O aleatório está ficando cada vez mais longe do futebol brasileiro, por conta das disparidades financeiras entre os clubes disputantes. A lógica está se acentuando, e nada acontece por acaso. A previsibilidade domina.
Achávamos que a espanholização só iria chegar ao Brasil à partir do ano de 2018, mas na verdade houve uma antecipação não prevista, com os dois times com as mais volumosas receitas liderando a sua maior competição, Corinthians e Flamengo, com uma certa vantagem para o time de São Paulo.
Nenhuma novidade desde que ambos tem os melhores aproveitamentos na temporada.
Conforme levantamento do jornalista Rodrigo Mattos do Portal Uol, o alvinegro de São Paulo é a equipe mais eficiente do Brasil até o momento, com um ganho de 72,6% dos pontos possíveis nas competições em que atuou. O rubro-negro carioca tem 71,4%.
A diferença entre os dois está no Brasileirão, quando o Corinthians tem 89% de aproveitamento, o maior da era dos pontos corridos, o Flamengo fica mais distante com 64%, por conta do seu fraco início, mas vem tendo uma boa recuperação.
Numa pesquisa que realizamos à partir de 2011, nenhum líder na 12ª rodada teve uma diferença tão grande na pontuação como na atual com 9 pontos para o segundo colocado.
A maior foi em 2014 com o Cruzeiro com 5 pontos acima do Corinthians (2º). Em 2011 essa era de 3 pontos, 2012 (2), 2013 (empatados), 2015 (2) e 2016 (3).
Nesses seis campeonatos quatro foram ganhos pelos clubes que estavam na liderança: Corinthians (2011), Cruzeiro (2013 e 2014) e Palmeiras em 2016. Em 2015 o campeão foi o Corinthians que era o 4º colocado, e em 2012 o Fluminense conquistou o título, mas na 12ª rodada estava na 3ª colocação.
Nesses casos as diferenças para o líder eram de 3 e 6 pontos respectivamente. Hoje o abismo é muito mais profundo.
Por outro lado nenhum clube foi campeão sem estar colocado no G4.
O time do Parque São Jorge com a sua excelente performance tem 52% de chances de levar o troféu para casa, mas o rubro-negro da Gávea nas últimas quatro rodadas cresceu na competição, e já conta com 38% para essa conquista.
No andar da carruagem teremos os 68,4% do restante da Série A com uma disputa dos nossos Real Madrid e Barcelona, e com um certa previsibilidade favorável ao Corinthians.
Alguns números mostram a razão do aproveitamento do alvinegro, e entre esses, 584 minutos em que o goleiro Cassio não leva gols. Os últimos foram no dia 11 de junho no 3x2 no jogo contra o Fluminense. De lá para cá foram cinco rodadas sem um único furo em suas redes. Nas 12 rodadas, não sofreu gols em nove.
Contra os números não existem argumentos, e esses jamais foram vistos no Brasileirão.
O blog dá as boas vindas aos novos espanhóis.
Comentários
0#2RE: A PREVISIBILIDADE DO BRASILEIRÃO —
CARLOS EDUARDO11-07-2017 19:31
JJ> TEM UM JOGO AMANHÃ DECISIVO PARA O BRASILEIRÃO ENTRE PALMEIRAS E CORINTHIANS. UMA VITÓRIA DO PRIMEIRO, VAI DAR UM IMPULSO AO FLAMENGO NO SEU JOGO DE QUINTA CONTRA O GRÊMIO.
Depois de uns 3 ou 4 anos em que Corinthians e Flamengo se tornarem hegemônicos e a audiência na TV aberta e no pay-per-view desabarem, aí a Rede Globo já terá provado do próprio veneno. Parabéns, Rede Globo! Você já acabou com a cultura nacional e agora está acabando com o futebol brasileiro.
Comentários
Parabéns, Rede Globo! Você já acabou com a cultura nacional e agora está acabando com o futebol brasileiro.
Assine o RSS dos comentários