blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

No dia de ontem, fomos questionados sobre a comparação entre o futebol de ontem com o de hoje.

Trata-se de algo muito simples de ser mostrado, e para isso não precisamos de muitas loas e sim buscar alguns times brasileiros que tiveram destaque em anos anteriores, e que eram compostos por verdadeiros craques de bola, e não os do marketing moderno.

Temos o Santos de 62, sob o comando de Lula, com Gilmar, Lima, Mauro Ramos, Calvert e Dalmo, Zito e Mengalvio, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Sem comentários.

Também em 62, o Botafogo, sob o comando de Marinho Rodrigues, com Manga, Zé Maria, Joel, Nilton Santos e Rildo, Airton, Didi e Amarildo, Garrincha, Quarentinha e Zagallo.

O Palmeiras de 72, sob o comando de Oswaldo Brandão, com Leão, Eurico, Luis Pereira, Alfredo e Zeca, Dudu e Ademir da Guia, Edu, Madruga, Leivinha e Nei.

O Fluminense de 75, com Felix, Toninho, Silveira, Assis e Marco Antônio, Zé Mário, Cléber e Rivelino, Cafuringa, Gil e Mário Sergio.

O Flamengo de 82, sob o comando de Paulo Cesar Carpeggiani, com Raul, Leandro e Marinho, Mozer e Junior, Andrade, Adílio e Zico, Tita, Nunes e Lico.

O São Paulo de 92/93, sob o comando de Telê Santana, com Zetti, Vitor, Valbér, Ronaldo e André Luiz, Adilson, Dinho, Pintado e Cafú, Muller e Palhinha.

Teríamos dezenas e mais dezenas de grandes equipes, mas o espaço não as caberiam, daí escolhermos essas que servem de parâmetro para as discussões.

Mas, para fecharmos com chave de ouro, separamos três equipes de nossos clubes que fizeram época por suas qualidades.

O Náutico de 1965, sob o comando de David Ferreira (Duque), com Lula , Gena, Mauro, Gilson Saraiva e Clóvis, Didica e Ivan, Nado, Bita, Nino e Lala.

O Santa Cruz de 1973, sob o comando de Paulo Emilio, com Gilberto, Gena, Antonino, Paulo Ricardo e Botinha, Erb, Luciano Veloso e Givanildo, Walmir, Ramon e Fernando Santana.

Finalmente, o Sport de 1975, sob o comando de David Ferreira (Duque), com Tobias, Marcos, Pedro Basilio, Alberto e Claudio Mineiro, Luciano Veloso e Assis Paraíba, Miltão, Garcia, Dario e Peres.

Que os nossos amigos leiam, analisem e comparem, pois fiquem certos de que éramos felizes e não sabíamos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar