O Brasil tem um sistema de governo bem interessante, o da Republica do Compadrio, quando tudo é dividido entre os compadres.
Os políticos chamam de partidarização do poder, o que na verdade é a sua divisão entre amigos.
O futebol brasileiro é um segmento do país, e não poderia ficar de fora do compadrio. É dirigido de compadre para compadre.
O mais grotesco é quando ouvimos vários jornalistas falando sobre a reformulação desse esporte, e sempre a Alemanha é a referencia, como já foram, a Holanda, Espanha e Inglaterra.
São uns inocentes de carteirinha.
Deixam de lado o mais importante, de que qualquer reestruturação tem que ser feita pela expulsão do templo daqueles que dirigem o futebol, que fazem parte de uma Távola Redonda, rodeada de compadres.
Esse sistema foi plantado durante a gestão do fugitivo Ricardo Teixeira, que antes de renunciar o cargo, convocou os compadres das federações para as alterações do estatuto da entidade, para garantir o status quo, inclusive a de manter a presença de sua filhinha no Comitê Organizador Local da Copa, fato esse que aconteceu, conforme o figurino.
Os seus substitutos que faziam parte do compadrio paulista, Jose Maria Marin e Marco Polo Del Nero, estão atolados em denuncias de corrupção.
Aliás a juíza de Nova York que está julgando os cartolas relacionados à FIFA, afirmou na última quinta-feira que ¨a corrupção é o estilo de vida de Marin¨. O que se pode comentar sobre o assunto, depois de lermos algo vindo de quem está com o processo em suas mãos.
Quanto a Del Nero tem um premio alto para quem conseguir leva-lo para fora do país.
Os compadres se reúnem e mandam recursos para as Federações estaduais, e uma boa benesse de R$ 25 mil para cada presidente sem a necessidade de prestação de contas. Interessante é que esses sustentam tal República.
O Circo paga salários mirabolantes para os seus dirigentes, dispendendo muitos milhões por ano, bem acima daquilo que é pago a muitos executivos de alto nível no país, com uma diferença, esses últimos são bem preparados, com diplomas de PHD, enquanto os cartolas são formados em malandragem.
Os vice-presidentes regionais que ocupam as cadeiras principais da mesa da Távola Redonda, também contam com excelentes salários.
A seleção do Circo também é um bom exemplo de compadrio. Antes tínhamos a dupla Dunga e Gilmar Rinaldi, que se cercavam de compadres, agora e a de Tite e Edu Gaspar, que seguem o mesmo caminho. Até o Titinho é assistente técnico. Na verdade isso é nepotismo.
A República do Compadrio se apossou do futebol brasileiro.
A Confederação, Federações e clubes são ocupados por compadres, sejam eles irmãos, filhos, sobrinhos, cunhados, e recomendados por esses, que estão levando esse esporte para o fundo do poço.
Na verdade o esporte brasileiro tem uma meia moral, para que todos possam atender aos seus compadres.
Comentários
0#3RE: A REPÚBLICA DO COMPADRIO —
CARLOS ALFREDO08-04-2017 16:20
JJ: O artigo é a cara do Brasil que foi assaltado pelo compadrio; Ocuparam todos os espaços e dividiram o botim. O futebol como você bem afirmou não podia escapar do sistema, e por conta disso apodreceu. A entidade maior tem um dirigente desmoralizado, desde que após ouvir o que Romário falou na ESPN, ou esse reagia ou iria embora. Ser chamado de ladrão para milhares de espectadores, é algo que envergonha qualquer cidadão, quando for realmente um cidadão.
0#2RE: A REPÚBLICA DO COMPADRIO —
CELIO LEITE08-04-2017 12:37
JJ: Mais um artigo para despertar o torcedor de sua eterna sonolência. Você retratou bem o país e o futebol, onde o compadrio faz parte dos seus sistemas.
0#1Resumo da Ópera Bufa —
Beto Castro08-04-2017 10:32
Este resumo da Ópera Buffa está sensacional. O Blogger está cada dia mais afiado nas suas análises. Denunciar esses quadrilheiros suicidas é tarefa diuturna de cada brasileiro que tem um pingo de moral e decência. Mas, as denúncias não podem fazer o jogo sujo dos nossos opressores da Corte Imperial. Temos que destruí-los pelo lado imundo e da incompetência que os mesmos professam. Cada detalhe tem que ser enfatizado cotidianamente até que esses safardanas sejam banidos do futebol. Vejam só a quantidade de safadeza que eles praticam. 1- Não permitem a renovação dos dirigentes federativos ao se perpetuarem no poder; 2- Tornam os centuriões lagartixas regionais dependentes de esmolas para que os mesmo não possam reagir; 3 - Dificultam qualquer tipo de autonomia do futebol dos estados asfixiados; 4 - Miniaturizam e engessam os campeonatos para excluir o maior número de competidores; 5 - Esta miniaturização é oficializada para que os patrões dos comebolas do Chaco nos humilhe e nos domine; 6 - Os seus assalariados dependentes regionais se utilizam da mesma política para destroçar os seus próprios filiados; 7 - Todos os recursos da instituição são destinados aos 12 clubes beneficiários de apenas quatro cidades, enquanto todos os demais são massacrados com políticas entrópicas e campeonatos deficitários, inviáveis e destruidores; 8 - Tem a sua disposição, um bando de comparsas do crime organizado no Congresso Nacional para os defender contra denúncias e CPIs; 9 - Tem sócios que são verdadeiros meliantes na comercialização de publicidades, porque estes lhes pagam propinas e subornos; 10 - São totalmente vinculados por interesses escusos e não republicanos com a mídia lavadora de cérebros e golpista; 11 - São antidemocráticos e enterram a Constituição Federal em todas as suas cláusulas pétreas; 12 - Dilapidam o patrimônio dos clubes, os submetem à falência compulsória, hostilizam qualquer tipo de reação; 13 - Aparelham as leis, o certames, sufocam as instituições federativas, manipulam os estatutos para praticar os seus crimes hediondos contra a Pátria. Fico apenas nos 13 itens como simbolismo da dominação hegemônica forçada e desonesta dos sírio-libaneses fundadores desta gangue de ladrões cínicos e condenáveis. Qual seria a pena para condenar 30 anos de ditadura fascista e a destruição por completa de um instituição centenária que é a alegria e o lazer dos trabalhadores e do povo brasileiro? Só quem pode determinar isto é a procuradoria de justiça do Estados Unidos que sabe tudo sobre as fichas criminais pregressas desses quadrilheiros sem moral, sem ética e sem escrúpulos.
Comentários
Assine o RSS dos comentários