blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

As cenas de agressão ao ex-técnico Botafogo, Zé Ricardo, na saída do aeroporto do Rio de Janeiro é mais uma vergonha para o futebol do país. 

O esporte que é um fator de agregação tornou-se um palco de ódio e violência.

Nesse domingo teremos várias partidas pelas finais dos estaduais, e a preocupação não está nos jogos, e sim nas torcidas organizadas. A policia de cada estado tem uma preparação de quem vai para uma guerra.

Em São Paulo que só tem clássico de torcida única, o policiamento será ostensivo, inclusive com o fechamento de toda área que cerca o Morumbi para evitar os depredadores. A tradicional reunião dos torcedores do São Paulo na praça que fica na frente do estádio foi proibida. 

No Rio de Janeiro o spray de pimenta e as bombas de gás já foram distribuídas para os policiais do estado, com o objetivo de conter um possível confronto entre as torcidas do Vasco e Flamengo. O mesmo dar-se-á em Belo Horizonte para o encontro do Cruzeiro e Atlético-MG. 

Em nosso estado o comboio já está sendo preparado para levar os torcedores do Sport aos Aflitos, palco do jogo entre o rubro-negro e o Náutico.

No lugar de uma festa alegre entre as torcidas, as providencias tomadas são para que possam ser evitados os confrontos. Tudo isso vem comprovar que o futebol não é mais lazer para a família, e sim um briga entre torcedores marginais.

Como somos estudiosos do tema sobre a violência, sabemos que a criação de uma cultura esportiva está ligada à proximidade entre os torcedores e seus ídolos.

Estádios são os locais perfeitos para promover esta sinergia, mas infelizmente isso deixou de acontecer, e hoje o torcedor olha para o contrário como um inimigo à ser batido.

O Brasil mudou para pior, e o que ocorre nas ruas de suas grandes cidades é transportada para um evento esportivo, refletindo numa possível ausência dos bons torcedores, que preferem ficar em casa.

O que era uma forma de lazer, transformou-se em uma guerra. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar