Os gols sumiram na 23ª rodada da Série B Nacional.
Nos 10 jogos realizados as redes balançaram apenas por 17 vezes, ou seja, 1,7 gol por partida, o que demonstra o equilíbrio existente, e as táticas que são utilizadas pelos clubes, quando preferem não perder, empatar seria um ótimo resultado, e ganhar como última opção.
O G4 do acesso é o mesmo desde a 18ª rodada, mas com uma novidade que já era esperada, a aproximação definitiva do Paraná, fato esse que mostramos nas postagens anteriores, e que finalmente aconteceu por conta da melhora dos seus resultados como mandante.
O Juventude que esteve no Grupo de acesso por 15 vezes, também aproximou-se do Ceará, empatando em número de pontos, mas as suas dificuldades estão nos jogos como visitante.
O América-MG completou a sua 18ª participação entre os melhores, o Internacional a 11ª, são os disputantes que estão garantidos na Série A de 2018. Só um furacão poderá tira-los dessa conquista.
O Vila Nova continua no 3º lugar na tabela da classificação, com uma participação de 15 vezes entre os quatro do G4, e irá disputar com o Ceará e Paraná as duas vagas restantes.
O equilíbrio dos resultados nas partidas entre mandantes e visitantes será fundamental para a classificação final, e isso poderá influenciar de forma negativa para o time de Caxias, que é o melhor mandante (77,78%), mas na contrapartida esse é um dos piores visitantes, com apenas 27,27% de aproveitamento.
Se continuar com essa performance não conseguirá o objetivo maior.
Ceará e Vila Nova estão bem balanceados nesses dois segmentos.
O time cearense tem 60,61% de aproveitamento como mandante, e 47,22% como visitante, o goiano conta com 63,64% como mandante e 50% jogando fora de sua casa.
Tais detalhes mostram de forma clara que o rubro de Goiás leva uma vantagem sobre o alvinegro da terra de Iracema.
No meio dessa luta chegou o Paraná, que melhorou no item visitante para 30,56% dos pontos jogados, mas que não lhes garantem o G4 final, e como mandante é excelente (76,79%).
Se a equipe paranista não ultrapassar o percentual de 40% nesse item, o G4 será fechado de acordo com a atual tabela, muito embora está nos parecendo que esse prepara o Sprint final com toda força, ou seja está fazendo uma competição com a mesma tática de atleta que corre provas de longa distância, quando os concorrentes cansam e esse ultrapassa-os.
Embora Criciúma, Oeste e Londrina estejam na tabela da competição com uma pequena diferença de pontos para o 4º colocado (Ceará), as suas possibilidades são bem menores dos demais. Os números assim indicam.
Quanto ao rebaixamento, embora os sites de chances coloquem o Náutico com 85% de queda para a Série B, pela primeira vez o nosso sistema que estuda as probabilidades reduziram esse percentual para 75%, o que mostra a existência de uma luz no fundo do túnel.
A situação do alvirrubro ainda é complicada, mas outros seis clubes tem chances de serem degolados.
Um detalhe importante que não pode passar despercebido para as analises está retratado nos resultados da rodada, desde que do 14ª colocado (Paysandu), ao 20º (ABC), o único a conseguir uma vitória foi esse clube pernambucano.
O ABC de Natal matematicamente ainda tem vida, mas na realidade já está rebaixado (96%), Santa Cruz tem 62,4%, Figueirense (45,0%), Goiás (43,3%), Luverdense (27%) e Paysandu (25%).
Chamamos a atenção que o ponto de corte caiu para 42, e não os 44 que estavam sendo definidores, e tal fato modifica muito os cálculos das probabilidades de cada clube.
O alvirrubro de Pernambuco tem hoje um aproveitamento de 29%, e necessita chegar aos 39% do total dos 114 pontos da competição, e com isso as chances de fugir do rebaixamento ficarão previsíveis.
Os bons resultados como mandante terão que continuar, e sobretudo incrementa-los como visitante.
Esse ponto é que poderá salvar o time dos Aflitos, e no momento afirmamos que os seus torcedores ainda poderão sonhar, mas o time terá que dar o retorno necessário.
Comentários
0#2RE: IMPRESSÕES SOBRE A RODADA DA SÉRIE B —
CELIO LEITE11-09-2017 14:24
JJ: O difícil é fazer o Náutico ganhar como visitante. A sua analise está perfeita e deu ânimo aos torcedores do clube.
0#1RE: IMPRESSÕES SOBRE A RODADA DA SÉRIE B —
PLINIO ANDRADE11-09-2017 11:40
JJ: Sou alvirrubro e concordo com o teor do artigo. Pela primeira vez o Náutico poderá sonhar em sair da degola, mas como bem você afirmou terá que se consolidar como visitante. O próximo jogo ora será complicado, o Oeste que vem fazendo uma excelente campanha. Uma vitória poderá alavancar o Náutico.
Comentários
Assine o RSS dos comentários