o vídeo centenas de vezes, não iremos entender o comportamento do árbitro, como também em alguns lances que foram sempre contrários ao Internacional.

Os nossos analistas acham que uma arbitragem ruim é apenas aquela que influi no resultado do jogo, mas, existem falhas gritantes, muitas vezes inexplicáveis, para quem entende um pouco de futebol, e que prejudicam uma partida.

Do lado do Circo, a sua Comissão de Arbitragem é composta por pessoas que vivem no sistema por um bom tempo, nada fazem para muda-lo. As desculpas são as mesmas, de que os árbitros recebem orientações, uma boa estrutura para apitar, mas no final escalam alguns que não tem a minima condição de atuar.

No século XIX, o naturalista francês Saint Hilaire cunhou uma frase que tornou-se polêmica: ¨Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil¨. Poderia ser transferida para a nossa Comissão de Arbitragem que está destruindo o nosso futebol.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar