* Não é por acaso uma invencibilidade de um time desde março passado.
Não é por acaso que esse tenha 26 pontos no Brasileirão com 10 rodadas realizadas, com quatro a mais para o segundo lugar e nove para o terceiro.
Não é por acaso que a sua defesa é a menos vazada da competição.
Trata-se de um somatório de fatos que fazem o Corinthians a melhor equipe do Campeonato até o atual momento, e favorito ao título mesmo com muita estrada para percorrer.
O jogo de ontem contra o Grêmio mostrou a eficiência do alvinegro de São Paulo, seu pragmatismo que joga por uma bola e sempre consegue o seu objetivo.
O seu primeiro tempo foi mais de marcação, desde que o sistema implantado por ambos era o de não levar gol. Já na segunda fase a partida melhorou e com uma falha da defesa do tricolor gaúcho saiu o gol salvador, que deu a vitória ao time de São Paulo por 1x0.
O Grêmio tentou o empate, foi quando Cassio apareceu com boas defesas inclusive de um pênalti batido por Luan.
Um bom jogo para mais de 54 mil torcedores que estiveram presentes na Arena gremista e que saíram satisfeitas com o que assistiram.
O Corinthians com um time sem craques, mas com algo que chama-se de coletivo que é o mais importante para o futebol.
Devemos fazer um registro para a atuação de Paulo Roberto que era reserva do Sport, e foi indicado por Fábio Carille treinador corintiano.
O seu destaque foi tão grande que impressionou o jornalista Claudemir Gomes, que na ocasião do jogo mandou uma mensagem perguntando se esse jogador era aquele do rubro-negro de nosso estado.
São coisas do futebol.
NOTA 2- O FUTEBOL BAIANO NA ZONA DA DEGOLA
* A décima rodada não foi positiva para o futebol baiano, por conta da derrota dos seus dois clubes que disputam a Série A, e que levou-os para a terrível zona da degola.
O Vitória foi goleado pelo Atlético-PR por 4x1, e continuou no 18º lugar na tabela de classificação. Foi a quarta vitória seguida do rubro-negro do Paraná sob o comando de Eduardo Baptista.
Enquanto isso, na Arena Fonte Nova o Bahia também foi derrotado por um rubro-negro, no caso o Flamengo, pelo placar de 1x0.
A equipe baiana teve um jogador expulso, e atuou com 10 homens durante boa parte do jogo, e mesmo assim a equipe carioca penou para conseguir o seu gol, que só aconteceu aos 26 minutos do segundo tempo.
O jogo foi fraco, e mesmo com a diferença de um homem o Bahia exigiu muito do seu adversário.
Pela primeira vez o Flamengo chegou ao G4, e irá continuar, podendo apenas perder o 3º lugar para o Botafogo que joga hoje contra o Avaí, assumindo o lugar que hoje é do Palmeiras.
NOTA 3- AS VAIAS CONTRA O SÃO PAULO E CHAPECOENSE
* O São Paulo ao empatar na tarde de ontem com o Fluminense, completou cinco rodadas sem uma única vitória.
O tricolor saiu à frente do placar, mas cedeu empate ao Fluminense que dominou o jogo e merecia um melhor resultado.
O técnico Rogerio Ceni pela primeira vez ouviu os gritos de ¨Fora Ceni¨, durante um protesto dos torcedores nos portões do Morumbi.
O time paulista está namorando com o rebaixamento, desde que está na 16ª colocação bem colado ao primeiro dessa zona mortal.
Em Chapecó, o torcedor da Chapecoense não suportou a terceira derrota seguida do seu clube, pelo placar de 1x0 favorável ao time reserva do Atlético-MG, que deu uma sonora vaia depois da partida.
O jogo foi pior da rodada, sem técnica, com o time mineiro maltratando a bola, sendo dominado e a incompetência do adversário garantiu a sua vitória.
Para que se tenha ideia do domínio da equipe catarinense, essa teve 23 finalizações, e o Galo apenas 5, e mesmo assim ganhou.
Dois jogos que foram a cara do nosso atual futebol.
NOTA 4- JOGOS CANSATIVOS
* Os três jogos que completaram a 10ª rodada do Brasileirão foram cansativos e sem emoções.
O Palmeiras venceu a Ponte Preta por 2x1, alcançou o G4 mas deverá sair na noite de hoje por conta do jogo do Botafogo contra o Avaí.
O mais interessante foram as palavras do treinador Cuca do alviverde paulista, dizendo que a atuação do seu time foi de Libertadores.
Na verdade achamos que esse estava em outro local e fez uma análise bem diferente. Foi uma partida sem graça.
O Coritiba enfim aliviou a barra de Mano Menezes com o torcedor que já não aguentava tanta sofrência, ao perder para o Cruzeiro por 2x0.
Uma partida ruim, e com direito de se pedir o dinheiro de volta que foi pago pelo ingresso.
Na matinal o Vasco completou o sexto jogo em São Januário, em 10 rodadas, vencendo o Atlético-GO por 1x0, agradecendo ao formatador da tabela que tanto o ajudou.
Não vamos analisa-lo desde que não aconteceu nada no gramado que possa ser chamado de futebol. Foi um jogo medíocre, mas que levou o time vascaíno para a 6ª posição provisória com 15 pontos, todos ganhos em casa, graças ao amigo secreto.
Hoje teremos o último jogo da rodada, entre Botafogo e Avaí.
NOTA 5- A TRAGÉDIA DA PORTUGUESA DE DESPORTOS
* A Portuguesa de Desportos recebeu na noite de ontem o seu atestado de óbito, que foi entregue em Cariacica após a sua derrota contra a Desportiva Vitória pela Série D Nacional, pelo placar de 1x0.
Com tal resultado a Lusa foi eliminada da competição na sua primeira fase, e passou a fazer parte dos clubes sazonais e sem divisão.
A partir de 2013 quando o time foi rebaixado no STJD para a Segunda Divisão, por conta de um jogador escalado de forma irregular a sua via crucis começou com rebaixamentos anuais, e ontem finalmente foi o último passo de uma tragédia que já era anunciada há muito tempo.
Tudo que aconteceu com a Portuguesa foi provocado por gestões desastradas, que a levaram para o fundo do poço.
A imagem de um torcedor Luso que veio de São Paulo para assistir o jogo, chorando copiosamente ficará marcada na história do clube, que não temos a menor dúvida irá fechar as suas portas, desde que o seu destino já estava traçado pelos Deuses do Futebol.
LAMENTÁVEL.
NOTA 6- LAMBANÇAS
* Wilmar Roldân é um árbitro da Colômbia conhecido em nosso país por atuar nos jogos da Libertadores, e que resolveu avacalhar o árbitro de vídeo durante a vitória da Seleção da Alemanha por 3x1 contra a de Camarões pela Copa das Confederações.
Esse durante a partida expulsou um jogador do time africano de forma errada, desde que o autor da penalidade era outro, no caso Mabouka.
Os jogadores camaroneses protestaram e o apitador solicitou a ajuda do árbitro de vídeo. Depois disso voltou ao campo e expulsou Siani que não tinha nada com o fato.
Mais protestos, e uma nova consulta foi procedida nos meios eletrônicos, que finalmente mostrou Mabouka como o jogador a ser apenado.
No Brasil, a súmula do jogo entre Goiás x Vila Nova foi divulgada, e para surpresa geral de todos o árbitro Jailson Macêdo de Freitas anotou que nada de anormal aconteceu, quando na verdade a pancadaria nas arquibancadas foram vistas em todo o país, e sua senhoria que estava no gramado não observou.
Esse deve fazer parte do conhecido sistema brasileiro do não sabe e não viu.
A TRAGÉDIA DA PORTUGUESA - Muito oportuno o artigo por quem já vem alertando há muito tempo, sobre mortes anunciadas de times brasileiros. A Portuguesa já tinha tomado esse caminho irreversível ao lado de alguns clubes. Outros, como o Santa Cruz, visitaram a sala de estar do inferno, pois sem divisão penou para subir novamente à série A, mas recomeçou o calvário descendo à B . Se não tomar cuidado pega o caminho de volta, dessa feita sem retorno. É que, no caso do Santa, uma gigantesca torcida tomou à frente e socorreu a cria. Entretanto, isso não ocorrerá novamente. A Portuguesa tem uma torcida ínfima de estádios, e dificilmente terá a força do Tricolor para retornar do enterro. Mas amigos, cuidemos dos nossos. O Náutico neste momento guardou lugar na Série C. Ocorre, que a queda eventual da Série C para a D é muito fácil. Ou seja, vai dançar no fio da navalha. Outros exemplos afloram, como o Remo e o Fortaleza, este que parece ter gostado da Terceirona. Se o amigo se recorda, disse há algum tempo atrás, que as séries A e B serão privativas do eixo sul sudeste, com raríssimas exceções das visitas do Sport, Bahia, Vitória, Goiás e um de Santa Catarina. Certamente serão criadas as séries E e F para acomodar o resto da plebe ignara, que são os times do norte e nordeste. Os times que hoje disputam a série B, os seis que não são do eixo citado, fincarão raízes momentâneas na C, e depois cairão para as D, E e F, e daí por diante. As três séries A,B e C, quem viver verá, serão privativas do sul, sudeste e centro-oeste. As outras abrigarão os proscritos do nosso futebol à procura de um prato de comida. Daí afirmar sem medo de errar, quem hoje tiver um título das séries B e C, num futuro muito próximo deverão comemorar anualmente as conquistas. É que , como afirmei, títulos da série A e B já não estarão ao nosso alcance. É só fazer uma análise dos últimos 10 anos, para verificar a progressão dos times daquele eixo, e os nossos do nordeste. O nosso J.J. bem que poderia fazer um exercício analítico a respeito. Seria muito benvindo.
Prezado Guilardo: Parabéns pelo comentário. Quanto aos títulos nas três maiores divisões nacionais nos últimos dez anos vamos pesquisar para publicar uma artigo.
A TRAGÉDIA DA PORTUGUESA - Muito oportuno o artigo por quem já vem alertando há muito tempo, sobre mortes anunciadas de times brasileiros. A Portuguesa já tinha tomado esse caminho irreversível ao lado de alguns clubes. Outros, como o Santa Cruz, visitaram a sala de estar do inferno, pois sem divisão penou para subir novamente à série A, mas recomeçou o calvário descendo à B . Se não tomar cuidado pega o caminho de volta, dessa feita sem retorno. É que, no caso do Santa, uma gigantesca torcida tomou à frente e socorreu a cria. Entretanto, isso não ocorrerá novamente. A Portuguesa tem uma torcida ínfima de estádios, e dificilmente terá a força do Tricolor para retornar do enterro. Mas amigos, cuidemos dos nossos. O Náutico neste momento guardou lugar na Série C. Ocorre, que a queda eventual da Série C para a D é muito fácil. Ou seja, vai dançar no fio da navalha. Outros exemplos afloram, como o Remo e o Fortaleza, este que parece ter gostado da Terceirona. Se o amigo se recorda, disse há algum tempo atrás, que as séries A e B serão privativas do eixo sul sudeste, com raríssimas exceções das visitas do Sport, Bahia, Vitória, Goiás e um de Santa Catarina. Certamente serão criadas as séries E e F para acomodar o resto da plebe ignara, que são os times do norte e nordeste. Os times que hoje disputam a série B, os seis que não são do eixo citado, fincarão raízes momentâneas na C, e depois cairão para as D, E e F, e daí por diante. As três séries A,B e C, quem viver verá, serão privativas do sul, sudeste e centro-oeste. As outras abrigarão os proscritos do nosso futebol à procura de um prato de comida. Daí afirmar sem medo de errar, quem hoje tiver um título das séries B e C, num futuro muito próximo deverão comemorar anualmente as conquistas. É que , como afirmei, títulos da série A e B já não estarão ao nosso alcance. É só fazer uma análise dos últimos 10 anos, para verificar a progressão dos times daquele eixo, e os nossos do nordeste. O nosso J.J. bem que poderia fazer um exercício analítico a respeito. Seria muito benvindo.
JJ: Sobre o futebol baiano, pelo andar da carruagem o Nordeste poderá perder os seus três representantes, e não receber nenhum da Série B. Quanto a Portuguesa isso já era uma morte anunciada. Morreu como qualquer empresa que perde a sua demanada.
Nota 5 - Desses Deuses do Futebol, um fez delação premiada por ter pago pixulecos e teve que pagar R$ 450 milhões do que roubou. Um outro está em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, o Deus Chefe que participou de quinhentas falcatruas está em delação premiada, o Deus Substituto não pode viajar e o covil monopolista que corrompeu os Deuses e os centuriões lagartixas por 30 anos continua com os seus comediantes "stand-ups" destruindo a democracia brasileira e encobrindo falcatruas de 1800 golpistas. O interessante é que dos 28 participantes da Série B de 2001, quando assisti todo o campeonato em Belém por servir ao Clube do Remo, 9 são hoje fora de série como a Portuguesa, 5 sobrevivem na Série C ameaçados para a Série D ou o limbo e 4 participaram da Série D este ano. Apenas 10, depois de idas e vindas para as divisões inferiores se arrastam na mesma série B de 2001, alguns ameaçados de cair para a série C. 16 anos se passaram e temos que destacar o progresso estonteante dos nossos clubes e federações no período eterno de domínio desses Deuses Ladrões e Bandidos do Futebol. A lista de clubes extintos, falidos, covil de atravessadores, em ruínas e com seus patrimônios leiloados chega a 200 clubes. Cada dirigente de clube, federação e jornalista a serviço, deveriam encomendar estátuas desses Deuses e fazer uma capelinha para rezar para eles em suas casas. Aí tem os 40 santos federativos de todos os países da Argentina até o Canadá pegos roubando em flagrante delito, Asia, África, além de Folha, Jerônimo Vaca, Platinado, entre os padroeiros do Baú da Zurica e o Deus dos Deuses das Avalanches. Esta igreja é muito mais corrupta e pecadora do que o papado dos Bórgias do século XV. Esses dirigentes da Lusa e do Náutico são uns gestores incompetentes e ingênuos como devotos desses Deuses procurados pela polícia. O pior é cegueira diurna e noturna dos escribas turcos e quejandos deste país.
Comentários
Prezado Guilardo: Parabéns pelo comentário. Quanto aos títulos nas três maiores divisões nacionais nos últimos dez anos vamos pesquisar para publicar uma artigo.
Assine o RSS dos comentários