blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- UM CAMPEONATO PIMPÃO

* O futebol de Pernambuco jamais foi motivo de tanta chacota como a que está vivendo no atual momento, tudo por conta das datas para as finais do estadual, que segundo um amigo que nos telefonou no dia de ontem falando sobre o tema, tornou-se um Campeonato Pimpão, dentro de um picadeiro.

A primeira partida entre Sport x Salgueiro será realizada no próximo domingo, e após o seu encerramento, os torcedores terão que esperar 42 dias pela realização do segundo jogo, que será no dia 18 de junho.

Vamos e venhamos, se os cartolas da entidade, responsáveis pelo setor do futebol fizessem a prova do Enem seriam reprovados.

Quando se formata uma fórmula para uma competição, a primeira etapa que tem que ser analisada é o do número de datas disponíveis para que tudo possa ser encaixado.

Com essas no papel, a formatação é feita, com a quantidade de jogos que possam contemplar as datas estabelecidas.

A nossa Federação conseguiu construir um prédio começando pelo telhado, esquecendo os alicerces, e terminou levando o nosso futebol ao ridículo, culminando com uma distância bem longa entre as datas das decisões.

Os torcedores irão esquecer, e focar no Brasileirão que começa no dia 14 desse mês. São erros como esse que levaram o futebol de Pernambuco ao fundo do poço, com a pior média de público entre os maiores estaduais do Brasil.

O jornalista Claudemir Gomes em um artigo sobre o tema, de forma genial considerou essa final como ¨vendida¨ a granel, recordando das antigas vendas onde os clientes compravam nesse modelo, pegando nos sacos espalhados pelo salão.

O Campeonato Pimpão vai ser concluído em duas módicas prestações, sendo que a segunda só será paga 42 dias após a primeira. Trata-se de uma promoção do Circo.

E a decisão do terceiro lugar que terá o seu primeiro jogo no dia de hoje, entre Náutico e Santa Cruz?

Outro fato grotesco do Campeonato Pimpão.

Se cair uma chuva de cangalhas, todos nós sabemos onde essas irão cair.

NOTA 2- UMA BOA MÉDIA DE IDADE NAS FINAIS DOS ESTADUAIS

* Um levantamento realizado pelo jornal EXTRA-RJ sobre alguns clubes que disputam as finais dos estaduais, nos forneceu alguns detalhes sobre a média de idade dos seus jogadores.

O Internacional é o que apresenta a menor média, com 25,09 anos.

A seguir:

Fluminense- 25,18,

Bahia- 25,91, 

Corinthians- 25,91,

Chapecoense- 26,54

Ponte Preta- 26,73,

Avaí- 26,82,

Vitória-BA- 27,27,

Cruzeiro- 27,82,

Flamengo- 28,36,

Novo Hamburgo- 29 e,

Atlético-MG- 30,09. O time mineiro é o mais velho entre esses. 

NOTA 3- PIZZARIA FUTEBOL CLUBE

* O futebol brasileiro é uma grande pizzaria com relação aos direitos econômicos dos seus atletas. 

Os clubes são formadores, investem nas bases, mas não são detentores de forma integral desses direitos, que são fatiados com terceiros.

De acordo com os balanços de 2016 de alguns dos maiores clubes do país, tal fato foi bem observado quando da análise dos seus ativos intangíveis.

São números que espantam e mostram que cada vez esse esporte não é mais dos clubes, e que foi terceirizado. O Botafogo é o o que tem maior participação, quando tem 77 atletas registrados, e 100% de 41, 63,3%.

A seguir:

Palmeiras- 33 atletas- 100% de 16, 48,4%,

São Paulo- 93 atletas- 100% de 43, 46,2%,

Flamengo- 105 atletas- 100% de 35, 33,3%,

Cruzeiro- 86 atletas- 100% de 19, 22%,

Santos- 36 atletas- 100% de 8, 22%,

Fluminense-125 atletas- 100% de 24, 19%,

Grêmio- 56 atletas- 100% de 19, 16%.

Não precisa ser gênio para entender as dificuldades financeiras de nossos clubes, quando um patrimônio tão importante não lhes pertence de forma integral.

São coisas do nosso futebol.

* Dados: Marcel Rizzo, do Portal UOL

NOTA 4- MAIS UM TÍTULO PARA GIVANILDO OLIVEIRA

* Givanildo Oliveira é uma figura rara nesse mundo promíscuo como o do futebol brasileiro.

Um profissional competente, sério, não participa de negociações com jogadores, e faz o seu trabalho longe dos holofotes, ao mesmo tempo que acumula títulos.

Na última quarta-feira conquistou mais um no comando do Ceará Sporting, que derrotou na final o Ferroviário pelo placar de 2x0. 

Não entendemos a ¨inteligência¨ dos cartolas cearenses, que marcaram esse jogo para uma quarta-feira no horário pornográfico, causador do pequeno público presente, numa cidade que sempre gostou de futebol.

O grotesco é que o domingo estará livre.

Givanildo assumiu o clube alvinegro numa grande crise, com o ex-treinador Gilmar Pozzo sendo agredido pelos torcedores no aeroporto. 

Arrumou a casa, e no final papou mais um troféu para o seu currículo.

O presidente do clube, Robson de Castro definiu bem o perfil do seu técnico, ao afirmar que tudo que esse toca vira ouro.

¨Ele foge da linha cientifica dos inventores e demagogos. Prefere fazer o simples, não inventa, conhece os atalhos, adepto do pragmatismo¨, declarou o cartola.

Concordamos.

NOTA 5- FUTRIQUINHAS 

* O ex-jogador Roger Flores, hoje ¨comentarista esportivo¨, atacou no programa ¨Troca de Passes¨ o jornalista Juca Kfoury, sem dizer o seu nome, chamando-o de covarde e sem vergonha, por conta das suas declarações sobre o técnico Eduardo Baptista no entrevero com Roger Guedes no vestiário do Palmeiras.

Segundo as suas declarações, teria sofrido algo parecido como esse, quando o mesmo jornalista o atacou.

Não citou o fato, mas nos lembramos que foi algo relacionado a um pênalti batido por Flores e perdido de forma proposital.

O jornalista Juca Kfoury respondeu em sua coluna da UOL, também sem citar nomes, com o seguinte texto:  ¨Covarde e sem vergonha é quem critica ou xinga alguém e por pura covardia e sem-vergonhice não diz o nome do criticado ou xingado.

Certamente por ter medo de ser processado¨.

Na realidade, são ¨futriquinhas de comadres¨ em suas janelas assistindo a banda passar.

Comentários   

0 #3 RE: NOTAS AVULSASCARLOS EDUARDO 06-05-2017 18:29
JJ: Realmente trata-se de algo ridículo. Um jogo no dia sete de maio, e o segundo 40 dias após. Quem formulou a tabela do campeonato não entende do ramo, pois deu uma melada sem limite. O campeonato começou mal e terminou pior.
Citar
0 #2 RE: NOTAS AVULSASBLOGDEJJ 06-05-2017 14:12
Citando Andre Angelo:
Ou é incompetência da FPF, que só sabe bajular a CBF, ou é má-vontade dessa última.
Se ambas quisessem, poderiam ter resolvido o problema de datas para o jogo final do pernambucano de modo simples.
Bastaria apenas adiar a estreia do Sport no dia 13/05 contra a Ponte Preta.
Com certeza, existem outras datas disponíveis num meio de semana para esse jogo ser realizado.
Se fosse um jogo decisivo da Libertadores de Flamengo, Corinthians ou Palmeiras, a CBF já teria adiado o jogo do campeonato brasileiro.
Mas, como é um time do Nordeste e a FPF só sabe bajular a CBF, ficamos com essa vergonha de final disputada num intervalo de mais de 30 dias.
Também é bem feito para os dirigentes dos nossos clubes, que mantém essa gestão à frente da FPF.


Prezado Andre: Concordamos com a sua análise. Dirigimos o futebol de Pernambuco por um bom tempo e nunca tivemos algo como essa monstruosidade. Um final fatiada.
Citar
0 #1 Nota 1Andre Angelo 06-05-2017 14:03
Ou é incompetência da FPF, que só sabe bajular a CBF, ou é má-vontade dessa última.
Se ambas quisessem, poderiam ter resolvido o problema de datas para o jogo final do pernambucano de modo simples.
Bastaria apenas adiar a estreia do Sport no dia 13/05 contra a Ponte Preta.
Com certeza, existem outras datas disponíveis num meio de semana para esse jogo ser realizado.
Se fosse um jogo decisivo da Libertadores de Flamengo, Corinthians ou Palmeiras, a CBF já teria adiado o jogo do campeonato brasileiro.
Mas, como é um time do Nordeste e a FPF só sabe bajular a CBF, ficamos com essa vergonha de final disputada num intervalo de mais de 30 dias.
Também é bem feito para os dirigentes dos nossos clubes, que mantém essa gestão à frente da FPF.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar