blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O RESCALDO DA 28ª RODADA DA SÉRIE B

* A média de público na 28ª rodada melhorou com relação a anterior, ao colocar nos estádios 53.405 pagantes, graças ao Coritiba (17.630) e Sport (13.577). Esses dois jogos somaram 31.207 torcedores, ou seja 58,4% do total.

Os mandantes tiveram 6 vitórias, os visitantes com 2 e também 2 com os visitantes.

Os gols continuaram minguados, com 21 redes vazadas e uma média 2,10 por jogo.

O Coritiba foi a novidade ao assumir a 4ª colocação na tabela, e para tal teve que receber a grande ajuda do Figueirense que depois de 17 rodadas conseguiu uma vitória à frente ao América-MG, que caiu nas probabilidades do acesso.

Faltando 10 rodadas para o término da competição, as chances para a formação do G4 mostraram uma queda nos percentuais do Atlético-GO, (ainda estão altos) e uma ladeira íngreme para o Coelho de Minas Gerais.

Bragantino- 99,9%, Sport- 87,6%- Atlético-GO- 70,1%, Coritiba- 43,4%, América-MG- 29,3%, Paraná- 19,3%, Operário- 13,1% e, Botafogo- 9,3%.

Com relação a conquista do título de campeão, o Bragantino tem 98,0% de chances, o Sport- 3,7% e o Atlético-GO- 1,4%.

Algo bem interessante e que não está sendo observado está nos números mágicos para o acesso, e que os 58 pontos nas últimas rodadas vem crescendo.

Fizemos um cálculo ontem, e esse já representa 59,1% de chances, 59 pontos (84,0%) e os 60 pontos (94,0%).

NOTA 2- HAJA JOGO

* Como um futebol pode evoluir com os clubes jogando 5 partidas em 15 dias, ou seja a cada 3 dias um jogo, com viagens intercaladas?

Uma insanidade vinda do Sanatório Geral onde está internado o Circo Brasileiro do Futebol.

Mal terminou a 28ª rodada da Série B, o Sport jogará hoje em casa contra o Cuiabá, abrindo a 29ª. Haja jogo.

Sem duvida apesar de não se apresentar bem em seus jogos, o rubro-negro irá somar mais três pontos para a sua chegada final.

O adversário é sem duvida um cavalo paraguaio que enganou muita gente no Turno com os seus 30 pontos conquistados, com 52,63% de aproveitamento, bem junto do rival de hoje que somou (54,39%).

Para que se tenha ideia o clube do Mato Grosso conquistou apenas 6 pontos em nove jogos do returno com um aproveitamento de 22,2%, enquanto o Sport somou 18 (66,67%).

Como no futebol de hoje tudo é previsível, a vitória do time da Ilha do Retiro tem 99,9% de chances de acontecer. O Cuiabá derrubou o jóquei na reta final.

NOTA 3- A SELECIRCO DO ENCANTADOR 

* Será que o nosso jornalismo esportivo ainda não detectou que a Selecirco tem a cara do futebol brasileiro, e fica no bla, bla, bla, após os seus jogos?

Falam de tudo menos da realidade.

Desde 2002 que o time do Circo do Futebol Brasileiro está sob o comando dos técnicos gaúchos que adoram o pragmatismo, e tem o empate como troféu. O atual técnico deu origem ao famoso termo da "empatite". O empate para esse é uma glória.

Se tivesse sido feita uma análise mais profunda no futebol brasileiro, seria detectado que os nossos técnicos não evoluíram à altura das necessidades. Temos promessas como Thiago Nunes, Roger Machado e Renato Portaluppi, mas falta-lhes uma maior convivência com o futebol europeu que tem a melhor escola. 

Os dois melhores treinadores do Brasil são estrangeiros com uma cultura europeia, posto que Jorge Sampaoli é do nosso continente, mas teve um aprendizado muito bom quando dirigia o Sevilla na Espanha.

O que acontece no futebol brasileiro e isso atinge a sua Selecirco é que estagnamos há muito tempo por conta da entidade apodrecida que o dirige, que não tem o menor interesse no esporte e sim nos seus cofres.

Levar para Singapura o seu time para jogar com as duas equipes africanas, para estádios entregues às moscas, é a comprovação do que sempre escrevemos: Não temos comando! Trata-se de um local exuberante, moderno, mas não tem futebol, e a viagem até esse país, é uma das mais cansativas entre as demais.  

Tite criou o Titês que hoje serve para zombarias.

Ontem na coletiva disse que o resultado do jogo contra o Senegal foi insuficiente, até que poderíamos concordar, mas no meio de tantos jornalistas encantados, não surgiu uma pergunta sobre a afirmação, pois quem convoca, quem escala o time é o técnico e a insuficiência é por sua culpa.

Quatro empates seguidos é apenas um recado antecipado que existe a necessidade de mudanças, e a única saída é um novo técnico, não nacional e sim estrangeiro.

Fora disso nada vai mudar, e um título mundial somente no século XXII.

Uma pergunta para finalizar: Será que os jornais franceses estavam certos quando escreveram que Neymar estava bichado?

Desde 2013, ele passou 435 dias lesionado. 

NOTA 4- O PONTA MICHAEL

* O futebol moderno está trazendo de volta os antigos pontas de tanto sucesso em tempos mais antigos. Os clubes europeus estão utilizando-os para abrirem as retrancas.

No Brasil alguns times começaram a utilizar a velocidade dos pontas para conseguirem bons resultados. Entre esses aparece o melhor de todos, Michael, do Goiás com apenas 22 anos.

Contratado ao Goianésia em 2017 pelo alviverde goiano, após um campeonato onde foi a estrela, tornou-se a peça mais importante do seu time, e a garantia de milhões em seus cofres no futuro.

Assistimos o jogo do Goiás e CSA no último sábado, com a vitória do primeiro por 1x0, com um gol do ponta.

Apesar de apresentar dificuldades para criar jogadas de ataque, o time goiano contou com o ponta Michael, que foi o grande fator de desequilíbrio do encontro.

Jogando sempre na lateral do lado esquerdo infernizou a defesa da equipe alagoana. Conta com uma habilidade fenomenal, aliada a velocidade, está fazendo um brilhante Brasileiro, abrindo os olhos de muitos times nacionais.

Um verdadeiro ponta que resolve os problemas do seu clube.

NOTA 5- UMA RODADA DUPLA DA DANÇA DAS CADEIRAS

* Na postagem de ontem afirmamos que Marcelo Chamusca já estava demitido do CRB após a derrota contra o Guarani, fato esse que aconteceu na volta do time à cidade de Maceió, quando a diretoria confirmou que a música parou de tocar e que o técnico ficou sem cadeira, por conta de cinco partidas sem vitória.

Na mesma ocasião uma outra dança acontecia em Cuiabá, com a queda do ténico Itamar Schulle depois da derrota por 3x1 no jogo contra o Vitória.

Nesse panorama aconteceu algo surreal, quando poucas horas depois Marcelo Chamusca estava contratado pelo time do Mato Grosso, e irá estrear hoje contra o Sport, na Ilha do Retiro.

A intenção da diretoria do Dourado ao mudar a comissão técnica é dar um choque de realidade no elenco, já que o time vem rolando na ladeira sem vencer há quatro jogos.

Vamos e venhamos, que tipo de futebol nós temos no Brasil? Uma zorra total, com mudanças de técnicos a todo o momento, como se isso fosse resolver os problemas dos clubes.

Voltamos a repetir o que sempre afirmamos, o futebol brasileiro está internado no Sanatório Geral.

NOTA 6- UM JOGO SENSACIONAL 

* Athletico e Flamengo fizeram um belo jogo com chances para os dois lados.

O Furacão fez a sua melhor partida no Brasileiro jogando de igual para igual, dando muito trabalho ao rubro-negro carioca.

De forma bem diferente dos jogos anteriores, o Flamengo não começou pressionando, e foi poucas vezes ao ataque, quando aos 17 minutos Lucas Silva foi derrubado por Léo Pereira, e o árbitro Bráulio da Silva Machado marcou o pênalti, e após ser chamado pelo responsável pelo VAR o anulou. Na verdade o pênalti foi legal.

Uma coincidência que deveria ser observada foi a presença de um paulista na chefia do VAR, e que foi o responsável direto pela anulação de um gol legitimo. Algo estranho, quando o adversário do Flamengo é o Palmeiras, time da Federação de São Paulo.

Após tal fato o Athletico acordou no jogo e deu trabalho a defesa do rubro-negro, fazendo Diego Alves como o melhor em campo. Aos 44 minutos numa lambança do goleiro Léo do Furacão, Bruno Henrique abriu o marcador.

O segundo tempo foi de pressão atleticana, mas sem efetividade para que o gol fosse marcado. No final da partida, mais uma vez Bruno Henrique ampliou o placar.

O time carioca continuou com os oito pontos de diferença para o Palmeiras, e conseguiu quebrar um tabu de 45 anos sem ganhar do Athlético em Curitiba, nos jogos do Brasileiro.

Sem duvida tivemos um dos melhores jogos do campeonato.

NOTA 7- O DEDO DE FERNANDO DINIZ 

* Aos poucos o técnico Fernando Diniz que ainda está invícto no São Paulo, vai mostrando o seu trabalho para os descrentes.

No Morumbi com mais de 35 mil pessoas, o São Paulo dominou o Corinthians, principalmente no segundo tempo, e o derrotou por 1x0.

O mesmo time de Cuca nas mãos de Diniz transformou-se da água para o vinho. Bem organizado, com uma defesa compacta, com o sistema de troca de passes, o tricolor mereceu a vitória para um time pragmático e que só soube apenas se defender.

Nos demais jogos da rodada, Internacional e Santos fizeram uma partida insossa sem nenhuma emoção. O placar de 0x0 traduz tudo. O Vasco da Gama em confronto direto com o Fortaleza, conseguiu uma boa vitória na cobrança de um pênalti, que o levou para bem longe da Caetana.

No Castelão em um jogo sem a menor graça, o Ceará venceu por 1x0 o rebaixado Avaí em um confronto direto.

O Grêmio atropelou com um trator o time do Atlético-MG por 4x1, aumentando o sofrimento do futebol mineiro, cujos clubes estão na UTI.

Finalmente o Cruzeiro, mais uma vez sem a menor inspiração, empatou com a Chapecoense que fez o seu gol nos acréscimos.

A equipe de Chapecó merecia de mais sorte no segundo tempo quando perdeu várias chances de gol. 

Comentários   

0 #3 RE: NOTAS AVULSASJOSE CARLOS DA SILVA 14-10-2019 13:49
Caro JJ, consegui por incrível que pareça ver todos noventa minutos do jogo do time da CBF contra Nigéria. Fica nítido que os jogadores estavam ali sem o mínimo interesse. Os caras mal conversavam entre si, para ajustar o time. Ninguém reclama com ninguém. Coutinho perdeu um gol feito no final do jogo, parecia até que era jogador de várzea. Além disso sabem que tem vaga cativa, joguem bem ou não. Saudade dos tempos que tínhamos um Didi pra pôr a bola em baixo do braço e colocar a casa em ordem. De um Dunga dando esporro geral, de um Romário e Edmundo com sede de vitórias. Hoje só se preocupam com suas tatuagens, seus iPhones e selfies após o jogo.
Citar
0 #2 RE: NOTAS AVULSASPLINIO ANDRADE 14-10-2019 12:34
JJ: NOTA 3- Sobre a seleção que o amigo chama de Selecirco, tenho uma pergunta a fazer: Tite convoca jogadores que atuam no Brasil, desfalca os times e esses quando jogam é apenas por minutos. Qual a razão?
Citar
0 #1 Nota 2André Ângelo 14-10-2019 09:30
O Sport é favorito no jogo de hoje.
Mas não pode compartilhar desse otimismo exagerado que dá como favas contadas uma vitória sobre o Cuiabá.
Acredito que esse jogo vai ser mais difícil do que o jogo contra o São Bento.
Se o Sport entrar em campo sem respeitar o adversário, poderá quebrar a cara.
Humildade, cautela e caldo de galinha nunca são demais.
O time tem que entrar em campo jogando como se estivesse numa final de Copa do Brasil. Tem de jogar com seriedade e determinação se quiser sair de campo com uma vitória.
Espero que a comissão técnica tem corrigido a postura da defesa nas bolas paradas e a saída de bola. Esses são os nossos principais defeitos.
Boa sorte ao Sport!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar