blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Os estaduais foram embora, sem deixarem nenhuma saudade.

Chegou o momento do calendário real ser iniciado com os Brasileiros das diversas divisões. Pernambuco não tem nenhum representante na Série A, e por conta disso vamos mostrar a geografia da Série B onde o Sport está alocado.

Um fato que deve ser destacado de imediato, foi o do mesmo número de estados participantes dessa divisão que permaneceu com 10 na atual temporada.

No ano anterior tivemos a seguinte distribuição geográfica: SÃO PAULO (4), GOIÁS (3), SANTA CATARINA (3), RIO GRANDE DO SUL (2), ALAGOAS (2), MINAS (1), PARANÁ (2), CEARÁ (1), PARÁ (1) e, MARANHÃO (1). 

Na atual temporada teremos as seguintes participações: SÃO PAULO (6), PARANÁ (4), SANTA CATARINA (2), GOIÁS (2), MINAS (1), RIO G. DO SUL (1), ALAGOAS (1), MATO GROSSO (1), PERNAMBUCO (1) e, BAHIA (1).

O estado de São Paulo recebeu dois clubes classificados na Série C de 2018, Botafogo-SP e Bragantino, ficando com o total de 30% de participantes. O Paraná subiu para 4 clubes, pela queda do Paraná e o acesso do Operário, com 20% dos times disputantes, ou seja dois estados contemplam 50% das agremiações dessa divisão.

Com relação a Santa Catarina que tinha três clubes na Série B de 2018, reduziu a sua presença por conta do acesso do Avai, o mesmo se deu com os estados de Goiás, com a subida do time com o mesmo nome, e Alagoas com CSA.  

A queda do Juventude para a Série C, deixou o Rio Grande do Sul com 1 participante. O Fortaleza que foi o representante do Ceará na Série B na temporada anterior e que foi o seu campeão, o estado ficou sem representante na atual temporada.

Pará e Maranhão foram degolados, com as quedas do Paysandu e Sampaio Correa, e tivemos a volta de Pernambuco com o Sport.

A realidade da Série B demonstra a atual situação do nosso futebol e uma má distribuição da geografia brasileira, por conta das diferenças financeiras. 

Não aconteceu crescimento de um ano para o outro, e 17 estados com o Distrito Federal não tem representantes nessa Divisão.

As regiões Sudeste e Sul tem em conjunto 14 times nessa disputa com 70%, contra 3 do Nordeste e 3 do Centro Oeste. Aos poucos esse Campeonato está se transformando em um torneio do Sudeste contra o Sul.

Em uma próxima postagem iremos analisar os clubes disputantes, e as suas chances de acesso, e antecipadamente pelo que estamos observando se o Sport tiver um bom comando será um dos quatro que terão sucesso, e estará de volta a maior Divisão Nacional.

Comentários   

0 #2 RE: A GEOGRAFIA DA SÉRIE BANTONIO CORREIA 22-04-2019 11:28
JJ: É incrível essa geografia. O Sul e Sudeste tem 70% de participantes na Série B. O Nordeste tem 15%. O comentário do Rubro-Negro levantou um tema importante ligado a logística da competição As viagens para os times de nossa Região serão mais longas.
Citar
0 #1 RE: A GEOGRAFIA DA SÉRIE BRUBRO-NEGRO 22-04-2019 10:37
JJ: O artigo é elucidativo, e mostra o que vem acontecendo com o futebol brasileiro. Na Serie A são 4 times do Nordeste e um do Centro Oeste contra 15 do Sul/Sudeste. Um ponto importante e que influencia na competitividade é sem duvida as distancias serem percorridas. Enquanto os que ficam na parte mais baixa terão distancias menores para percorrerem, os três de nossa Região farão uma peregrinação gigantesca.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar