blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O sistema de pontos corridos que é o mais apropriado para longas competições, não contempla decisões, mas permite várias finais nas suas diversas rodadas. Até na luta contra o rebaixamento.

Grêmio e Corinthians   jogarão na tarde de hoje pela liderança do Brasileirão, separados apenas por um ponto, bem à frente dos demais competidores.

Obvio que Campeonato da Série A está completando o seu primeiro quarto e que muita água poderá rolar por baixo da ponte, mas o jogo pelas suas peculiaridades tornou-se um evento esportivo, e levando o futebol brasileiro a ser um tema discutido, fato esse que não acontecia há muito tempo.

O que mais se falou nesse final de semana no Brasil esportivo foi sobre esse encontro, o que é bem salutar, desde que esse esporte tinha sido substituído pelos campeonatos europeus.

A empolgação dos torcedores está inteiramente ligada as campanhas dos dois clubes, que chamam a atenção de todos.

Nas nove rodadas anteriores, Corinthians e Grêmio foram os únicos disputantes a somarem sete vitórias e ultrapassarem a barreira dos 20 pontos.

O alvinegro paulista somou 23 pontos (7 vitórias e 2 empates), com um aproveitamento de 85%, enquanto o tricolor gaúcho conquistou 22 (7 vitórias, 1 empate). Teve uma derrota contra o Sport, jogando com um time totalmente reserva. O seu aproveitamento é de 81%.

Outros fatores com relação ao encontro desses dois clubes são relacionados aos números. O Corinthians foi o que mais venceu e não perdeu nenhum jogo, tem a melhor defesa, com apenas cinco gols contra. Em seis partidas o time não teve as suas redes vazadas.

No dia de hoje irá enfrentar o melhor ataque, que é o do Grêmio com 23 gols, tendo marcado em todos os nove jogos. Um encontro de um time menos vazado, contra o goleador da competição. 

Como visitante o time paulista tem um aproveitamento de 83,33%, enquanto o gaúcho é 100% dentro de casa, o que mostra a competitividade dessa partida.

Claro que isso também motiva os torcedores e chama a atenção para quem gosta de futebol. Na realidade uma derrota de um, ou uma vitória de outro não irá abalar as suas campanhas, mas servirá como parâmetro para a continuidade da competição.

As estatísticas que dão a orientação para o que poderá acontecer no futuro, mostram de forma bem clara que nas 11 edições do Brasileirão com 20 clubes, apenas três campeões não estavam entre os quatro melhores colocados quando da nona rodada.

Os números favorecem aos dois litigantes, mas em compensação apenas por quatro vezes o líder acabou conquistando o título.

Finalmente o futebol brasileiro despertou com essa primeira final, que terá casa cheia, e só com uma preocupação que a arbitragem como vem acontecendo não mele a festa.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar