O futebol inglês ultrapassou na atual temporada o protagonismo e o domínio que pertencia aos espanhóis nas competições europeias e conta com quatro dos oito semifinalistas dos dois maiores torneios do Velho Continente, o dobro do espanhol (Barcelona e Valencia).
Na Liga dos Campeões, que sem duvida é a mais importante, a Premier League está representada pelo Liverpool e Tottenham, enquanto na Liga Europa conta com Chelsea e Arsenal.
Para que se tenha uma dimensão deste feito, basta mostrar que passaram 35 anos desde a ultima vez que a Inglaterra conseguiu colocar quatro equipes na da época.
Segundo o jornal ¨O JOGO¨, de Lisboa, existe uma diferença bem assinalável a referir, na altura existiam três competições e nessa temporada de 1983/84 os representantes da Velha Albion estavam assim distribuídos: Liverpool (Taça dos Campeões), Tottenham e Norttingham (Taça UEFA) e Manchester United (Taça das Taças).
Um fato interessante é que os reds e spurs- que estão presentes nas semifinais da Champions e que se podem defrontar no jogo decisivo se eliminarem os seus adversários.
O futebol inglês vem evoluindo tanto na parte técnica e econômica, com a Premier League sendo hoje a referência desse esporte. Para que se tenha uma ideia, a Segunda Divisão da Inglaterra tem uma media de público por jogo maior do que a do Brasileiro.
Na última década, a Espanha conseguiu em três ocasiões ter metade dos oito finalistas europeus. O recorde foi de cinco equipes em 2011/2012, ano em que Barcelona e Real Madrid caíram nas meias-finais da Champions, enquanto o Atlético de Madrid bateria o Valencia na semifinal, e venceria o Atlético de Bilbao na final.
Em 2014, os merengues bateram os colchoneros em Lisboa para se sagrarem campeões europeus, já o Servilha ergueu o outro troféu europeu, tendo eliminado o Valencia numa semifinal. Por fim, em 2016, o Real Madrid voltou a impor-se ao Atlético na final da maior prova da Uefa, com o Sevilha a conquistar pelo terceiro ano seguido a Liga Europa. Nas semifinais ficou o Villarreal.
Na verdade pelo andar da carruagem tudo caminha para um domínio mais longo do futebol inglês que a cada ano mostra mais força, que é impulsionada pela sua organização.