* Nos dois últimos jogos do Sport tivemos dois empates.
A Gutempatite voltou com todo o vigor, e na noite de ontem no Rei Pelé, o rubro-negro completou o seu 13º jogo com resultados iguais. Perdeu nessa brincadeira 26 pontos, e ganhou apenas 13.
Aliás, se a competição fosse um pouco melhor, o Leão não estava na situação em que se encontra, praticamente garantido na Série A de 2020, e sim brigando no meio da tabela.
O time é ruim, e o maestro pior do que o soneto.
Mesmo o Sport perdendo um pênalti, o placar de 1x1 foi injusto para o CRB, que esteve melhor durante o jogo. O ponta Allison Farias deu um baile na defesa do time da Ilha do Retiro.
Se a equipe alagoana tivesse peças melhores teria ganho o jogo, desde que o adversário estava totalmente desentrosado e correndo apenas atrás da bola.
O resultado final foi uma vitória para o rubro-negro e uma derrota para o time alagoano.
No outro jogo, o São Bento atropelou o time do Vila Nova pelo placar de 3x1.
NOTA 2- OS MARGINAIS E O FUTEBOL BRASILEIRO
* O futebol brasileiro está sendo destruído por marginais fantasiados de torcedores.
Esses brigam nos estádios inclusive entre os de uma mesma torcida. Brigam nas ruas antes e depois dos jogos, invadem as sedes e Centros de Treinamentos dos clubes.
No último sábado, um pouco antes do início da partida entre São Paulo e Fortaleza, vestidos com a camisa tricolor esses passaram do limite, o de protestar em frente da residência de Leco, presidente do tricolor do Morumbi.
Não respeitaram a sua privacidade, como a de sua família, além dos vizinhos que assistiram essas cenas grotescas.
Obvio que protestos devem ocorrer, mas no âmbito da atuação do dirigente, ou seja, em jogos de futebol, ou às portas das sedes dos clubes, e de maneira pacifica.
Ficar à frente de uma residência com ameaças, palavras grosseiras, é crime, e deveria ser encaminhado um boletim às autoridades para as devidas providências.
Para complementar tal fato fizeram vídeos que foram postados nas redes sociais mostrando as suas bravatas.
Procedimentos como esse só poderia partir de uma escória fardada de torcedores.
Hoje dificilmente uma pessoa de bem aceita participar dos quadros diretivos de um clube.
Uma vergonha.
NOTA 3- UMA RODADA DOS VISITANTES
* A 23ª rodada da Série A foi atípica com apenas duas vitórias dos mandantes, contra 3 empates e cinco dos visitantes.
A média de público ficou estabilizada em 21.122 pagantes por jogo, para um total de 200.473 torcedores.
O Flamengo foi o grande vencedor da rodada ao somar 5 pontos, três do seu jogo e dois do Palmeiras. A diferença para o vice-líder é de 5 pontos.
O returno tem sido pródigo para o Goiás, que depois de dois 6x1, conseguiu nas 4 rodadas 12 pontos, ficando à frente do Flamengo. Não levou um único gol.
Quem estava na zona da Caetana hoje aparece na primeira página da tabela, com 33 pontos, deixando para longe a briga contra a foice da degola, e complicando as vidas de Fluminense, Ceará e Cruzeiro.
Embora faltando 15 rodadas para o final da competição, a posição do time goiano está em um mar tranquilo, com 11 pontos de diferença para o CSA, o primeiro da zona perigosa. O mais interessante é que no final do turno eram três. O Goiás já venceu três adversários diretos, Fluminense, Cruzeiro e Ceará.
A situação do time Celeste é trágica, com apenas 20 pontos, no 18º lugar, com uma diferença de três pontos para o Ceará, o primeiro de fora da zona do perigo.
Serão 45 pontos em disputa, mas não temos duvida que a luta será pelas vagas da Libertadores, desde que o título está encaminhado para o Flamengo que está galopando na raia.
O rubro-negro tem 78,3% de chances, o Palmeiras, 14,2%, Santos, 5,2% e Corinthians, 3,4%. Uma barbada devolvendo o dinheiro.
No rebaixamento, a Chapecoense não irá escapar, com 90,2% para a sua queda, seguido pelo Avaí, 89,2%, Cruzeiro, 65,3%, CSA, 49,4%, Ceará, 41,3%, Fortaleza, 33,4% e Fluminense, 20,7%.
NOTA 4- ONDE ESTÃO OS GOLS DE FALTAS NO BRASILEIRO?
* No último domingo assistimos um belo gol de falta cobrada por Lionel Messi na vitória do Barcelona sobre o Sevilla, e de imediato pensamos no Brasileiro de 2019, no qual já assistimos dezenas de jogos, e não tivemos o prazer de ver uma bola vazando as redes na cobrança de faltas.
Existe um precariedade total de especialistas nesse setor.
Os batedores estão aposentados.
Por outro lado o gol de Messi aumentou sua contagem no Barcelona para 604 tentos, e muitos desses foram iguais ao de domingo.
Segundo o site Goal, esse número o coloca a 40 gols de ultrapassar Pelé que tem 643 pelo Santos, e assim bater o recorde do brasileiro em gols por clubes.
O meia portenho já tinha superado o alemão Gerd Muller na tabela de artilharia por equipe em 2018, só restando Pelé, que tinha um número quase impossível de ser batido. Nesse ano o brasileiro era o único à sua frente, com 77 gols de distância (643).
Na próxima temporada, Lionel Lessi estará comemorando mais um feito em sua carreira.
NOTA 5- TÉCNICO BRASILEIRO FOI DEMITIDO DO COMANDO DO LYON
* O Lyon, time francês que está disputando a Liga dos Campeões, anunciou ontem, a demissão do técnico brasileiro Sylvinho, que era assistente do Encantador de Jornalistas, Tite, da seleção Circense.
Na verdade esse não tinha a menor experiência como treinador, e entrou nessa aventura por conta de Juninho Pernambucano, que é o executivo desse time.
O clube francês informou ainda que Gerard Baticle irá assumir de forma temporária o lugar.
A demissão de Sylvinho está ligada ao mau inicio de temporada do time, onde em 11 jogos conquistou três vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
O Lyon está na 14º posição do campeonato francês.
NOTA 6- O "CLARO E ÓBVIO"
* Para Leonardo Gaciba chefe de arbitragem do Circo, "não foi um erro claro e óbvio", com relação ao pênalti marcado para o Cruzeiro contra o Internacional com o auxilio do VARGONHA.
Gaciba deveria ser filósofo e não o chefe da arbitragem nacional.
Pelo seu entendimento, erro não é mais erro, desde que para ser marcado precisa ser claro e óbvio.
Na minha terra erro é erro, e o certo é certo.
É óbvio que não houve o pênalti que Wagner Magalhães esperou pelo VAR para resolver, desde que tinha acertado sem o vídeo.
É obvio que tinha uma vaca no poste esperando o apito.
NOTA 7- UM GRANDE SER HUMANO
* Sadio Mané, uma das estrelas do Liverpool publicou uma postagem que mostra de forma clara que é um grande ser humano.
"Para que, por que eu quero 10 Ferraris, 20 relógios de diamantes ou 2 aviões? O que eles farão por mim e pelo mundo?
Sofri fome, trabalhei no campo, sobrevivi às guerras, joguei futebol descalço, não tinha educação e muitas outras coisas, mas hoje com o que ganho graças ao futebol, posso ajudar o meu povo. Eu construí escolas, um estádio, fornecemos roupas, sapatos, alimentos para pessoas de extrema pobreza. Além disso, dou 70 euros por mês a todas as pessoas de uma região muito pobre do Senegal que contribuem para a economia familiar.
Não preciso de carros de luxo, mansões luxuosas, viagens e muito menos aviões; prefiro que os meus recebam um pouco que a vida me deu¨.
Solicitamos dos nossos visitantes que o comparem com um brasileiro que joga futebol, e sua vida.
JJ. NOTA 1- Estou achando que o amigo vai errar quando afirma que o Sport estará na Série A de 2010. Se continuar nessa pisada com a Gutempatite terá problemas pela frente. O time é muito desorganizado.
Neymar nunca vai ser escolhido o melhor jogador do mundo por causa da sua mentalidade infantil, sem responsabilidade social e sem compromisso com o esporte. Messi e Cristiano Ronaldo estão sempre disputando a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo porque levam o esporte a sério. Além disso, ambos têm obras sociais que não divulgam por não fazerem em busca de "seguidores" ou de "likes" nas redes sociais, mas sim por caridade mesmo, por responsabilidade social. Claro que eles se divertem nos momentos de folga. A diferença é que são homens (com H maiúsculo) de família; ao passo que Neymar é um "adolescente" mimado e deslumbrado que precisa ostentar que tem um jatinho de cem milhões de reais, ou um Iate de 30 milhões de reais ou que ficou com 8 mulheres diferentes em um mês. Sadio Mané não tem a habilidade ou a técnica de Neymar. Mas Mané poderá chegar a ser o melhor do mundo porque é profissional (com P maiúsculo) e consciente da sua responsabilidade social, sobretudo com os seus conterrâneos. No final, o "esperto" brasileiro é o verdadeiro "mané" e o Mané é quem se mostra inteligente. Por isso é que este está mais próximo de vir a se tornar o melhor do mundo.
Falar o quê do Sport? Que é um time que sempre abre o placar, mas deixa o adversário empatar. Que não sabe "matar o jogo", porque não sabe abrir 2 ou 3 gols de vantagem. Que sempre entra desligado ou apático no 1º tempo. Isso todos já sabem. Vou fazer algumas observações que servirão para reflexão.
1º) O gol do Sport iniciou-se num toque de primeira de Hernani para Pedro Carmona, que também repassou de primeira para Guilherme. Depois que Hernani parou de querer carregar a bola nos pés e passou a tocar de primeira, as jogadas do Sport passaram a fluir e o ataque passou a produzir um pouco mais.
2º) Pedro Carmona ainda precisa de ritmo de jogo, pois não está rendendo tudo o que pode. Se tiver um pouco mais de movimentação, poderá ser o meia de criação do Sport. Em que pese ainda não aguentar participar de um jogo inteiro, mas poderia ter ficado até os 30 minutos do segundo tempo. Ele faz falta nas bolas paradas, pois são muito perigosas.
3º) Wilian Farias fez de tudo para "entregar o ouro" ao bandido ontem. Ele prende muito a bola e atrapalha as jogadas de contra-ataque do Sport. 1º Volante não é para carregar a bola. É para desarmar e tocar rápido para os laterais e para os homens da frente. Quando prende a bola, a defesa encurta a marcação nos jogadores da frente e aí dificulta para o Sport criar jogadas ofensivas. É o que vem acontecendo nos dois últimos jogos. Além disso, ele errou passes que quase custaram um gol a favor do adversário. Se continuar assim, prendendo a bola e entregando bolas "quadradas" para os jogadores da frente, vai parar no banco de reservas (como estava no São Paulo).
4º) Yuri precisa voltar urgentemente ao ataque do Sport, pois Yan está se mostrando um "Ezequiel piorado". Só procura individualizar, sem produzir nada no ataque, quando o seu papel é o de "alimentar" Hernani com assistências. Além disso, Yuri é muito mais ofensivo, mais objetivo e mais regular do que Yan, que é muito novo e oscila bastante. O retorno do Yuri dará mais poder ofensivo ao Sport nessa reta final de campeonato.
5º) A bola parada defensiva do Sport continua ruim. A zaga perdeu quase todas as divididas aéreas na defesa. Ou Guto corrige esses erros, ou vamos sofrer novamente com empatites fora e na Ilha do Retiro.
6º) Por fim, essa competição interna entre Guilherme e Hernani pela artilharia do campeonato não está fazendo bem ao "Brocador". Já não esteve muito bem contra o Vitória e ontem perdeu um penalty porque deve estar sentindo a pressão de Guilherme fazendo gols e alcançando ele na artilharia. Cabe ao treinador definir que o homem-gol é o Brocador e ponto final.
