* Athletico Paranaense e Internacional decidirão o título da Copa do Brasil de 2019. Esta será a segunda vez que dois clubes sulistas irão brigar pelo troféu, encerrando um período de 28 anos.
A primeira vez que dois clubes do Sul disputaram o título da Copa do Brasil foi no ano de 1991, quando o Criciúma se sagrou campeão ante o Grêmio.
O Athletico Paranaense brigará pelo título pela segunda vez. Em 2013, caiu ante o Flamengo. O Inter, por sua vez, foi campeão em 1992, jogando contra o time do Fluminense, mas ficou com o vice diante do Corinthians em 2009.
A campanha do Furacão nessa Copa do Brasil começou nas oitavas de final jogando contra o time do Fortaleza, passou pelo Flamengo nas quartas e chegou ao Grêmio nas semifinais.
O Internacional eliminou a equipe do Paysandu, nas oitavas de final e o Palmeiras nas quartas, e finalmente o Cruzeiro nas semfinais.
Vamos e convenhamos, essa é uma competição com a duração mais curta do mundo, ou seja o campeão jogará apenas quatro partidas.
Só mesmo no futebol brasileiro.
Por outro lado, um fato que não foi comentado pelos analistas de plantão, e está relacionado as folhas salariais dos clubes finalistas, que estão bem abaixo daquelas do Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo e Grêmio, adversários que ficaram no caminho.
Um levantamento feito pelo blog de Jorge Nicola, mostra que o Inter aparece como a 9ª folha entre os clubes da Série A, enquanto o Furacão aparece na 12ª posição.
Ambos estão no contexto do bom e do barato.
NOTA 2- ROGÉRIO CENI E A BOCA DO LOBO
* Rogério Ceni com os lobos que o Cruzeiro tem não terá vida longa como técnico do time. O elenco tem alguns jogadores que estão com pouca bola e muita arrogância, e um deles é Thiago Neves, que após a derrota do time Celeste contra o Coorado contestou as decisões do comandante de forma aberta e explicita.
Foi uma declaração polêmica e desproposital.
Incomodado com a escalação da equipe, o meia não poupou críticas às decisões de Ceni, mesmo sem citar o seu nome.
¨Mudar três ou quatro jogadores é muita coisa, ainda mais quem não vem jogando, no caso de Jadson. Com o primeiro gol o time sentiu".
Ele revelou ainda que o time cruzeirense só soube da escalação pouco antes da bola rolar. " Foi na preleção, duas ou três horas antes do jogo. Acho que é muito em cima. E improvisar três ou quatro jogadores numa decisão é muita coisa", disse.
Pelo que ouvimos, o técnico com poucos jogos sob o seu comando está perdendo o controle, e se não tomar uma posição contra esse jogador, que na verdade está jogando pedra em santo, não irá demorar muito tempo na equipe Celeste.
Rogério Ceni atendeu o convite de um time que vinha caindo aos pedaços, com jogadores veteranos em decadência, pensando em três jogos da Copa do Brasil que iriam glorifica-lo.
Deu no que deu, recebeu uma goleada acachapante do Internacional e assistiu a vaca indo para o brejo.
São coisas do futebol brasileiro.
NOTA 3- A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E O MEDO DOS CLUBES DE FUTEBOL
* Se a reforma da Previdência passar como está proposta, segundo o blog de Lauro Jardim, haverá cartolas sem dormir.
Procuramos ler o projeto que está em debate no Senado, e como bem citou no blog, existe uma proibição para que o governo não conceda refinanciamentos de dividas com prazos superiores a 60 meses.
O Profut, aquele que foi um belo presente aos clubes devedores, no ano de 2015, permitiu às principais agremiações do país parcelar os seus rombos milionários em até 240 meses- obscenos 20 anos. Ainda assim, há clube penando para honrar com o contrato e outros, de menor porte, que foram banidos do programa por inadimplência.
Na realidade a solução para os problemas está na Câmara através do projeto que transforma clubes em empresas.
Se isso não acontecer certamente a vaca não irá para o poste, e sim para o brejo.
NOTA 4- O PROTESTO DOS JOGADORES DO BOTAFOGO
* O Botafogo de Garrincha, Didi, Nilton Santos, Amarildo, Manga e outros tantos, que traziam alegria para os estádios, hoje chora com o que acontece em General Severiano.
O clube da Estrela Solitária era grandioso, não jogava futebol e sim dava aulas com os seus talentos, e que lotava os estádios. Junto com o Santos eram os maiores do Brasil, e entre os cinco do mundo.
Esses jogadores que estão hoje em outra galaxia, estão assistindo o que está acontecendo em sua agremiação, sobrevivendo por conta de vaquinhas, que motivou um protesto dos atuais jogadores.
Insatisfeitos com os atrasos salariais e com a precária situação que os seus funcionários passam, o elenco anunciou, no dia de ontem, antes do treino no Nilton Santos, que não farão mais nenhuma ação de marketing, até que uma solução seja dada para os problemas.
Os lideres do movimento que representaram o grupo, afirmaram que continuarão falando com a imprensa, mas não mostrarão nenhum patrocinador.
Na verdade isso irá agravar mais a vida do clube, desde que os patrocinadores não serão mostrados, e é obvio que irão reclamar.
O Botafogo é um ex-grande do futebol brasileiro que se apequenou, e se não se transformar em uma SAD irá sucumbir em pouco tempo.
Esse é o futebol brasileiro.
NOTA 5- QUANTO VALE O ACESSO?
* O acesso do Náutico, que encara o Paysandu no proximo domingo, além de ser uma conquista esportiva, é uma questão de necessidade.
Obvio que servirá para dar uma resposta a torcida pela continuidade na terceira divisão.
O mais importante é sem a menor duvida a questão financeira que está envolvida. Não temos a certeza que o processo de recuperação financeira do clube, passa pelo retorno à Série B do Brasileiro.
Os recursos da televisão serão de R$ 8 milhões. Na Série C esses não existiram. Por outro lado no tocante as bilheterias, os clubes que estarão envolvidos na competição tem chamamentos melhores, e o mais fundamental é um calendário cheio e garantido até o final do ano.
Por outro lado as portas de novos patrocinadores serão abertas.
As dificuldades não irão acabar, mas pelo menos o clube terá uma nova condição de ter um orçamento mais garantido.
Continuar na atual Série é o mesmo que entrar no inferno de Dante.
NOTA 6- O PARANÁ DE VOLTA AO G4
* Na noite de ontem foi realizado mais um jogo pela 21ª rodada do Brasileiro da Série B, envolvendo o CRB e Paraná, com a vitória do time paranista por 2x1.
Por conta do resultado o Paraná tirou o Sport da 4ª colocação, e assumiu o seu lugar de forma provisória.
A equipe alagoana fez um bom primeiro tempo, jogando bem melhor do que o seu adversário, inclusive abrindo o placar.
Na segunda etapa tudo mudou, o CRB perdeu-se no gramado do Rei Pelé, enquanto o time paranaense tornava-se dono da partida e a desempatou, fechando o placar em 2x1.
O jogo foi de pouca qualidade, com muitos erros de passes, e o menos ruim ganhou. O CRB aos poucos está se distanciando da turma de cima por conta do seu pobre futebol, que piora quando joga como mandante.
O Paraná não merece confiança, hoje está bem situado, mas não demora muito para estar bem distante.
NOTA 7- A PIADA DO DIA
* Quando afirmamos que o Brasil é um pais surreal, em que o rabo balança o cachorro, estamos totalmente certos.
Um fato grotesco aconteceu no dia de ontem, com a nomeação de Ronaldinho Gaucho como Embaixador do Turismo no Brasil.
Segundo a Embratur, a empresa de Turismo do país, o ex-atleta irá ajudar voluntariamente, em diversas campanhas a serem realizadas pelo órgão.
Os Embaixadores do Turismo do Brasil disponibilizarão suas imagens e redes sociais para divulgar as atrações turísticas do país.
Tal nomeação tornou-se uma piada, desde que o Embaixador do Turismo está com seu passaporte retido, e impedido de sair do Brasil, por ter sido condenado por crime ambiental.
Na última segunda-feira, a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, negou o pedido feito por ele para ter seu documento liberado. Recebeu um não.
NOTA 8- DECISÃO FC RECEBE DE VOLTA OS PONTOS TIRADOS
* Em agosto passado, a Comissão Disciplinar do TJD-PE retirou do Decisão F.C dez pontos por conta de uma denuncia da Federação local, que segundo a entidade não teria respeitado o regulamento da competição, no tocante ao limite quantitativo para transferência de jogadores.
O clube recorreu, e o Pleno do Tribunal na noite de ontem por 6x2, colocou o feito à ordem ao retornar os pontos para a equipe da cidade de Bonito, modificando assim a tabela de classificação.
A justiça foi feita.
Comentários
0#1RE: NOTAS AVULSAS —
ANTONIO CORREIA06-09-2019 12:21
JJ: NOTA 5- O blog focou algo bem importante com relação ao acesso do Náutico. Como você escreveu é uma vitória esportiva, mas, o principal é o aumento do patamar financeiro, tornando-a como uma necessidade.
Comentários
Assine o RSS dos comentários