* O sábado teve uma overdose de jogos que atenderam a todos os gostos.
Campeonatos da Inglaterra, Espanha, Alemanha, França, Copa do Nordeste, estaduais brasileiros foram vistos nas diversas telinhas.
Assistimos alguns, e vimos um Chelsea cada vez mais campeão da Premier League, derrotando o Arsenal por 3x1, e com uma atuação impecável de Harzard que é o melhor jogador da competição.
Por outro lado o Liverpool de Phillippe Coutinho e Roberto Firmino foi derrotado pelo Hull City que está na zona de degola, pelo placar de 2x0, completando 10 jogos sem vitórias.
O Hull após a chegada do novo técnico o jovem português, Marco Silva, vem se recuperando, com bons resultados sobre os grandes. Na rodada anterior derrotou o Manchester United, impulsionando a sua recuperação na competição.
No Camp Nou, o Barcelona com um Neymar inspirado, mesmo ser fazer gols, derrotou o Athletic de Bilbao por 3x0, com o jogador brasileiro sendo o melhor da partida, fato esse que não acontecia há muito tempo. O jornalismo juvenil ficou emocionado e promete muitas noticias sobre o jogador. A última foi publicada ontem, quando esse de cueca se exercitava para a atenção de Marquezine. Nós merecemos.
Um jogo bem fraco foi o do empate entre o Bayern de Munique e Schalke 04 (1x1), com poucas emoções. Todas essas partidas lotaram os seus estádios.
Depois de bons momentos passamos para a tragédia do futebol de Pernambuco, com mais um ex-clássico das emoções envolvendo o Santa Cruz e Náutico que levou ao Arruda apenas 5.086 torcedores.
O primeiro tempo foi algo tão grotesco que não merece sequer uma linha. Teve um momento em que a bola ficou no ar, sendo rebatida pelos dois times por quase três minutos.
Na segunda etapa o tricolor melhorou um pouco, procurando o ataque e conseguiu o seu gol da vitória. No final o placar de 1x0 foi justo, desde que o alvirrubro ficou nos Aflitos, pois não esteve na partida nenhum minuto.
Mais um evento de futebol sem nada a ser comemorado. O torcedor tricolor saiu satisfeito com a vitória, mesmo com o seu time jogando muito pouco, e o do Náutico pensando no rebaixamento para a Serie C de 2018.
Em Sorocaba, o jogo entre o São Bento e Corinthians, cujo resultado de 1x0 para o alvinegro por conta do apito amigo de Rafael Claus, que marcou um pênalti estranho à seu favor, foi tão ruim quanto ao acontecido no Estádio do Arruda.
Como a temporada está sendo iniciada não se pode exigir demais dos atletas, mas pelo menos que tenham alguma qualidade, fato esse que não conseguimos vislumbrar nesses jogos. Desistimos de assistir outras partidas no período da noite, para evitarmos pesadelos.
NOTA 2- UMA DECISÃO CORRETA DO STJD
* O que já era esperado finalmente aconteceu: CRB e CSA foram intimados e o Campeonato Alagoano foi suspenso, conforme decisão liminar do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Ronaldo Piacente.
Sem dúvida uma medida correta, para quem assistiu as cenas de violência no jogo final do estadual de Alagoas, com a invasão das duas torcidas, protagonizando uma batalha campal, que deixou dois torcedores em coma.
Assistimos o vídeo que na realidade foi chocante. Os dois clubes foram punidos com a perda de mando de campo, primeiro pela 1ª Comissão Disciplinar do TJD-AL. Recorreram e foram ao Pleno desse Tribunal, e também foram derrotados.
Insatisfeitos, os clubes ingressaram no STJD com um recurso, mas não obtiveram sucesso, inclusive o resultado foi unânime. Tudo dentro da legislação esportiva.
Os fatos foram graves, e mereciam uma punição dura e exemplar. Inconformados ingressaram na Justiça Comum e o Juiz concedeu uma liminar favorável, desde que pelo nível da violência cometida pelos torcedores, jamais uma punição como essa poderia ser revogada, dando um habeas corpus aos marginais que cometeram um ato grave e prejudicial ao esporte em geral.
Na realidade CRB e CSA entraram numa rota perigosa, e se insistirem nessa briga correm o risco de uma punição com o afastamento das competições do Circo.
Quem errou tem que pagar. As torcidas organizadas são produtos fabricados nos clubes. O Brasil não pode continuar vivendo no sistema de impunidade, inclusive o futebol.
