blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Uma tradição nacional que vem desde a descoberta do país, o nepotismo enraizou-se profundamente em nossa cultura, tanto nos setores públicos como privados.

A legislação de hoje proíbe para o setor público a prática de tal malefício, e sendo assim, as esposas, irmãos, tios, cunhados e aderentes deixaram de participar da boca livre paga pelo erário nacional, trabalhando em gabinetes de seus parentes (mas, sempre há uma maneira de dar um drible).

Haviam casos de triangulação, principalmente no legislativo, onde fulano contratava a esposa de beltrano, e beltrano contratava a esposa de fulano. Quantos casos tomamos conhecimento. Mas apesar da legislação, essa continua sendo burlada.

Em organizações futebolísticas também acontece no seu dia a dia, onde o nepotismo é praticado, e empregos são oferecidos a parentes com a maior tranquilidade.

Os treinadores quando são contratados trazem sempre um auxiliar e em muitas vezes são irmãos, mas já temos filhos nessa jogada, e basta olhar para o banco da seleção do Circo que todos irão ver o Titinho, filho do Tite, dando instruções aos jogadores. Com roupa de Ricardo Almeida dava a impressão de ser um técnico europeu do mais alto nível.

Depois da saída de Sylvinho, não optou-se por trazer um novo para o seu lugar, e entregaram a missão para Matheus, o filho do treinador que da noite para o dia, virou o terceiro personagem da comissão técnica do time circense.

Foi um salto alto, ao deixar o cargo que ocupou na Copa da Rússia que era o de anotar os dados fornecidos por um aplicativo da FIFA sobre os movimentos das partidas, para se tornar um bam-bam-bam.

Em dezembro passado, o Titinho subiu até a Granja Comary para fazer um curso que lhe deu um diploma de técnico, e com esse debaixo do braço tornou-se auxiliar do paizão. Com trinta dias tornou-se um profissional da bola.

O jornalismo esportivo, faz cara de paisagem para tal fato.

No tocante aos clubes, esses aceitam essas contratações para não perderem o treinador desejado, e oneram mais os seus custos, e muitas vezes sem nenhum proveito, pois em alguns casos são meros ouvintes e entregadores de camisa.

Na verdade o nepotismo é uma prática que viola a ética.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar