O Esporte Interativo não é o melhor canal esportivo do mundo, mas sem dúvida para o futebol do Nordeste tem sido bem generoso, posto que está nos ofertando aquilo que vem acontecendo nos gramados, transmitindo alguns dos seus estaduais e jogos das divisões menores do Brasileiro, que contemplam diversos clubes da região.
Na última sexta-feira assistimos o jogo do Botafogo-PB e ASA de Arapiraca pela Série C, e vimos o quanto andamos no quesito futebol, com o estádio ocioso, e a bola sendo maltradada pelos jogadores.
Nos lembramos do alvinegro paraibano rivalizando com os nossos clubes nos tempos mais antigos. Nem a sombra.
O futebol Nordestino definha.
Os clubes regionais perderam as suas demandas para os do Sudeste, e esse é sem duvida o maior trabalho a ser efetuado pelos dirigentes da região, através de um projeto que poderia ser chamado de ¨Nordestinação do Futebol Nordestino¨.
Para que possamos atender a globalização e chegarmos realmente à nível nacional, teremos que passar por tal processo, ou seja, o de retomar o espaço perdido para o mundo plano que fincou os clubes de fora da região.
Para que isso possa acontecer, necessário se faz um expurgo na maioria das federações regionais, que representam o atraso.
O retorno dessa demanda e a absorção de uma nova geração é o único caminho que tem que ser percorrido por todos os clubes do Nordeste, que tem uma Copa que poderia ter tido um efeito de redenção, mas que foi prejudicada pelas vaidades da cartolagem.
Poderíamos pensar no sistema de duas divisões desse torneio, mas que contemple clubes que tenham as estruturas necessárias para tal. A rivalidade regional com uma competição mais longa no lugar dos estaduais, certamente traria um novo ânimo ao torcedor de cada unidade da região que teria jogos importantes em suas cidades.
Estivemos revendo as pesquisas realizadas sobre a penetração do eixo Rio-São Paulo no Nordeste, e na realidade essa é avassaladora, desde que dos 15 clubes de maiores torcidas, 7 são de times da própria região, que somados representam um pouco mais de 25% do total.
Pernambuco, Bahia e Ceará dominam, e os demais pertencem a times dos estados do Sudeste. Mais da metade dos torcedores do Nordeste torcem para clubes desse eixo, sendo que 32,2% de cariocas e 19,1% de paulistas. Isso demonstra que somos os donos da casa, mas não mandamos nela.
Como o futebol poderá evoluir nesses nove estados, se os torcedores não usam as camisas dos clubes locais, preferem em maior proporção as de outros fora do contexto. No Ceará, Bahia e hoje no estado de Pernambuco os clubes da casa mantem a preferencia do torcedor na sua área metropolitana, e perdem de forma expressiva no interior.
Em nosso estado a debandada começa à partir da cidade de Caruaru.
A globalização é uma realidade sem retorno, mas na verdade os que fazem o futebol dessa região, não tiveram a mínima competência de observarem o que estava acontecendo no mundo e especial em nosso país, e pudessem formatar um projeto esportivo para recuperar essa demanda tomada por clubes de outros estados.
Essa é uma realidade latente que massacra o futebol regional, que para voltar a ter um crescimento sustentável, terá que proceder com a ¨Nordestinação¨, trazendo de volta os seus torcedores.
Uma Copa do Nordeste mais profissional, menos romântica, é o principal caminho da abertura para essa projeto, que para o sucesso irá necessitar de gestores competentes.
Esse é o nosso maior problema.
Comentários
0#3RE: A ¨NORDESTINAÇÃO¨ DO FUTEBOL NORDESTINO —
CLOVIS ARRUDA04-09-2017 20:42
JJ: O seu blog é um prestador de serviços. Os artigos nos dão uma aula sobre o futebol. Esse é a realidade que tomou conta do Nordeste, que deixou se ser uma região que lutava por seus interesses, para tornar-se submissa perante os poderosos.
0#2RE: A ¨NORDESTINAÇÃO¨ DO FUTEBOL NORDESTINO —
ANTONIO CORREIA04-09-2017 20:12
JJ: Um artigo que serve de reflexão para todos, e que foi bem complementado por Guilardo. O maior problema do Nordeste é a subserviência de seu povo que não herdou o espirito libertário dos seus antepassados.
0#1RE: A ¨NORDESTINAÇÃO¨ DO FUTEBOL NORDESTINO —
guilardo04-09-2017 13:50
O FUTEBOL DO NORDESTE - Você praticamente esgotou todo o tema. Na realidade nossas equipes nordestinas, se tivessem comandos, se reuniriam para decidir o futuro, num único caminho que lhes resta. Está claro que nas duas principais divisões do futebol brasileiro, os times do nordeste a cada ano que passa vão ficando muito distante nas suas permanências. É que as séries A e B serão exclusividade dos times do centro-sul e sudeste. A série C abrigará, ainda por algum tempo, os proscritos do futebol nacional. Serão criadas certamente outras séries ( E,F e G) para acolher os desvalidos e mortos de fome. No nosso caso nordestino, o caminho viável é realmente um NORDESTÃO que consolide os grandes times da região e permita o acesso dos menores, jogando quase todo o ano, com o fim dos estaduais. Estou repetindo o que você afirmou, e não entendo porque os dirigentes da região não acolhem a ideia. Curiosamente, vejam a situação do Sport, tido como o mais rico do nordeste. Joga na série A, sempre lutando para não cair. Jamais ganhará um título lá. Não ganhará na série B porque quase não joga mais nessa série. Idem no Nordestão, porque julgando-se o maioral desdenhou do torneio. No Pernambucano reside a sua única oportunidade de ganhar títulos, se bem que ninguém dê mais valor ao campeonato, inclusive ele. Ou seja, o Sport está fadado a não ganhar mais nada. O Santa e o Náutico ainda poderão sonhar com títulos do Nordeste, e campeonato da série C. Esse é o quadro. Parece que o Sport atirou no pé, e vai ficar sem ganhar mais nada, porque Pernambucano não conta mais. Só um Nordestão organizando e mais longo, abrigando pelo menos 20 equipes em duas divisões, salvará o futebol nordestino. Acho até, que enxergando o horizonte pelo óbvio, o Sport colocará o rabo entre as pernas e voltará correndo, para a possibilidade de ganhar o único título entre os que compete.
Comentários
Assine o RSS dos comentários