* Na noite de ontem tivemos duas partidas pela 5ª rodada da Série B.
A primeira envolvendo o CRB e Vila Nova tecnicamente foi fraca, mas no contexto geral foi bem movimentada, uma correria sem limite, e o empate de 1x1 foi justo.
A segunda partida aconteceu na Ilha do Retiro, e foi o que chamamos de um ¨jogo bom de se ver¨.
Sport e Londrina foram iguais. Nos 30 minutos iniciais o rubro-negro dominou a partida com 76% de posse de bola, e abriu o marcador. Nos 10 minutos finais dessa fase a equipe do Paraná melhorou saiu da sua defesa e equilibrou a partida.
No segundo tempo o Londrina veio bem melhor pressionando o Leão, que conseguiu aumentar o placar para 2x0. A equipe da terra do Café em 3 minutos empatou a partida, e logo após Brocador fazia o seu terceiro gol encerrando o placar.
Uma partida disputada palmo a palmo, a melhor do rubro-negro nessa competição, com o Londrina mostrando que é um dos favoritos ao acesso, e que sentiu a ausência de Dagoberto.
Os números estatísticos mostraram a realidade do jogo, que foi um dos melhores do campeonato.
É o futebol sem estrelas mas com vontade de jogar.
NOTA 2- TARDE/NOITE DE SOFRÊNCIA NA SÉRIE C
* Nesse sábado teremos uma sessão dupla de sofrência por conta dos jogos envolvendo o Santa Cruz e Náutico na Série C.
O tricolor terá a estreia do seu treinador, Milton Mendes, que fez um contrato que representa 32% da folha salarial do clube e por conta disso terá que apresentar resultados positivos.
O adversário será o ABC de Natal, que é um morador perpétuo dessa divisão.
O tricolor vem de um empate jogando em casa contra o vice-líder Sampaio Corrêa, enquanto a equipe potiguar era derrotada fora de casa atuando contra o Botafogo-PB, pelo placar de 2x1.
O Santa Cruz é o lanterna com 3 pontos, e o adversário está no 6º lugar com 4.
Um jogo em que a equipe Coral poderá ter a sua primeira vitória.
Enquanto isso, o time do Náutico irá visitar Aracajú para um jogo contra o Confiança. O alvirrubro vem de uma vitória por 1x0 contra o Treze jogando em Campina Grande. Está no 3º lugar com 6 pontos.
A equipe sergipana empatou fora de casa com o Imperatriz-MA por 0x0, está na 7ª colocação da tabela com 4 pontos.
Dois jogos equilibrados e que poderão ter resultados positivos para os nossos times, que necessitam ganhar.
A rodada significa 27,7% do total dessa fase da competição.
NOTA 3- JOÃO PEDRO E A POBREZA DO FUTEBOL DO BRASIL
* João Pedro é um jovem de 17 anos, que trouxe a vida ao pobre futebol brasileiro tão carente de craques.
Um prodígio da bola, e os seus números no início da carreira são na realidade espetaculares.
Na última quinta-feira, o atacante do Fluminense, precisou de apenas 33 minutos para marcar três gols, (e ainda deu o passe para outro neste intervalo).
Esse disputou apenas 10 jogos como profissional, sendo que o da quinta-feira foi o seu primeiro como titular. Somou o sétimo gol. A média é de um gol a cada trinta minutos jogados e foram seis nos últimos três jogos, em um intervalo de 117 minutos.
João Pedro era tudo que o futebol do Brasil precisava, um craque como referência, mas a necessidade do seu time por recursos, desde o ano passado esse pertence ao Watford da Inglaterra, em uma negociação que começou em setembro quando o Fluminense andava na sua maior crise.
No mês de dezembro recebeu a primeira parcela de 2,5 milhões de euros, que foi utilizada para os pagamentos de salários atrasados, fornecedores, entre outras coisas.
O jogador irá se apresentar no próximo ano em janeiro de 2020. A Federação inglesa deu o aval para a sua inscrição.
A necessidade faz o sapo pular é um antigo ditado português, e foi por conta disso que o tricolor negociou um jogador que pelo que está apresentando em pouco tempo valerá varias vezes acima do que foi pago.
Pobre futebol brasileiro que é obrigado a se desfazer dos seus jovens talentos por migalhas para que possa matar a sua fome.
Lamentável.
NOTA 4- INSÓLITO
* O treinador Henk de Jong tem um dilema nas mãos: se perder o próximo jogo terá sérias hipóteses de sentar no banco da Primeira Divisão Holandesa na temporada de 2019/2020, mas se o ganhar é garantido que estará na Segunda.
A questão é simples de explicar: De Jong comanda atualmente o De Graafschap, clube que ficou na 17ª colocação na tabela do principal campeonato e que se viu por isso obrigado a jogar um play-off com um time da Segunda.
Por ironia do destino, no sorteio que foi realizado, caiu como seu adversário o Cambuur, clube o qual esse técnico já tinha acertado contrato para a próxima temporada.
O primeiro jogo terminou empatado em 1x1, e agora o segundo irá definir qual deles segue para a final que dará um lugar na Primeira Divisão Holandesa.
De Jong sabe que a situação é curiosa mas reage com naturalidade: ¨Sou empregado do Graafschap até 1 de julho, que não haja duvidas quanto a isso. Só tenho um coração e esse está aqui nesse clube¨, declarou.
Trata-se e um fato insólito no futebol.
NOTA 5- CLUBES DESPEDAÇADOS
* O Real Madrid terminou o Campeonato Espanhol de maneira muito melancólica, sendo derrotado por times bem inferiores.
O mesmo aconteceu com o Paris Saint Germain que conquistou o título francês de forma antecipada, e dai em diante saiu rolando pela ladeira.
Assistimos na tarde de ontem o seu jogo contra o Stade Reims, para observamos a luta de Mbappé para alcançar Messi na pontuação da Chuteira de Ouro.
Obvio que era uma meta difícil para esse jogador, o de marcar pelo menos quatro gols para empatar e dividir o prêmio.
Embora tenha anotado o único gol do seu time, Mbappé assistiu um baile do adversário que fechou o placar por 3x1. O Reims mandou e desmandou no gramado.
Dois grandes clubes, um o mais rico do mundo (Real), terminaram a temporada despedaçados e com a necessidade de uma reconstrução.
No final da partida, Lionel Messi agradeceu por ter conquistado a Chuteira de Ouro como o maior goleador das competições nacionais da Europa.
Na verdade de forma merecida.
O futebol dá muitas voltas, e jamais para aqueles que o acompanham poderiam vislumbrar o que aconteceu com esses dois times dos mais importantes do mundo.
NOTA 6- A ERA DA IMBECILIDADE CADA VEZ MAIS INTENSA
* A Enciclopédia sobre a Era da Imbecilidade está ficando cada vez mais intensa. Os capítulos estão se avolumando.
O mais novo é grotesco, e totalmente ridículo, da parte de quem não tem nada o que fazer.
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara de Deputados propôs na última quinta-feira o ¨Dia Nacional das Organizadas¨, para o dia 3 de dezembro.
O projeto é de autoria do deputado federal Nilto Tatto, do PT do São Paulo.
Marcaram presença no encontro os representantes das torcidas do Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Vitória, Criciúma, Brasiliense e Sergipe.
Um dia para os destruidores do nosso futebol mostra bem para que serve a nossa Casa Legislativa.