O STJD teve razão na sua decisão que foi correta para a preservação do esporte, que já encontra-se há muito tempo no processo de avacalhação total.
Vamos imaginar se um fato como esse permanecesse sem uma punição adequada, as portas seriam abertas para a violência em nossos estádios.
Seria o Apocalipse.
NOTA 3- RONALDINHO AQUELE QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO
* Drogba foi para o Corinthians aquele que foi sem nunca ter sido, e o clube pagou um grande mico.
O Coritiba também teve o seu momento do ridículo com a transação de Ronaldinho, que na verdade nunca esteve perto do Coxa.
Essas tentativas nada mais, nada menos, representam a falta de objetivos para os clubes. O time paranaense queria investir no jogador apenas como um produto de marketing, que não joga futebol e não faz gols. Há 15 meses que esse não jogava uma partida.
Perderam um tempo enorme ouvindo as conversas de Assis, irmão do jogador, e todos sabiam que tudo não passava de uma ficção criada. O Coritiba precisa de bons jogadores e o marketing não irá resolver, e sua atual situação não é boa, inclusive no inicio da temporada já é um dos cotados para o rebaixamento em 2017.
Segundo o site oficial do clube, Ronaldinho informou haver uma incompatibilidade entre os compromissos que teria em campo e os que assumiu com o Barcelona, e por isso não aceitaria a proposta do Coritiba.
Por conta dessa comunicação, a diretoria do clube resolveu desistir da contratação, que foi uma peça de ficção e que nunca iria acontecer. Foi como Drogba, aquele que foi sem nunca ter sido.
Quem conhece o atleta e seu irmão Assis sabia que era um jogo de cartas marcadas. Se os clubes querem marketing que contratem a mulher barbada daqueles antigos circos que visitavam as pequenas cidades do interior.
São fatos como esses que mostram de forma clara que os cartolas brasileiros não saíram do jardim da infância.
NOTA 4- OS ESTADUAIS EM SEGUNDO PLANO
* Os clubes que estão disputando a Pré-Libertadores estão colocando em campo os seus times reservas nos estaduais como aconteceu com o Botafogo e Atlético-PR.
Obvio que a Copa Continental tem mais interesse financeiro em jogo do que as competições locais, mas tal fato demonstra de forma clara que essas já estão sendo riscadas dos projetos para a temporada das agremiações.
O Sport na última quinta-feira colocou um time reserva em Salgueiro, no jogo contra o time do mesmo nome por conta da Copa do Nordeste.
Já passou o tempo em que os estaduais era um termômetro para a temporada, mas os números indicam algo bem ao contrário. Os quatro rebaixados na Serie A de 2016 foram Internacional, Santa Cruz, América-MG e Figueirense. Desses, apenas o time de Santa Catarina não conquistou o estadual, numa demonstração que não existe mais essa relação.
Hoje essas competições fazem parte da pré-temporada que nesse ano foi mais curta, quando os treinadores vão testar as suas formações.
Sem duvida é o fim de um ciclo.
NOTA 5- A VENDA DO MANDO DE CAMPO
* O futebol do Amazonas faliu há muito tempo.
Sem bons clubes, sem participações nas divisões principais do Brasil, com um elefante branco consumindo ração do estado, bem longe daquele futebol que conhecemos na década de sessenta.
Não observamos um trabalho para a sua recuperação, e um fato recente assim o demonstra, quando um seu representante na Copa do Brasil, o Princesa de Solimões negociou o mando de campo do seu jogo contra o Internacional de Porto Alegre, que será realizado na cidade de Cascavel no Paraná.
Não sabemos como o nosso Circo de Futebol permite fatos como esse, de um time do Amazonas ir atuar no interior do Paraná, jogando fora a oportunidade de receber um dos grandes clubes do futebol brasileiro, que seria um despertar para os torcedores.
É uma vergonha, que mostra a falta de comando desse futebol entregue ao que de pior existe em nosso país.
Um boa análise geral do futebol internacional e nacional numa abordagem bem equilibrada do sábado futebolístico, das maracutaias, do aspecto disciplinar e da síndrome de Gerson dos clubes sovaqueiras. O futebol do Amazonas não faliu, foi falido pelo Camelódromo Monopolista e seus corruptos associados, incluindo o centurião lagartixa local. As pestes negras das doze tribos conseguiram exterminar para sempre duas glórias do futebol baré, Rio Negro e São Raimundo e todo o futebol da região norte. Um dia ainda pagarão pelos seus crimes de lesa-Pátria.
Comentários
Assine o RSS dos comentários