São os erros que o Sport têm de corrigir se quiser se consolidar no G4.
Comentários
Messi e Cristiano Ronaldo estão sempre disputando a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo porque levam o esporte a sério. Além disso, ambos têm obras sociais que não divulgam por não fazerem em busca de "seguidores" ou de "likes" nas redes sociais, mas sim por caridade mesmo, por responsabilidade social.
Claro que eles se divertem nos momentos de folga.
A diferença é que são homens (com H maiúsculo) de família; ao passo que Neymar é um "adolescente" mimado e deslumbrado que precisa ostentar que tem um jatinho de cem milhões de reais, ou um Iate de 30 milhões de reais ou que ficou com 8 mulheres diferentes em um mês.
Sadio Mané não tem a habilidade ou a técnica de Neymar.
Mas Mané poderá chegar a ser o melhor do mundo porque é profissional (com P maiúsculo) e consciente da sua responsabilidade social, sobretudo com os seus conterrâneos.
No final, o "esperto" brasileiro é o verdadeiro "mané" e o Mané é quem se mostra inteligente. Por isso é que este está mais próximo de vir a se tornar o melhor do mundo.
Que é um time que sempre abre o placar, mas deixa o adversário empatar.
Que não sabe "matar o jogo", porque não sabe abrir 2 ou 3 gols de vantagem.
Que sempre entra desligado ou apático no 1º tempo.
Isso todos já sabem.
Vou fazer algumas observações que servirão para reflexão.
1º) O gol do Sport iniciou-se num toque de primeira de Hernani para Pedro Carmona, que também repassou de primeira para Guilherme.
Depois que Hernani parou de querer carregar a bola nos pés e passou a tocar de primeira, as jogadas do Sport passaram a fluir e o ataque passou a produzir um pouco mais.
2º) Pedro Carmona ainda precisa de ritmo de jogo, pois não está rendendo tudo o que pode. Se tiver um pouco mais de movimentação, poderá ser o meia de criação do Sport.
Em que pese ainda não aguentar participar de um jogo inteiro, mas poderia ter ficado até os 30 minutos do segundo tempo. Ele faz falta nas bolas paradas, pois são muito perigosas.
3º) Wilian Farias fez de tudo para "entregar o ouro" ao bandido ontem. Ele prende muito a bola e atrapalha as jogadas de contra-ataque do Sport.
1º Volante não é para carregar a bola. É para desarmar e tocar rápido para os laterais e para os homens da frente. Quando prende a bola, a defesa encurta a marcação nos jogadores da frente e aí dificulta para o Sport criar jogadas ofensivas. É o que vem acontecendo nos dois últimos jogos.
Além disso, ele errou passes que quase custaram um gol a favor do adversário. Se continuar assim, prendendo a bola e entregando bolas "quadradas" para os jogadores da frente, vai parar no banco de reservas (como estava no São Paulo).
4º) Yuri precisa voltar urgentemente ao ataque do Sport, pois Yan está se mostrando um "Ezequiel piorado". Só procura individualizar, sem produzir nada no ataque, quando o seu papel é o de "alimentar" Hernani com assistências.
Além disso, Yuri é muito mais ofensivo, mais objetivo e mais regular do que Yan, que é muito novo e oscila bastante.
O retorno do Yuri dará mais poder ofensivo ao Sport nessa reta final de campeonato.
5º) A bola parada defensiva do Sport continua ruim. A zaga perdeu quase todas as divididas aéreas na defesa.
Ou Guto corrige esses erros, ou vamos sofrer novamente com empatites fora e na Ilha do Retiro.
6º) Por fim, essa competição interna entre Guilherme e Hernani pela artilharia do campeonato não está fazendo bem ao "Brocador".
Já não esteve muito bem contra o Vitória e ontem perdeu um penalty porque deve estar sentindo a pressão de Guilherme fazendo gols e alcançando ele na artilharia.
Cabe ao treinador definir que o homem-gol é o Brocador e ponto final.
São os erros que o Sport têm de corrigir se quiser se consolidar no G4.
Assine o RSS dos comentários