blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Para quem dirige o futebol ou o analisa, é importante o conhecimento de tudo que se passa no seu entorno, e um fato bem importante é o movimento de rotação dos torcedores à partir da década de 50. 

Sobre esse tema, ao analisarmos uma série de pesquisas que foram realizadas no período de 67 anos, constatamos que aconteceram mudanças que levaram a redução de algumas torcidas, estagnação em outras, e o crescimento de alguns clubes.

É o que chamamos de movimento de rotação, não de transferência de camisas, por conta de uma nova geração que se aproveita do bom momento de um clube, e como ainda não tinha tomado o seu rumo, abraça-o motivada por suas recentes conquistas.

O mundo plano acabou com o sistema da escolha paterna, quando o filho acompanhava o time do pai por determinação, sem a convicção necessária.

Encontramos alguns exemplos dessa rotação e que não é discutido de forma mais ampla por nossa mídia juvenil.

As pesquisas no ano de 1984, mostravam que o Palmeiras tinha uma torcida maior do que a do São Paulo, fato esse que se inverteu nos levantamentos posteriores. A razão dessa redução foi por conta da performance do tricolor na década de 90, e a queda do alviverde do Parque Antarctica.

No ano de 1954, o Jornal dos Sports e Ibope divulgaram uma pesquisa sobre as torcidas do Rio de Janeiro, que mostrava a do Fluminense maior do que a do Vasco, e um fato bem importante de ser observado, a do América era maior do que a do Botafogo. Hoje a vascaína está acima da tricolor, e no caso do time rubro, esse está em processo de extinção.

O alvinegro de General Severiano teve um período glorioso na década de 60, enquanto o ¨diabo rubro¨ marchava para a decadência sem captar os novos torcedores que chegavam ao mercado.

Um outro exemplo aconteceu em nosso estado, que nos anos 60 a 70 a torcida do Santa Cruz era maior do que a do Sport. Anos após, na década de 90, o clube rubro-negro por suas conquistas, com 10 anos seguidos de Brasileirão, conseguiu sobrepujar o seu rival com uma distancia bem larga, por conta de uma geração que começou a acompanhar o futebol e fez as suas escolhas.

O movimento de rotação acelerou a partir dos anos 90, devido a influência da televisão com o processo de massificação de alguns clubes que tornaram-se nacionais. O alvo foi dirigido para uma geração de torcedores acima dos 10 anos, que começaram a optar por esses mesmo fora dos seus estados.

Do ano 2000 em diante, verificamos que a influência externa também captou torcedores, e hoje os clubes europeus tem 10% da torcida brasileira.

Um ponto grave e que precisa ser analisado, é que nas pesquisas anteriores, os que não gostavam do futebol representavam de 12% a 16%, hoje estão no patamar entre 26% a 30%. Um crescimento que deve preocupar o setor.

Na verdade, a maior influencia da rotação é sem duvida a televisão que fez as suas escolhas e deixou de lado a maioria dos clubes brasileiros, e em especial os das duas regiões que ficam acima do mapa geográfico do país, e que não souberam responder aos novos desafios.

Comentários   

0 #5 blogdejjpazevedo - O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DOS TORCEDORESPaulo Francisco 18-03-2019 10:20
Uau, іsto n é Ьom , meᥙ irmã maiѕ nova está analisando tais coisas, , portanto, vou
transmitir еlа.

Sinta se livre para surfe meu рágina ; ao vivo na: http://ultimatetvonpc.com/
Citar
0 #4 blogdejjpazevedo - O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DOS TORCEDORESAndra 19-10-2017 00:51
Following is a brand new game on Facebook games called.



My website; everwing cheat: https://www.weddingwire.com/everwinghackcheatsfreecoinsandtrophies
Citar
0 #3 RE: O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DOS TORCEDORESANTONIO CORREIA 02-08-2017 10:47
JJ: Se os diretores dos jornais de Pernambuco tivessem uma visão mais ampla, colocaria diariamente um artigo do amigo. Esse está perfeito e um tema importante que não é discutido pelas mídias.
Citar
0 #2 Diário da Pecuária LeiteiraBeto Castro 02-08-2017 10:00
Este final do Diário da Pecuária Leiteira de Zé das Vacas e da Fábrica de Leite em pó de Camelo da Marca Registrada Camel está cada dia melhor. Realmente, diante das propinas e pixulecos das cinco gangues, as regiões inexistentes da Federação dos Centuriões Lagartixas Abestados da parte de cima do funil dos cidadãos excluídos das classes B, C e D, os zumbis do cemitério da Floresta Chuvosa Engessada e da Caatinga Ressequida em processo de decesso para o além não souberam aproveitar o belo futebol democrático dos turcos da saída norte da Nova Síria Intrujona. De tanta rotação, exclusão e torneios suicidas para eliminar as bestas quadradas, tanto os dirigentes quanto os torcedores foram ficando tontos e caindo nas sepulturas um a um. O mais grave não são os expropriados de seus bens e tradições, mas os contadores de causos para enganar os trouxas. Na verdade esta rotação é uma lâmina num barril de fezes onde os setentrionais traidores de seus povos e etnias estão mergulhados apenas com a cabeça de fora, enquanto a lâmina em rotação vai passando a cada minuto e todos centuriões e centurietes coprofágicos das cinco gangues se abaixam no tonel da Diarréia Mental. As gangues auxiliares dos tontos gratificados juvenis e também a velhacaria da Bola de Ouro aplaudem ao redor do Tonel para cheirar o aroma da fossa turca. Os urubus e gaviões esperam o passamento da invasão dos mouros para comer as suas carniças putrefatas. Agora o Califa da Meia Noite comprador de deputados está em processo de rotação para complementar o Golpe de Estado do Novo Império Turco dos Otários Manos.
Citar
0 #1 A causa da rotaçãoAndre Angelo 02-08-2017 09:59
Como você lembrou no texto, antigamente o torcedor adotava o time do pai. Se este era vascaíno, o filho também seria vascaíno. Se o pai era palmeirense, o filho normalmente seria palmeirense.
Todavia, a partir dos anos 80, houve um fenômeno de massa que influenciou todas as gerações seguintes até os dias atuais. É o que chamo de "filhos da Globo" (favor não confundir com outro filho famoso por causa da mãe).
A partir do início dos anos 80, a torcida do Flamengo teve uma enorme explosão por conta do lendário time de Zico e companhia limitada. Mas esse crescimento se deu vitaminado pela emissora de TV carioca, que quase todos os dias encerrava o seu noticiário esportivo (Globo Esporte nacional) com imagens e matérias enaltecendo o time carioca. Foi assim que o Flamengo deixou de ter a 3ª ou 4ª torcida do país e passou a ser a 1ª.
Muitos filhos de torcedores do Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, e, sobretudo, de times tradicionais da Região Norte e Nordeste deixaram de torcer para o time dos pais e passaram a ser torcedores do Flamengo.
É por isso que os chamo de "filhos da Globo", pois esta assumiu o papel do pai ou da mãe ao influenciar decisivamente na escolha do time do filho.
Isso também ocorreu, mas de forma bem menor, com o Corinthians nos anos 80 e com Palmeiras e São Paulo nos anos 90.
Isso explica porque são esses os times com maiores torcidas atualmente.
A "vênus platinada" destruiu a diversidade futebolística brasileira, vindo a matar clubes tradicionais do interior de São Paulo ou mesmo clubes tradicionais da Região Norte e Nordeste.
O próximo passo será destruir a diversidade cultural, sobretudo a da Região Nordeste, como se pode ver pelas atrações "estrangeiras" que foram contratadas pelas prefeituras nos últimos festejos juninos.
Viva a Rede Globo!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar