blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- UM MOMENTO DE RARA BELEZA NO FUTEBOL

* ¨No curto período e tempo em que você e sua equipe tem dirigido o Leeds United, nós assistimos a uma inspiradora reviravolta na qualidade do futebol em Elland Road. Tem sido incrivelmente agradável ver a união no clube e o progresso dentro e fora do campo. Melhoras no centro de treinamento, uma clara visão de futebol e uma equipe técnica verdadeiramente apaixonada conseguiram devolver ao clube a sua identidade após anos de má administração¨.

¨Leeds é uma cidade unida novamente, o futebol retornou, juntos somos leais, determinados, orgulhosos. A longa história do nosso clube está bem estabelecida, mas como o sucesso consagrado pelo tempo pode desvanecer, ainda há muito a escrever e sentimos que isso é só o começo. Essa temporada renovou nossa esperança no futuro e no início de um novo capítulo de nosso patrimônio. Queremos que você continue sendo uma peça chave nisso¨.

¨Você tem nosso respeito, nossa admiração e o nosso suporte inabalável. Nós acreditamos em sua filosofia e agradecemos por seus esforços. Seu futebol nos faz sonhar de novo e estamos confiantes que você seguirá nos guiando em nossa temporada centenária¨.

Isso é um belo trecho de uma carta escrita pelos torcedores do Leeds após a eliminação no play-off que iria leva-lo a disputar a final para chegar a Premier League, dirigida ao técnico Marcelo Bielsa.

Um ato de civilidade, que nos mostrou um momento de rara beleza do futebol.

Se fosse no Brasil, os torcedores organizados invadiriam a sede do clube, riscariam as suas paredes com ameaças de morte. Sem duvida uma questão de civilidade e educação.

Emocionante.

NOTA 2- UM FRANGAÇO DÁ A VITÓRIA AO PALMEIRAS

* O Palmeiras com um time alternativo teve dificuldade na primeira fase no seu jogo contra o Sampaio Corrêa. 

Esse período foi fraco tecnicamente, mas o tricolor maranhense foi bem melhor do que o adversário.

Um jogo muito atravancado, com 23 minutos de bola correndo, o que é muito pouco, e que corresponde a 48% do total.

Deu sono para quem estava assistindo, e só era acordado com os gritos do narrador de rodeio, Luiz Carlos Junior. Cada time teve duas chances de gol.

O segundo tempo foi igual ao primeiro, com o Sampaio com uma marcação forte não dando chances ao alviverde de São Paulo, e levando mais perigo a meta de Fernando Prass.

Scolari teve que recorrer a Deyverson e Dudu mas nada mudou. No final, aos 46 minutos, Moises bateu uma falta do meio da rua, e o goleiro Andrey com uma mão de alface tomou um frangaço.

Um jogo ruim com o placar injusto por conta do esforço do Sampaio que não merecia a derrota.

No segundo jogo pela Copa do Brasil, o Bahia comandado por Roger Machado deu uma aula de tática ao time de Cuca, e mesmo com menos posse de bola conseguiu uma vitória justa pelo placar de 1x0 e irá jogar em casa por um empate.

O time do São Paulo enquanto trocava passes, o baiano usava a força dos seus contra-ataques, e quando colocou Rogério foi fulminante.

No terceiro jogo da noite, mais uma vez o Grêmio continuou a sua via crucis, ao empatar com o Juventude pelo placar de 0x0, em uma pelada noturna da pior qualidade. O tricolor gaúcho marcha para uma crise por conta dos seus últimos jogos e pela colocação no Brasileiro.

São coisas do futebol.

NOTA 3-  A VITÓRIA DO PALMEIRAS SOBRE A GLOBO

* Após oito meses de reuniões, finalmente o Palmeiras obteve o que desejava junto a Globo, ou seja, o de ter os valores de transmissão bem próximos aos do Flamengo e Corinthians.

De um lado, tal fato poderia ser comemorado por conta de um clube brasileiro ter peitado a poderosa do sistema,  mas do outro por conta da miséria financeira de alguns clubes, que ficam de joelhos perante a dona do futebol brasileiro, presos as diversas antecipações que chegam até 2024, e nada podem fazer.

O time alviverde criou uma situação financeira que deus as condições de sobrevivência sem o dinheiro global, e isso pesou no debate que foi realizado. Nem o Flamengo poderia abdicar desse.

Na verdade esse momento serviu para mostrar que o ideal para as negociações com a televisão seria de forma coletiva, inclusive com uma licitação.

O futebol brasileiro tem várias doenças, e entre essas a do egoísmo, do eu sozinho e de cada um por si.

Enquanto o modelo perdurar esse jamais sairá do fundo do poço.

NOTA 4- A CONMEBOL VOLTOU ATRÁS  

* A Conmebol anunciou na última terça feira os novos requisitos que deveriam ser respeitados pelos clubes para que possam disputar as Copas Libertadores e Sul-Americana a serem realizadas em 2020, incorporando a condição de não ter descido de divisão.

As regras estabeleciam que clubes tem que estar classificados para os torneios por méritos esportivos e não cumprindo sanções ou suspensões que impeçam sua participação, a critério da Conmebol.

Também é necessário obter a Licença de Clubes da Conmebol em tempo hábil com uma carta de conformidade e compromisso.

Outro requisito exigido é que o clube ¨deve estar disputando o torneio nacional da associação de seu país na divisão principal da competição de 2020¨, o que deixa de fora alguns clubes que foram rebaixados.

Quanto ao último requisito apresentado, essa entidade tomou uma posição excludente e sobretudo conflitante com os regulamentos das competições que dão acesso às Copas Sul-Americanas.

A medida poderia ser discutida a posteriori, mas houve açodamento ao estabelecer o ano de 2020 para a implantação, quando o ¨jogo já estava sendo jogado¨.

Três clubes de divisões inferiores estão na disputa da Copa do Brasil, e se um desses ganhasse o título e o direito obtido pelo regulamento não fosse cumprido, como iriam ficar?

Se um clube da Série A Brasileira  tenha conquistado a Copa do Brasil e seja rebaixado para a Série B. O que fazer? São direitos adquiridos.

Na Argentina, cujo calendário é diferente do nosso, o Tigre que caiu para a segunda divisão, mas também está nas semifinais da Copa da Superliga, que dá ao vencedor uma vaga na Copa Libertadores.

A própria entidade nas suas determinações deixou bem claro que as classificações seriam por mérito esportivo, ou seja de quaisquer divisões. Após os protestos dos clubes filiados voltou atrás sobre a determinação.

De volta a realidade.

São coisas do futebol bananeiro.

NOTA 5- ONZE CLUBES AINDA NÃO VENCERAM NO BRASILEIRO

* O Brasileiro completou a sua quinta rodada, mas a maioria dos clubes ainda não venceu como visitante.

No total são 11 times que acumulam tropeços fora de suas casas.

Cruzeiro- 3 jogos- 3 derrotas,

Vasco- Internacional, Ceará e Chapecoense- 2 jogos- 2 derrotas,

Athletico Paranaense- 2 jogos- 1 empate e 1 derrota,

Grêmio- 3 jogos- 2 empates e 1 derrota,

Flamengo- Bahia, Avaí e CSA- 3 jogos- empataram 1 e perderam 2.

Enquanto isso, Atlético-MG e São Paulo são os únicos 100%.

O Palmeiras, líder geral tem uma vitória e um empate.

NOTA 6- PERGUNTAR NÃO OFENDE 

* Na noite da terça-feira o aeroporto Gilberto Freyre recebeu o novo técnico tricolor, Milton Mendes.

A torcida do Santa Cruz estava presente para comemorar a chegada do salvador.

Por outro lado a imprensa juvenil encontrava-se de prontidão para uma entrevista do nada e que leva ao nada e que não aconteceu por causa da confusão.

Deu no que deu, afanaram os seus celulares.

A televisão que não tem nada que fazer nesse futebol mequetrefe, lá estava para filmar e gravar as primeiras palavras do novo treinador.

Obvio que isso faz parte da pobreza franciscana de nosso futebol, com uma festa para um técnico que todos conhecem.

A mesma alegria quando chega a mulher barbada em uma pequena cidade do interior.

Como perguntar não ofende, gostaríamos de saber de quem foi a ideia de mandar a torcida organizada ao aeroporto? Quem pagou o transporte? Deve ter uma vaca no poste.

O nosso futebol a cada dia está mais grotesco. 

Comentários   

0 #1 RE: NOTAS AVULSASANTONIO CORREIA 23-05-2019 12:22
JJ: NOTA 1- Algo que mostra as diferenças entre dois países. Uma bela atitude dos moradores de Leeds. Você tem razão se fosse no Brasil as paredes seriam riscadas com ofensas.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar