blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O MORTÍFERO VITÓRIA

* O Vitória está se tornando mortífero como visitante.

Atropelou o Corinthians em Itaquera, e ontem matou o Coritiba no Couto Pereira.

Duas vitórias que tiraram o rubro-negro da zona da degola, deixando em seu lugar a Chapecoense.

No primeiro tempo a equipe baiana ficou cozinhando o jogo em banho maria, na espera da única bola, fato esse que não aconteceu. Mesmo desorganizado o Coxa marcou um gol que erradamente foi anulado, e ainda perdeu um pênalti. 

Na segunda fase, o Vitoria sentiu que o adversário não era perigoso e que poderia ser atacado, soltou-se e conseguiu enfim o seu gol que fecharia o placar de 1x0.

O Coritiba mesmo com a troca de Pachequinho por Marcelo Oliveira não apresentou melhoras. É um time sem organização, com pouca qualidade e está caminhando para a zona do rebaixamento, e sem duvida é um sério candidato a degola.

A troca de comando do rubro-negro baiano deu certo, e Vagner Mancini formatou um jogo dentro das limitações do elenco e está obtendo sucesso.

A rodada só será fechada no próximo dia 2 com o jogo entre Grêmio e Sport, que tornou-se de alta importância para a competição. 

NOTA 2- DE VOLTA AO ¨SE¨

* O condicional ¨se¨ serve para muitas elocubrações, e o futebol é um dos segmentos da sociedade que o utiliza com mais assiduidade.

Com a derrota do Corinthians para o Atlético-GO foi aberta uma nova perspectiva com relação ao título, desde que a sua diferença para os demais pretendentes poderá ser reduzida no próximo sábado, e com a tendência de queda que é natural no campeonato de tiro longo, tornou-se algo como factível de acontecer, mas tudo esbarra no ¨se¨.

¨Se¨ o Grêmio derrotar o Sport, a diferença irá cair para 7 pontos, e com o alvinegro enfrentando de imediato o Santos, na Vila Belmiro. Obvio que terão que combinar com o rubro-negro da Ilha do Retiro.

As mídias gaúchas continuam insistindo na tese de que o tricolor errou ao abandonar o Brasileirão, mas esquecem que o modelo do calendário o impulsionou para tal, desde que correr em um tiro mais curto, com o bom time que tem, certamente na atual estrutura do nosso futebol, isso seria mais acolhedor.

Surge então mais uma pergunta com o ¨se¨.

Se o Grêmio tivesse jogado com os seus titulares nos quatro jogos em que utilizou um time reserva, conquistando apenas um ponto, estaria hoje colado com o Corinthians e disputando cabeça a cabeça a liderança?

Na verdade como não tem a bola de cristal, não existe uma afirmação e sim uma suposição de que esse ganharia todos os pontos.

Na realidade o Brasileirão foi trucidado pelo Circo, ao coloca-lo entre duas Copas Continentais, com maiores ambições, modelo que levou alguns clubes a optarem por essas, por conta de uma maior facilidade de se chegar ao título.

Podemos afirmar que o jogo do Grêmio e Sport será o grande divisor de águas, quando o Brasileirão deverá sair da pedra do IML onde se encontra.

O clube pernambucano tem nas chuteiras dos jogadores o destino dessa competição, posto que, com uma vitória da equipe gaúcha a chama será acessa, os sonhos voltarão, mas temos a plena convicção que apesar dos deslizes normais, o Corinthians será campeão.

Será o encontro do ano.

NOTA 3- O SUCESSO DO ÁRBITRO DE VÍDEO

* O futebol brasileiro anda de carro de boi, devagar, devagarinho. O progresso demora a chegar.

A tecnologia quando testada em alguns jogos no Brasil, refletiu a qualidade de nossa arbitragem, ou seja cometeu erros, inclusive um que tirou o título do Salgueiro no campeonato estadual.

Foi criado o árbitro de vídeo amigo.

Enquanto isso, essa importante tecnologia vem sendo bem utilizada em várias competições da Europa.

No final da semana quando assistíamos o jogo entre o Sporting e Estoril pelo campeonato português, nos deparamos com a utilização dessa ferramenta para dirimir algumas duvidas da arbitragem.

No primeiro lance em que foi chamado a atuar, anulou o terceiro gol do alviverde luso, e o interessante foram as vaias para a arbitragem de vídeo.

De imediato outra decisão, quando anulou o gol do empate do time visitante. Os torcedores do Sporting aplaudiram.

