* Se o campeonato tivesse mais rodadas, o Sport iria ter problemas para o acesso, e isso ficou demonstrado em sua vitória de 1x0, por conta de um pênalti mais para lá do que para cá, que foi marcado por Wagner Reway, que atualmente é do quadro de árbitros da Paraíba.
No final do jogo, para completar a sua fraca arbitragem, anulou um gol legitimo do zagueiro Sandro do Criciúma.
O rubro-negro venceu, mas deixou bem claro que o time é fraco, desorganizado, quando a defesa joga separada do meio de campo, e esse joga separado do ataque, ou seja, termina em bumba-meu-boi.
Com essa vitória, embora a matemática não confirme, o rubro-negro está na Série A de 2020, e com poucos jogadores desse grupo, inclusive do técnico Guto Ferreira.
Quanto ao jogo, não vamos perder o nosso tempo em analisa-lo pela sua mediocridade, mas com uma certeza de que o resultado final foi injusto.
Na outra partida da tarde, no Derby Campineiro, Guarani e Ponte Preta não saíram do 0x0.
Nos dois jogos que foram realizados à noite, o time do Atlético-GO foi derrotado pelo CRB por 2x1, complicando a sua vida no G4, por conta da presença do América-MG com dois pontos de diferença. Em Pelotas, o Brasil empatou com o Oeste com o placar de 2x2.
A 35ª rodada já começa amanhã com o jogo do Cuiabá e América-MG.
NOTA 2- O BRASIL PERDEU O RUMO
* Ontem tomamos conhecimento de que a Assembléia Legislativa de São Paulo, o estado mais importante do Brasil, avançou para a aprovação do Projeto de Lei que barra transgêneros no esporte paulista, algo que não tem o menor cabimento nesse mundo global em que vivemos.
Esse está tramitando em caráter de urgência, quando foi feito um congresso de várias Comissões para a apreciação de um texto de uma só vez.
A emenda 2 que permitia os transgêneros em partidas esportivas do sexo oposto ao do seu nascimento, teve o parecer contrário na reunião conjunta.
O mais grave, segundo o site Lei em Campo, é que "no campo internacional dos direitos humanos, os Princípios de Yogyakarta estabelecem que os Estados devem dar a garantia que todos os indivíduos possam participar de esportes sem discriminação em razão de orientação sexual, identidade de gênero, expressão de gênero ou características sexuais".
Na verdade uma Lei como essa é uma bruta aberração, ao proibir que pessoas transexuais não possam praticar esportes.
Isso é coisa do fascismo e de seus seguidores.
Lembramos da presença de Tifanny Pereira, que foi a primeira transexual a disputar uma partida oficial da Superliga. No começo uma ou duas atletas desavisadas contestaram a sua presença, mas a atleta superou a tudo e a todos e continua nas quadras.
Existe uma norma respaldada pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Federação Internacional de Vôlei com relação ao fato, e por conta dessa após os exames, foi autorizada a sua presença, por ter níveis hormonais semelhantes as demais atletas.
Uma Lei lamentável e que faz parte da Era da Imbecilidade.
NOTA 3- O CLUBE EMPRESA
* Na última sexta-feira aconteceu o encontro entre dois clubes que estão obtendo sucesso após as suas mudanças para o modelo de Sociedades Anônimas.
O futebol do Bragantino foi adquirido pela multinacional Red Bull em março de 2019, enquanto o Botafogo de Ribeirão Preto se tornou em S/A em maio de 2018.
Com relação ao time de Bragança, esse já obteve o acesso de forma antecipada, e deverá também ganhar o título de campeão da Série B. Por outro lado o tricolor do interior paulista superou todas as expectativas após ficar 16 anos longe da Série B.
Nessa temporada, ficou entre os primeiros colocados durante boa parte do primeiro turno, e hoje está na primeira página da tabela.
Esse encontro que teve a vitória do Bragantino por 3x2, em um jogo que teve um final eletrizante, deixou um claro recado que as mudanças das suas gestões deram-lhes outros caminhos.
O futebol botafoguense passou a ser administrado 60% pelo próprio clube e 40% pela Tex Holding, empresa de investimentos. O time de Ribeirão Preto tem um conselho de sete pessoas, sendo três indicadas pelo Botafogo Futebol Clube, duas pela investidora e duas independentes.
Desde que mudou a gestão, o clube subiu para a Série B, e neste ano reformou o estádio Santa Cruz e inaugurou a Arena Eurobike, com a venda de naming rights para a rede de concessionárias da BMW.
Um bom exemplo para os nossos clubes menores que vivem de pires nas mãos.
NOTA 4- A JUVENTUDE DO CHELSEA
* A necessidade obrigou o técnico do Chelsea, Frank Lampard, em buscar atletas jovens da base do clube, posto que esse estava impedido de inscrever novos jogadores na janela do verão, e partiu para uma aposta que está dando frutos, com seis vitórias seguidas na Premier League.
No dia de ontem, os Blues levaram de vencida o Crystal Palace por 2 a 0.
Para ficar na história, além do resultado, fica a aposta por parte do treinador no onze inicial mais jovem da história do clube.
A média no gramado foi de 24 anos e 88 dias.
Entraram ainda no decorrer da partida Billy Gilmour (18 anos), Hudson-Odoi (19) e Batshuayi (26).
Na realidade, os Blues estão apresentando o seu melhor futebol dos últimos anos.
NOTA 5- FICA SAMPAOLI!
* A 32ª rodada foi iniciada na tarde/noite de ontem com dois jogos.
O primeiro foi entre o Goiás e Santos, com uma aula do time de Jorge Sampaoli, que recebeu dos santistas que estavam no Serra Dourada o pedido de "Fica Sampaoli".
O time da Baixada joga no modelo antigo com dois pontas abertos. De um lado o espetacular Soltedo, que marcou dois gols e deu a assistência para um outro ponta, Marinho.
O placar de 3x0 foi pouco pelo que o Santos apresentou.
A primeira fase do jogo foi excelente por conta da perfeição do time de Jorge Sampaoli, com várias chances de gol, e que não foram consumadas graças aos milagres do goleiro Tadeu.
O uruguaio Sanchez dá o toque de refinamento no meio de campo, e arma todas as jogadas do time.
Um futebol que nós gostamos, e que tivemos de assistir na telinha dividida com o jogo do Sport que foi melancólico.
A quarta vitória seguida do Santos, que encostou no Palmeiras na tabela de classificação.
Fica Sampaoli que o futebol brasileiro precisa de sua presença, como a de Jorge Jesus para mudar a sua cara.
Enquanto isso, o segundo encontro foi realizado no período noturno e foi de fazer chorar. Palmeiras e Corinthians fizeram um jogo sem a menor qualidade, que representou a cara dos dois clubes no atual momento.
O alviverde ainda tentou vencer e perdeu algumas chances, inclusive um pênalti que foi defendido pelo goleiro Walter, e uma bola na trave de William.
No segundo tempo foi de um único time, no caso, o Palmeiras, mas ficou restrito aos passes de lado, sem nenhuma chegada na área adversária. O Corinthians não passava do meio de campo, mas os Deuses do Futebol em seu único ataque produziram um belo gol de Michel.
Um minuto após o Palmeiras empatou com Bruno Henrique.
Um jogo que não vai deixar saudades, e se o Flamengo ganhar do Bahia hoje, a diferença passará a ser de 10 pontos. O rubro negro com mais quatro vitórias será o campeão, mesmo se o alviverde ganhar todos os seus jogos.
Vamos repetir o que afirmamos várias vezes, o título do Brasileiro será resolvido na 35ª rodada, e nada mais.
Quem achava que seria um jogo fácil e que os 3 pontos eram favas contadas, errou redondamente. Nessa fase do campeonato, não há jogos fáceis. Como falei alguns dias atrás, todos os times estão disputando algo. Alguns disputam o acesso à Série A. Outros disputam para não serem rebaixados à Série C. E uma grande maioria joga pelas "malas pretas" que circulam de sul a norte nessa reta final. Ademais, é fato que o Sport sempre tem dificuldades quando joga contra times que estão na zona de rebaixamento. Foi o que aconteceu ontem. Talvez o jogo poderia ter sido menos difícil se o Hernane não tivesse se machucado no 1º tempo. Mas ainda assim, seria um jogo complicado, dado o "ferrolho" armado por Roberto Cavalo na defesa do Criciúma. Do jogo, vale destacar os erros em lances decisivos, como o gol mal anulado de Hyuri; no penalty não marcado quando a bola bateu no braço do zagueiro do Criciúma no lance anterior ao penalty efetivamente marcado; e o gol mal anulado de Sandro do Criciúma. Fora isso, vale destacar dois pontos:
1º) a zaga do Sport não ganha uma bola de cabeça em bolas paradas defensivas. Enquanto continuar "marcando" a bola, vamos sofrer e tomar gols bobos. Não aguento mais falar para Guto corrigir esse erro, pois vem desde o início da Série B.
2º) o Sport deixa de fazer muitos gols por causa de chutões da entrada da área não servem para nada, que a bola vai parar na arquibancada. Quando o treinador orientar os jogadores a fingirem que irão chutar a gol e tocarem para os atacantes livres na área, o Sport vai conseguir vencer com 3 ou mais gols.
Comentários
Nessa fase do campeonato, não há jogos fáceis.
Como falei alguns dias atrás, todos os times estão disputando algo.
Alguns disputam o acesso à Série A. Outros disputam para não serem rebaixados à Série C. E uma grande maioria joga pelas "malas pretas" que circulam de sul a norte nessa reta final.
Ademais, é fato que o Sport sempre tem dificuldades quando joga contra times que estão na zona de rebaixamento. Foi o que aconteceu ontem.
Talvez o jogo poderia ter sido menos difícil se o Hernane não tivesse se machucado no 1º tempo. Mas ainda assim, seria um jogo complicado, dado o "ferrolho" armado por Roberto Cavalo na defesa do Criciúma.
Do jogo, vale destacar os erros em lances decisivos, como o gol mal anulado de Hyuri; no penalty não marcado quando a bola bateu no braço do zagueiro do Criciúma no lance anterior ao penalty efetivamente marcado; e o gol mal anulado de Sandro do Criciúma.
Fora isso, vale destacar dois pontos:
1º) a zaga do Sport não ganha uma bola de cabeça em bolas paradas defensivas. Enquanto continuar "marcando" a bola, vamos sofrer e tomar gols bobos. Não aguento mais falar para Guto corrigir esse erro, pois vem desde o início da Série B.
2º) o Sport deixa de fazer muitos gols por causa de chutões da entrada da área não servem para nada, que a bola vai parar na arquibancada.
Quando o treinador orientar os jogadores a fingirem que irão chutar a gol e tocarem para os atacantes livres na área, o Sport vai conseguir vencer com 3 ou mais gols.
Presta atenção nisso, Guto Ferreira!
Assine o RSS dos comentários