* O futebol de Pernambuco é um moribundo esperando a chegada da Caetana. No dia de ontem os dois clubes que disputam a Serie B, e o terceiro que disputa a Série C foram derrotados.
Em nove pontos disputados não saíram do zero.
O Santa Cruz fez um papelão em Curitiba, ao levar uma goleada de 4x0 do Paraná, caindo para a 13ª posição.
Na verdade o jogo foi de um time só, com o tricolor de braços cruzados assistindo o adversário jogar e marcar gols.
Em algum momento pensamos que a defesa do Sport estava atuando pelo time coral, por conta da avenida em que o adversário dava o seu passeio.
A equipe paranista encontrava as portas abertas com uma facilidade jamais vista.
Os defensores do Santa Cruz abriam a passagem para o ataque do Paraná desfilar no gramado.
Na verdade um clube que não paga os salários de seus profissionais não pode exigir nada desses, e nessa competição esse item é por demais importante.
Na Arena Pernambuco o Náutico completou a sua 11ª derrota, ao ser derrubado pelo Criciúma por 2x1, e a cada rodada se aproxima da Terceira Divisão Nacional. Os aparelhos já estão sendo desligados.
No primeiro tempo o alvirrubro só chutou uma bola ao gol do adversário. No segundo teve uma boa melhora com mais chutes ao gol, chegando a empatar a partida mas mão teve condições de comemorar, desde que o desempate veio logo a seguir, e assim foi caminhando o jogo até o seu final, com o alvirrubro recebendo uma boa vaia dos heróis que ainda o acompanham.
Esses torcedores merecem todo o nosso respeito.
Finalmente fechando o sábado trágico, o Salgueiro continuou sendo um freguês de carteirinha do time do Fortaleza, ao ser derrotado por esse por 1x0.
No final da semana que se inicia iremos ter a Missa de 7º dia pela alma de nosso futebol. O local será na Rua dom Bosco.
Todos estão convidados.
NOTA 2- UM G4 DIFERENTE NA SÉRIE B
* Como tínhamos previsto na postagem de ontem, o Juventude perdeu o seu lugar no Grupo de Acesso.
O maior vitorioso na 17ª rodada foi o América-MG que colocou quatro pontos de diferença para o Vila Nova que voltou ao grupo.
A equipe mineira foi a única do antigo G4 a conquistar uma vitória. O Guarani perdeu o seu jogo contra o Londrina, que virou um placar de 2x0 para 3x2.
Com esse resultado a equipe do Paraná chegou a 6ª colocação com 27 pontos. O Vila Nova que assumiu a vice-liderança derrotou o Figueirense por 1x0, o Goiás goleou o CRB por 3x0 e o BOA que deu o maior salto na tabela passando para a 11ª colocação, com 24 pontos, acima do Santa Cruz, ao derrotar o Luverdense pelo placar de 1x0.
NOTA 3- O SPORT QUER SABER O QUE É QUE O BAHIA AINDA TEM
* O Sport vai a Salvador saber quais as armas que o Bahia tem para mostrar no campo de futebol.
Um jogo que faz parte da continuidade da 17ª rodada, e com um encontro que está escrito na história do esporte brasileiro.
Nafinal da Copa do Nordeste o time baiano foi o melhor, derrotando o Leão.
A situação dos dois clubes na tabela de classificação é bem diferente.
O Sport é 6º colocado com 24 pontos conquistados com 50% de aproveitamento. Nas últimas cinco rodadas somou 9 pontos, com 3 vitórias (60%). Como visitante, o seu aproveitamento é de 33,3%.
Por outro lado, o Bahia está na 14ª colocação, com 19 pontos (40%) com apenas dois de diferença para o primeiro da zona do rebaixamento. Nas últimas cinco rodadas, somou 8 pontos (53,3%), com 2 vitórias e dois empates.
No encontro de hoje o tricolor da Bahia tem 51% de chance para conquistar uma vitória, enquanto o rubro-negro apresenta 23%. O resto é para o empate.
NOTA 4- O CONFRONTO DO G4 DO BRASILEIRÃO
* Por conta dos Deuses do Futebol na tarde de hoje iremos ter dois confrontos pelo Brasileirão envolvendo os quatro clubes que estavam no G4, desde que de forma provisória o Flamengo deu o seu lugar para o time do Palmeiras.
Na realidade está parecendo uma semifinal de um torneio com mata-mata, quando o 1º joga contra o 4º, e o 2º contra o 3º.
O Corinthians enfrenta o Flamengo, e o Grêmio recebe o Santos.
Embora exista um longo caminho para ser percorrido na competição, os dois jogos poderão ser definidores, desde que uma vitória do alvinegro de São Paulo o deixará em uma situação confortável, e uma derrota acompanhada de uma vitória de um dos outros times litigantes, irá reduzir as diferenças na tabela, criando assim um novo momento para os clubes.
Os horários são diferentes, o que é bom para os que acompanham o Brasileirão, e mais ainda para os que estarão na Arena do Grêmio que irão jogar sabendo do resultado do jogo anterior.
Um domingo que promete.
NOTA 5- OS PIXULECOS NO VOLEIBOL
* O ex-publicitário Marco Valério que foi condenado no processo do Mensalão, em sua delação informou que o presidente da Federação Internacional de Volei, Ary Graça, recebeu pixuleco quando dirigia a Confederação Brasileira de Voleibol.
O dinheiro segundo Valério, veio do Banco do Brasil, em uma cota do patrocínio. O banco é o patrocinador da Seleção Brasileira de Voleibol.
Ary é citado em dois anexos do delator.
A empresa de publicidade de Valério tinha a conta do Banco do Brasil, e assim, conforme ele, o pagamento era viabilizado.
No anexo 10, intitulado ¨Banco do Brasil pagamentos feitos ao Sr. Ary Graça da Confederação Brasileira de Volei (sic)' Valério relata: ¨Pagamento direto para o presidente da Confederação de Volei o Sr. Ary Graça no Caixa 2, a pedido da diretoria do Banco do Brasil¨.
Conforme o publicitário o recurso foi entregue no Rio de Janeiro.
No anexo 30, cujo título é ¨Banco do Brasil: Confederação de Volei¨, Valério conta que os pagamentos eram sistêmicos, enquanto corria o patrocínio do Banco do Brasil. ¨Durante o patrocínio, a CBV tinha uma parte que era entregue através de depósito em conta, e outra parte em dinheiro, que de acordo com o pessoal da diretoria do banco, era para o presidente da CBV Ary Graça, relata trecho da documentação.
O cartola deixou a CBV em 2014 após uma série de reportagens feitas pela ESPN revelar as possíveis ilegalidades em contrato com o Banco do Brasil.
Não vamos fazer juízo de valor, mas tal fato não é nenhuma novidade para quem conhecia os bastidores dessa entidade.
Fonte: Documentação em poder da jornalista Amália Goulart, do jornal mineiro Hoje em Dia.
NOTA 6- DEPUTADO QUER PROTEGER OS CLUBES MAUS PAGADORES
* Vicente Candido deputado do PT, tem dois pontos bem negativos. É sócio de Del Nero no escritório de advocacia, e ocupa um cargo no Circo Brasileiro de Futebol.
Com um currículo como esse obvio que não tem credibilidade para apresentar projetos no Congresso.
Aliás é o mesmo que preparou um jabuti para salvar Lula da cadeia, quando colocou no projeto das mudanças eleitorais, algo bem ¨interessante¨, de que nenhum candidato a cargo eletivo poderá ser preso oito meses antes das eleições. Quase uma gravidez.
Candido agora vem com um novo projeto de lei, que propõe revogar a exigência da responsabilidade fiscal dos clubes, que é um dos pontos mais importantes do Profut.
No projeto, o deputado pede que não tenha a exigência da apresentação da Certidão Negativa de Débito para que um clube possa ter participação nas competições.
Um projeto grotesco, indecente que vai de encontro aos objetivos do Profut que foi o de sanear os clubes, e não permitir que novos débitos fossem contraídos.
Esse nosso Congresso envergonha toda a sociedade do bem do Brasil, e com a gravidade com a preparação de uma legislação que poderá reeleger todos os corruptos que estão no poder.
NOTA 7- SÓ ACONTECE COM O BOTAFOGO
* Existe um ditado no futebol carioca que as coisas complicadas só acontecem com o Botafogo.
Na tarde de ontem isso aconteceu, quando o time estava melhor em seu jogo contra o São Paulo, com um placar de 3x1, e de repente parou no campo e nos 10 minutos finais o tricolor virou o jogo para 4x3.
A equipe paulista não foi brilhante como alguns ufanistas juvenis comentaram, mas foi vibrante, intimidou o time adversário com sua vontade de ganhar a partida, e conseguiu, saindo provisoriamente da zona de degola.
No outro jogo da noite o Palmeiras derrotou o Avaí por 2x0 sem grandes emoções. Com essa vitória o alviverde tomou o 4º lugar do Flamengo de forma provisória.
JJ: NOTA 1- OS CLUBES DE PERNAMBUCO MOSTRAM O QUE ACONTECE EM UM ESTADO QUE FALIU NESSE SETOR. UMA SÉRIE B FRACA, NIVELADA POR BAIXO, E OS DOIS NÃO CONSEGUEM SAIR DO LUGAR. O NÁUTICO JÁ FOI DEGOLADO DE FORMA ANTECIPADA E O SANTA CRUZ COM SALÁRIOS ATRASADOS NÃO CHEGARÁ JAMAIS AO G4.
Comentários
Assine o RSS dos comentários