* Em outros tempos um encontro entre Vitória-BA e Sport chamava a atenção pela rivalidade. Hoje os Leões estão diferentes.
Ambos estão na Série B, um em uma excelente situação com as chuteiras dentro da Série A de 2020, no caso do Sport, e o outro sendo abraçado pela Caetana que está ansiosa para ceifa-lo, no caso do Vitória-BA.
O time da Ilha é o 3º colocado na tabela de classificação com 44 pontos (56,67%), enquanto o da Boa Terra é habitante da zona perigosa, no 18º lugar, com 25 (33,3%). Uma diferença de 19 pontos.
Nas últimas dez rodadas da competição o Sport conseguiu 18 pontos (66,67%), enquanto rival baiano conquistou apenas 8 (21,63%).
Como mandante, o Vitória-BA tem um médio aproveitamento de 44,4%, enquanto o Leão pernambucano como visitante tem 55,56%.
No returno, em 7 jogos o Sport teve um aproveitamento de 72,2% e o rubro-negro baiano obteve 27,7%.
Assistimos alguns jogos do Vitória-BA e sem duvida é um time com pouca qualidade, e que não apresenta nada de algo para vislumbrarmos um futuro melhor.
Os números mostram de forma clara que as diferenças entre os Leões são grandes e que o de Pernambuco é favorito nesse jogo. A única esperança para o da Bahia é que prevaleça a antiga rivalidade e que poderá levantar a autoestima do time.
NOTA 2- FUTEBOL BRASILEIRO ESTÁ NA UTI
* O secretário especial de Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil, disse em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, que o futebol brasileiro está na UTI que existe preocupação do governo com a situação.
Como exemplo, ele citou especificamente o caso do Figueirense que vive crise financeira e administrativa. Na verdade o time catarinense é apenas um entre dezenas de clubes que estão respirando por aparelhos. Hoje temos 40% de times quebrados, 40% que estão caminhando para a quebra, e 20% que ainda respiram.
Para ele, a melhor solução é profissionalizar a administração dos clubes de futebol para garantir o futuro do esporte.
A profissionalização é muito importante, mas o grande problema do futebol está na legislação esportiva brasileira, que tornou-se arcaica, necessitando de uma reformulação, que passa pelo processo eleitoral do Circo Brasileiro de Futebol que é imoral e continuísta.
O Projeto de mudanças que está no Congresso está sendo administrado pela cúpula que comanda esse esporte no Brasil, e fica bem claro que esse irá atender o que essa deseja.
Profissionalização tem que ser através de uma Liga, de um projeto de formação aliado às escolas, como acontece em boa parte do mundo.
O General Décio Brasil entende muito bem dos esportes olímpicos, onde é mestre, mas de futebol está bem distante da realidade, que realmente é trágica.
NOTA 3- O CRUZEIRO LEVARIA 200 ANOS PARA PAGAR OS SEUS DÉBITOS
* Um estudo feito pela consultoria legislativa da Câmara à pedido do relator do projeto que regulamentará o clube empresa, deputado Pedro Paulo, do Rio de Janeiro, apontou que o tempo médio para que os clubes possam quitar as suas dívidas é de 10 anos.
A análise foi feita na contabilidade de 19 times (sendo 16 da Série A deste ano) referente ao ano de 2018.
Existem casos dramáticos, como o do Santos e Chapecoense, que pelos números jamais conseguiriam pagar os seus passivos. Por sua vez, o Cruzeiro levaria mais de 200 anos, o Botafogo vem logo em seguida com 34 anos para pagar a quem deve.
O Flamengo segundo os cálculos, é o que precisa apenas de três anos. Por sua vez, Vasco e Fluminense, estão mais perto da média, com 6 e 9 anos, respectivamente.
O estudo conclui que apesar das dividas, o mercado do futebol no Brasil é promissor aos investidores estrangeiros. O tempo estimado para o SPORT é de 10 anos.
Obvio que esse estudo deve ter previsto que os clubes não terão mais débitos no período estimado, o que não será realidade.
Para que se tenha uma ideia, ao menos 18 equipes da Série A e B criaram uma dívida de mais de R$ 100 milhões após o refinanciamento através do Profut.
* Fonte dos dados: O Globo.
NOTA 4- VIROU MODA
* Invadir os campos de treinamentos dos clubes pelas organizadas virou moda.
O clima do Botafogo não é bom,principalmente depois das três derrotas seguidas no Brasileiro. A sede do clube, em General Severiano, amanheceu com os muros pichados com frases de protestos e ameaças.
Na tarde de ontem, um grupo de desocupados que se dizem torcedres resolveram imitar os colegas de bandidagem do Fluminense e Cruzeiro, invadiram o treinamento do time.
Tiveram um bate-boca com o técnico botafoguense, Eduardo Barroca. O gerente de futebol do alvinegro solicitou a saída dos malandros, mas não foi atendido.
Entraram pelo portão de acesso destinado aos jornalistas.
Esse processo é como uma doença contagiosa, e vai passando para os clubes que estão com problemas na competição.
Já mostramos várias vezes que o futebol brasileiro está sendo destruído pelas organizações criminosas, que tomaram conta do pedaço.
Até quando iremos suportar invasões como essas?
NOTA 5- LISCA REJEITADO PELA TORCIDA DO CEARÁ
* O Ceará tentou tirar Argel Fucks do CSA e não conseguiu. O técnico já renovou o seu contrato para a temporada de 2020.
O plano A era Lisca que já comandou o time cearense, mas a rejeição da torcida com a "#Lisca Não" invadiu as redes sociais, mudando os planos do alvinegro cearense.
Esse era o favorito para dirigir o time, por ter participações importantes nas suas duas passagens anteriores pelo clube, tendo o salvado do rebaixamento. No entanto a torcida que o idolatrava, agora não aceitou tê-lo de volta.
A diretoria passou para o plano C, e estava negociando com Jair Ventura, mas no final da noite contratou Adilson Batista. Até Guto Ferreira foi sondado.
O mundo do futebol é assim. Lisca que já foi o rei da torcida alvinegra, perdeu a sua majestade.
NOTA 6- A TABELA SEM ASTERISCOS
* Os dois jogos da 21ª rodada que foram adiados, aconteceram na noite de ontem.
A Chapecoense recebeu a visita do Corinthians, e o Atlético-MG em casa enfrentou o Vasco.
O alvinegro paulista venceu por 1x0, em um jogo tão ruim e sem nenhum destaque individual. Com esse resultado somou 41 pontos, com a mesma situação do Santos, mas perde pelo número de vitórias.
O gol corintiano foi marcado por Danilo Avelar, de cabeça, de bola parada, no início da segunda fase.
A Chapecoense a cada rodada aumenta o buraco onde se encontra e dificilmente conseguirá escapar da Caetana.
Sobre o jogo não temos nada a dizer, posto que na realidade esse não existiu.
Por outro lado, tivemos um outro jogo fraco, mas a vitória do Vasco com o desempate nos acréscimos foi justa, desde que foi o menos ruim entre os ruins.
O Atlético mostrou-se um time sem organização, com erros de passes gritantes, e apesar de ter saído à frente do placar sucumbiu pela persistência dos vascaínos.
Os asteriscos sumiram na tabela de classificação.
O futebol brasileiro não serve nem para asisti-lo nas poltronas.
Duas peladas inferiores aos jogos da Suburbana de Coritiba.
NOTA 7- UM PLACAR INJUSTO PARA O FLAMENGO
* O primeiro tempo do Flamengo em seu jogo contra o Grêmio foi de um dominio total. O tricolor gaúcho não viu a cor da bola. O número de oportunidades criadas era para ser uma goleada. Duas bolas balançaram as redes gremistas e que foram invalidadas pelo VAR.
Jesus deu um banho em Renato.
No segundo tempo a equipe gremista melhorou, subiu mais o seu jogo e Diego Alves fez duas bonitas defesas. Apesar disso o Flamengo em uma jogada do verdadeiro futebol, terminou com um belo cruzamento de Arrascaeta para a cabeça de Bruno Henrique que colocou a bola na redes do tricolor.
O rubro-negro voltou a dominar a partida, teve chances de aumentar o placar, mas no final do jogo o Grêmio conseguiu empatar.
A tática de Renato Portaluppi foi de intimidar com a violência as peças fundamentais do time da Gávea, e o escolhido foi a sua alma, Gerson, que sofreu uma falta violenta, tentou continuar na partida e não conseguiu.
O único erro do arbitro foi o de não expulsar o gremista por tal falta.
No final do encontro ficamos convictos que a diferença técnica entre Flamengo e Grêmio tem uma distância igual a da Terra para a Lua.
JJ: NOTA 7- O FLAMENGO TEVE MOMENTOS DO BM FUTEBOL, COM A TROCA DE PASSES E TABELAS ENTRE OS JOGADORES. O AMIGO TEM RAZÃO O GRÊMIO APELOU PARA A VIOLÊNCIA.
Os jogadores do Sport terão de ter a consciência de que será um jogo difícil, pois o Vitória virá "com a faca nos dentes" para derrotá-los O Sport não pode entrar em campo achando que, em razão de o adversário se encontrar numa posição ruim na tabela, o jogo será fácil. É só se colocarem na situação deles. Se fosse o Sport que estivesse lutando contra um rebaixamento, como eles entrariam em campo? Seria mais um jogo ou seria o jogo da vida deles? Portanto, muita atenção, seriedade e vontade de vencer hoje. Só assim para sairmos com um bom resultado de Salvador. Boa sorte ao Sport!
Comentários
O Sport não pode entrar em campo achando que, em razão de o adversário se encontrar numa posição ruim na tabela, o jogo será fácil.
É só se colocarem na situação deles. Se fosse o Sport que estivesse lutando contra um rebaixamento, como eles entrariam em campo? Seria mais um jogo ou seria o jogo da vida deles?
Portanto, muita atenção, seriedade e vontade de vencer hoje. Só assim para sairmos com um bom resultado de Salvador.
Boa sorte ao Sport!
Assine o RSS dos comentários