Já assistimos nesse ano várias decisões oriundas da tecnologia, que é importante para dar credibilidade ao futebol, mas em nosso país o que é sério não é aproveitado, quando preferimos continuar com os erros de arbitragens modificando os resultados das partidas.

Na realidade o futebol de nosso país vive na época da brilhantina, e das cadernetas de vendas.

Lamentável.

NOTA 4- O PARANÁ É O MELHOR VISITANTE ENTRE OS 40 CLUBES DAS DUAS MAIORES DIVISÕES

* O clube mais abarrancado do país entre os 40 que disputam as duas maiores divisões do Nacional, não é o Corinthians e sim o Paraná, que é um verdadeiro galo de briga poderoso quando joga em sua rinha.

O inverso se dá quando atua como visitante, que torna-se um grande chiador ao encontrar na sua frente o adversário. 

Por conta disso ainda não conseguiu chegar ao G4, e se continuar com essas distorções jamais tal desejo irá acontecer.

Ganhar em casa é fundamental, mas não resolve tudo.

Em 11 partidas disputadas como mandante somou 26 pontos, com 78,8% de aproveitamento. São 8 vitórias, 2 empates e 1 derrota. O segundo lugar é o Juventude, com 76,8% de aproveitamento, com 25 pontos conquistados.

O Corinthians é o terceiro melhor abarrancado, com 66,7%.

O Paraná como visitante é pífio, somou apenas 8 pontos dos 33 disputados (24%).

Na tabela de classificação da Série B, a equipe paranista aparece com 34 pontos, 9 vitórias e 7 empates.

Desse total 26 vieram dos seus pontos como mandante.

Campanha boa de um lado, e insuficiente do outro.

NOTA 5- UM SURTO DE DM

* A derrota do Corinthians para o Atlético-PR serviu para despertar o debate sobre o Brasileirão, mas o perigo é o surto de DM que poderá ser espalhado contaminando a população.

Ouvimos algo que mostra o quanto os ufanistas de plantão atuam.

Em um debate sobre esse tema, alguns jornalistas afirmaram que Palmeiras e Flamengo poderiam superar o Corinthians, mesmo com diferenças de 14 e 15 pontos respectivamente.

Em 16 jogos isso só poderia acontecer se o alvinegro de São Paulo fosse varrido por um furacão e abandonasse o campeonato. Nem que a vaca tussa, ou se o boi falasse, isso irá se concretizar. O alviverde tem 2% de chances, e o rubro-negro apenas 1%. É a mesma coisa para ganhar a Mega Sena.

O único clube que poderia ainda sonhar em alcançar o líder da competição seria o Grêmio, mas as chances para que isso possa acontecer é de 12,8%, contra 83% desse. O debate é importante, mas para que se torne útil não pode perder a razão.

A DM É PRIGOSA.

NOTA 6- O DOMINIO DA VIOLÊNCIA

* A violência no Brasil não tem limites, e o futebol sofre as suas consequências.

O Goiás viveu momentos de pânico no último sábado, quando 50 membros da torcida organizada Força Jovem invadiram o CT do clube, entraram e agrediram o zagueiro Bruno Aguiar que era o único profissional no local, desde que estava fazendo uma sessão de fisioterapia, com o fisioterapeuta do clube.

Os ferimentos foram grandes que obrigaram a sua hospitalização.

Além disso destruíram o seu veículo que estava no estacionamento, além dos equipamentos do setor.

Esse é o ponto maior em que o futebol brasileiro chegou por conta de bandidos que se intitulam de torcedores, e que usam a violência como forma de intimidação.

Essa mesma torcida prejudicou o clube com as brigas no estádio, que levaram a perda de vários mandos de campo.

Está tudo dominado, e isso é uma das razões que o futebol vem perdendo espaço no sistema de entretenimento.

Lamentável.

Comentários   

0 #2 RE: NOTAS AVULSASCARLOS EDUARDO 29-08-2017 17:49
JJ: Realmente o surto da DM está disseminado no país. Achar que Flamengo e Palmeiras ainda tem chances de alcançar o Corinthians é coisa de aloprados.
Citar
0 #1 RE: NOTAS AVULSASRUBRO-NEGRO 29-08-2017 13:24
JJ: Sobre o árbitro de vídeo, sem duvida é importante para a transparência no futebol, mas no Brasil essa palavra é pornográfica. Transparência aqui é Caixa Preta.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar