* A 23ª rodada da Série B terá a continuidade na noite desta sexta-feira com dois jogos. O Criciúma recebe o Atlético-GO, e o Sport terá pela frente o América-MG, no horário indecente das 21h30.
O time da Ilha do Retiro vem de uma vitória sofrida no seu último jogo contra a equipe do Figueirense por 2x1, enquanto o Coelho também venceu o seu jogo contra o Criciúma pelo mesmo placar, jogando como mandante.
O Sport é o 3º colocado na tabela de classificação, com 38 pontos, nove a mais do que o adversário que está na 11ª posição, com 29 pontos.
O América tem uma sequência de 10 rodadas de invencibilidade, com um aproveitamento de 70,37%, enquanto o Leão tem sete rodadas sem uma derrota, com 59,26%.
No returno a campanha do Sport é melhor com 7 pontos ganhos, e o time mineiro com 5. Como visitante o Coelho tem um aproveitamento de 42,42%, enquanto o Rubro-negro tem 59,2% como mandante.
Pela recuperação do América-MG na competição, saindo da lanterna e chegando a 11ª posição com uma diferença de seis pontos para o 4º colocado, o Botafogo-SP, o jogo não será fácil para o Sport que é o favorito, mas se repetir o que aconteceu em Santa Catarina terá dificuldades para somar os três pontos, desde que o seu adversário cresceu na temporada.
NOTA 2- OS "MENINOS" DE CARILLE
* O baile que o Corinthians levou em Itaquera no jogo contra o Independiente del Valle- Equador, e as vaias da torcida do Alvinegro no pós jogo, deixaram o técnico corintiano, Fabio Carille, sem palavras para justificar o injustificável.
Terminou dizendo que faltou um time mais "cascudo" para suportar um jogo de ¨imposição física¨. Na derrota de 2x0 o Corinthians usou seis jogadores com 30 anos ou mais, e somou uma média de idade de 28,9 anos. Muita casca com pouca produtividade.
O Del Valle, por sua vez, usou no time titular apenas dois jogadores com 30 anos ou mais, com uma média de idade de 26,2 anos. Normalmente essa é de 25 anos.
O time equatoriano tem em seu elenco 50% de atletas oriundos da base do clube. A formação de atletas tem sido um dos principais objetivos do Del Valle desde 2007, quando foi comprado por um grupo de empresários.
Foi implantado um modelo de negócios com quatro pilares: a gestão empresarial, trabalho de formação de atletas, infraestrutura e gestão de talentos. Em apenas quatro anos sob essa administração o clube pulou da terceira divisão para a primeira em 2010.
Atualmente, 120 jogadores das categorias de base moram, treinam e estudam no centro de treinamento. Todos recebem uma formação acadêmica oferecida desde 2014, com uma parceria com o Ministério de Educação do Equador.
Trocou o seu nome para Clube de Alto Rendimento Especializado Independiente Del Valle. 30% do seu orçamento anual é investido na formação de valores.
Esse é o retrato de um time que deu um baile em um bam-bam-bam nacional, que desconhecia a sua realidade.
Um trabalho perfeito e com as finanças em dia.
NOTA 3- FLAMENGO ARTICULA COM O GOVERNO CONTRA O PROJETO CLUBE-EMPRESA
* O Flamengo que é dono da maior torcida do Brasil, e um dos clubes mais organizados no sistema futebol, está articulando com o governo a derrubada do projeto do clube-empresa, apoiado por Rodrigo Maia e relatado pelo deputado Pedro Paulo.
Na verdade o projeto representa o retrocesso no tocante aos clubes que já ajustaram suas contas. Isso porque prevê uma ajuda para agremiações com problemas financeiros graves, com uma outra renegociação fiscal com condições vantajosas, ou mesmo indecentes para quitar débitos privados.
Estão se aproveitando de um mudança importante como a abertura para o clube empresa, com atos não institucionais. Qualquer coisa que seja do gosto do Circo, tem uma vaca no poste.
Representantes do clube da Gávea e o alto escalão da Secretaria Nacional de Esportes reuniram-se ontem em Brasília tratando do assunto.
O Flamengo é contra o projeto e está trabalhando nos bastidores o apoio de outros clubes para que outro texto seja apresentado à Câmara.
Segundo o blog de Lauro Jardim, o governo já tem pronto o esboço do novo projeto, mas prevê que sua tramitação levará mais de um ano, ao contrário do projeto de Pedro Paulo que Rodrigo Maia quer ver aprovado em 30 dias.
A cartolagem brasileira não se emenda, e sempre procurando tirar proveito de tudo. Não se pode mais acobertar o que os gestores incompetentes fizeram com seus clubes.
NOTA 4- AS ESTATÍSTICAS DA LIGA DOS CAMPEÕES
* Vimos as estatísticas dos principais jogos da abertura da Liga dos Campeões, e em todos os números são excepcionais, mostrando bem a qualidade e seriedade do futebol europeu.
O que mais nos chamou a atenção foi o do encontro entre o Napoli e o Liverpool. Todos os encontros tiveram poucas faltas e com o tempo de bola correndo acima de qualquer média.
Não existem simulações para ganhar tempo. Na verdade um outro mundo.
Como exemplo temos o jogo do Napoli e Liverpool que foi a melhor entre todas.
Por incrível que pareça, a primeira falta só foi acontecer aos 26 minutos do jogo e o primeiro tempo terminou com apenas três faltas. Na etapa final, foram 12 . Um total de 14 faltas.
O índice de acerto de passes dos dois times, cada um com 84% em mais de 500 para cada lado.
Enquanto isso no Brasil as faltas fazem parte do contexto do futebol. São tantas que tem jogos que superam a casa dos quarenta.
Por outro lado a bola correndo tem uma média hoje em nosso futebol de 50%. Os outros 50% são desperdiçados com faltas, simulações, atendimentos aos jogadores.
No jogo decisivo da Copa do Brasil, entre o Internacional e Athletico, nos primeiros 20 minutos tivemos apenas 28% de bola correndo.
Só iremos chegar no nível europeu daqui há duzentos anos.
NOTA 5- A CARAVANA DA MISÉRIA E A SÉRIE A 2 DO PE
* O Globo Esporte.com divulgou um resumo dos números da Série A-2 do Campeonato Pernambucano até o fim da primeira fase.
Os camelos da Caravana da Miséria visitaram os estádios onde foram realizados os jogos, e ficaram com mais sede, desde que nem água tinha para tomar.
A média do público é de 347 torcedores pagantes.
O Retrô, foi o que levou mais ¨torcedores¨ aos seus jogos, com uma média de 3.771. Na verdade nem o dono do time torce por esse, desde que ele diz que é um adepto do Sport, e os que vão aos seus jogos são torcedores de aluguel, com direito aos ingressos, ônibus para locomoção e um sanduiche de mortadela.
Assim não vale.
A cidade de Limoeiro que sempre acolheu um bom público, é o que recebeu menos torcedores.
Nas quatro partidas, o Centro Limoeirense registrou apenas 363 testemunhas, uma média de 90 por jogo. Situação bem parecida com a do 1º de Maio, em Petrolina, que apresenta uma média de 93 torcedores por jogo.
O menor público da primeira fase foi em Caruaru, quando Ipojuca e Íbis se enfrentaram pela última rodada. Apenas dois pagantes e uma renda de R$ 20.
Para o bem da verdade soubemos que não tinha nenhum torcedor, e na preparação do movimento financeiro para que não ficasse em branco colocaram a venda de dois ingressos.
Qual a razão do Ipojuca e Ibis jogarem em Caruaru?
Nem Freud poderia explicar.
Essa é a cara de uma Segunda Divisão que dará duas vagas para a maior, com clubes sem torcedores, sem as condições financeiras, e acumulando prejuízos.
Esse é o futuro de nosso futebol?
Uma vergonha.
NOTA 6- SANTOS GOLEIRO DO ATHLETICO-PR FOI DO PORTO DE CARUARU
* O goleiro Santos que foi um dos destaques na conquista do título da Copa do Brasil pelo Athletico Paranaense, é paraibano de Campina Grande, e começou no futebol nas bases do Porto de Caruaru em 2006, permanecendo até 2008.
Nesse ano participou pelo clube caruaruense da Copa São Paulo de Juniors, quando foi contratado pelo Furacão do Paraná, e depois da saída de Weverton em 2017 para o Palmeiras assumiu a titularidade onde permanece até hoje.
O Sport terá de fazer um jogo de pressão total contra o América hoje. Terá que marcar no campo do adversário para que este não venha a "gostar do jogo" - como dizia o saudoso "Mário Sérgio" Pontes de Paiva. Se deixar o time mineiro à vontade, teremos um jogo com muito sofrimento. O América vem embalado por uma sequência de 10 jogos sem derrotas e, por isso, o Sport terá de fazer diferente do que os adversários do time mineiro fizeram nesses 10 jogos. Cabe a Guto Ferreira assistir os últimos jogos e procurar os pontos fracos do adversário para saber explorar e, sobretudo, TER CUIDADO COM OS CONTRA-ATAQUES E BOLAS PARADAS do América. Se anular essas principais armas do time mineiro, teremos grandes chances de sair com uma vitória fundamental para a consolidação do Sport no G4 e para a busca pelo líder do campeonato. Por fim, o time tem que continuar com a mentalidade "FUTEBOL COLETIVO" que vem sendo jogado nos últimos 2 jogos, onde todos marcam e todos apoiam; onde todos procuram ajudar o companheiro, SOBRETUDO NA HORA DE DAR UMA ASSISTÊNCIA PARA QUEM ESTIVER MELHOR POSICIONADO. Só assim o time conseguirá decolar de vez no campeonato e enfim sonhar com o acesso ou algo mais.
Comentários
Terá que marcar no campo do adversário para que este não venha a "gostar do jogo" - como dizia o saudoso "Mário Sérgio" Pontes de Paiva.
Se deixar o time mineiro à vontade, teremos um jogo com muito sofrimento.
O América vem embalado por uma sequência de 10 jogos sem derrotas e, por isso, o Sport terá de fazer diferente do que os adversários do time mineiro fizeram nesses 10 jogos.
Cabe a Guto Ferreira assistir os últimos jogos e procurar os pontos fracos do adversário para saber explorar e, sobretudo, TER CUIDADO COM OS CONTRA-ATAQUES E BOLAS PARADAS do América.
Se anular essas principais armas do time mineiro, teremos grandes chances de sair com uma vitória fundamental para a consolidação do Sport no G4 e para a busca pelo líder do campeonato.
Por fim, o time tem que continuar com a mentalidade "FUTEBOL COLETIVO" que vem sendo jogado nos últimos 2 jogos, onde todos marcam e todos apoiam; onde todos procuram ajudar o companheiro, SOBRETUDO NA HORA DE DAR UMA ASSISTÊNCIA PARA QUEM ESTIVER MELHOR POSICIONADO.
Só assim o time conseguirá decolar de vez no campeonato e enfim sonhar com o acesso ou algo mais.
Assine o RSS dos comentários