* A ilha do Retiro foi palco de uma apresentação do Bumba-Meu-Boi, com Pai Chico e Mãe Catirina, que foram representados pelo Sport e CRB. Foi o jogo mais grotesco dos últimos tempos.
O divertimento de quem o assistiu pela televisão foi a narração de Rodrigo Raposo que fez um esforço hercúleo para fingir que tinha futebol, mas na verdade era o boi desfilando. Por outro lado o comentarista deve ser rubro-negro por achar que o time do Sport teve algo de bom. Os dois foram os craques do jogo.
A partida teve de tudo menos o que chamamos de futebol. Chutões, erros de passes, lambanças dos goleiros, um verdadeiro bumba-meu-boi.
No meio de tudo teve a homenagem de Guilherme, autor do único gol, à Torcida Jovem. Ficamos envergonhados. O Leão não merece.
O rubro-negro terminou essa perna na 5ª colocação, fora do G4 e com muitos clubes bem juntos. É uma verdadeira embolada.
Nos demais jogos o Bragantino derrotou o América-MG por 2x0, permanecendo na liderança. É o Palmeiras da Segunda Divisão. O Brasil de Pelotas foi derrotado pelo Criciúma (1x0), Figueirense 1x0 Botafogo-SP, Vila Nova 1x0 São Bento, Oeste 3x0 Vitória, Atlético-GO 1x0 Cuiabá e, Coritiba 1x0 Guarani.
A Série B só voltará no dia 13 de julho, e nesse período talvez o time do Sport poderá aprender a jogar futebol.
NOTA 2- UMA RODADA SEM PÚBLICO E DE POUCOS GOLS
* A oitava rodada da Série A que teve pouca qualidade na maioria dos jogos, caracterizou-se pela ausência do público e de gols. Nos 10 jogos que foram realizados o público total foi de 151.917, com uma média de 15.192 por partida. A pior do ano.
Foram marcados 16 gols, com uma media de 1,60 por jogo. O Ox0 dominou em quatro encontros, e o 1x0 por duas vezes.
Sem duvida é o resultado do futebol defensivista e pragmático que detesta as bolas nas redes.
Mais uma vez um único time visitante saiu vitorioso, o Botafogo que derrotou o CSA por2x1. Os mandantes tiveram 5 vitórias, e foram 4 empates.
O Palmeiras continua no galope, e a novidade foi do Botafogo no G4. Vasco, Avaí e CSA continuaram na zona de degola, na companhia nova do Fortaleza.
Nos 78 jogos, os mandantes somaram 45 vitórias (58%), 16 dos visitantes (20%), e 17 empates (22%).
O publico total é de 1.512.675, com uma média de 19.393.
Nove clubes ainda não venceram como visitantes: Grêmio, Bahia, Flamengo, Athletico Paranaense, Avaí, Cruzeiro, Vasco da Gama, CSA e, Internacional.
NOTA 3- A PARALIZAÇAO PARA A COPA AMÉRICA
* Se o Calendário do futebol brasileiro fosse universal, na próxima quinta-feira o Brasileiro da Série A não entraria em recesso, em plena competição.
Ouvimos e lemos algumas declarações dos técnicos, em especial dos clubes que não andam bem na tabela, de que essa trégua será útil para treinamentos, já que não podem fazê-los por conta de jogos duas vezes por semana.
Uma conversa fiada quando jogam na falta de tempo os péssimos resultados de seus clubes. Obvio que aqueles que estão na ponta da tabela não estão festejando essa parada obrigatória. Suas máquinas que estavam azeitadas poderão sofrer na volta da competição.
Entendemos que essa pausa poderá até ajudar, mas soa como uma muleta. A chance da melhora acaba sendo usada como um objetivo que não irão cumprir. Milagres não irão acontecer em 30 dias, e na volta certamente os bons continuarão bons, e os fracos continuarão fracos.
Já desistimos de falar sobre o calendário, já que a cartolagem sofre calada por conta de problemas financeiros e nada fazem para mudar o sistema.
De uma coisa temos a certeza de que com parada, ou sem parada, o Palmeiras irá continuar galopando, desde que os treinadores que estão satisfeitos com essa, certamente não observaram a dureza do segundo semestre com jogos dia sim, dia não.
Por conta disso as contusões irão aumentar e a dança das cadeiras será impulsionada.
NOTA 4- OS SÓCIOS DO INTERNACIONAL
* O Internacional de Porto Alegre é um verdadeiro fenômeno quanto ao número de sócios pagantes.
No site do clube, no seu Portal da Transparência, foi atualizado os números do quadro social, até o final de abril.
Até 30 de abril eram 120.496, com 103.554 adimplentes.
Em abril de 2018 eram 104.963 com 86.909 adimplentes.
São 93.060 homens e 27.294 mulheres.
É o maior número de associados da história do clube.
NOTA 5- MESSI O DESPORTISTA MAIS BEM PAGO NO MUNDO
* Lionel Messi foi o primeiro desportista mais bem pago do mundo entre junho de 2018 e junho de 2019.
De acordo com a classificação anual divulgada ontem pela Revista Forbes, Messi ocupa pela primeira vez o lugar mais alto do pódio, com um rendimento de 112 milhões de euros, 81,2, ME em salários e prêmios e 31 ME em patrocínios.
Também pela primeira vez o pódio pertence exclusivamente a futebolistas, com o jogador argentino, acompanhado por Cristiano Ronaldo, com 96,3 milhões de euros, e pelo brasileiro Neymar, com 92,7 milhões de euros.
Desde a criação, há 19 anos, deste ranking da Forbes, apenas quatro desportistas figuraram no primeiro lugar: o golfista Tiger Woods por 12 vezes, o pugilista Floyd Mayweather, por quatro vezes, Cristiano Ronaldo, por duas vezes, e agora Messi.
Na lista desse ano, aos três futebolistas seguem-se o pugilista mexicano Saul 'Canelo' Alvarez (83 milhões de euros), e o tenista suíço Roger Federer com uma receita de 82,5 milhões (ME).
No top 10 da classificação entram ainda os jogadores do futebol americano Russell Wilson (79 ME) e Aaron Rodgers (78,8 ME), e os basquetebolistas da NBA, LeBron James (78,6 ME), Stephen Curry (70,4 ME) e Kevin Durant (57,7 ME).
Entre as desportistas femininas, a única que surge na classificação é a tenista norte-americana Serena Williams, com 25,7 milhões de euros, e num distante 63º lugar entre os 100 publicados.
NOTA 6- A DIVERSIDADE DA SÉRIE D
* As duas maiores divisões entrarão de férias por conta dos jogos da Copa América com seleções de baixa qualidade. Enquanto isso as Séries C e D terão a sua continuidade.
A Quarta Divisão terá o início da segunda fase, já no sistema mata-mata, no final da semana. Serão 32 times na busca de quatro vagas para o acesso. Uma total diversidade desde que 19 estados e o Distrito Federal estarão representados.
A Bahia é o estado com mais representantes, com quatro equipes, São Paulo aparece com três. Um fato interessante está relacionado ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina que terão duelos locais e já garantiram uma vaga nas oitavas de final.
Entre os times classificados, a Caldense foi a que teve a melhor campanha na primeira fase, com 16 pontos. O América de Natal somou 14 pontos, dois a menos.
O futebol de Pernambuco classificou dois times, Salgueiro e Central, que jogarão respectivamente contra os times do Fluminense de Feira e Jacuipense.
Até julho quando a competição será finalizada, teremos os 32 clubes hibernando, inclusive os que tiveram sucesso. Isso significa desemprego da grande maioria dos atletas.