blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

A liberdade de expressão está em um artigo da Constituição, mas na prática do dia a dia existem controvérsias.

O futebol talvez seja o setor mais controlado pelos seus segmentos.

Quantas vezes assistimos profissionais da imprensa sendo barrados em alguns clubes como represália por terem divulgado algo que não foi do gosto da cartolagem.

Há pouco tivemos um exemplo do Vasco da Gama contra a ESPN Brasil por conta de uma declaração de um dos seus apresentadores, originando a proibição da entrada dos repórteres da emissora no São Januário.

Por uma estranha coincidência há pouco o profissional foi demitido.

Tais atitudes geram um controle na mídia esportiva, fato esse que acontece em nosso dia a dia, quando os profissionais são tolhidos na divulgação das verdades que acontecem nas entidades, e a grande maioria das matérias atendem os desejos dos donos do poder.

Em uma grande parte do jornalismo brasileiro, a verdade tornou-se uma mentira por necessidade, e aqueles que desejam revela-la são ameaçados e afastados de suas pretensões.

Conhecemos alguns jornalistas de nosso estado que foram constrangidos pelos seus diretores ou editores quando solicitaram desses que não fizessem críticas a determinados dirigentes que não conseguiram coopta-los.

Tiveram que atender, mesmo sabendo que se tratava uma violação do sagrado direito de expressão. Alguns foram demitidos por não seguirem a norma.

Dizer a verdade é duro, mas torna-se necessário, desde que encobrir as mazelas que afligem a nossa sociedade, em especial a esportiva é um crime contra o futuro, quando se esconde por baixo dos tapetes os desvios de conduta de pessoas responsáveis pelo setor, e que servem cada vez mais para destruí-lo.

O falecido jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano, um dos grandes estudiosos do futebol, é autor de uma frase antológica sobre a situação de uma mídia controlada: MIJAM EM NÓS E OS JORNAIS DIZEM ¨CHOVE¨.

Nada melhor para caracterizar a nossa realidade.

Por conta dessa submissão o futebol brasileiro ingressou no fundo do poço, e poucos são aqueles que tem condições de discuti-lo, já que a liberdade de expressão e opinião que encontramos na Declaração dos Direitos dos Homens, está sendo deixada de lado, para atender aos interesses subalternos.

O controle da mídia é nocivo, e faz parte do sistema de alguns países que não adotam o modelo democrático.

Foi implantado no Brasil o Sincericídio, que representa um novo tipo de morte, quando aqueles que desejam ser sinceros com a verdade, são perseguidos pelos que dão a preferencia a mentira ou a meia verdade para que o status quo seja mantido.

No decorrer dos anos o país começou a vivenciar uma intimidação para os que tem a devida coragem de mostrar o que acontece no seu dia a dia, mesmo sabendo que está condenado ao sincericídio.

As redes sociais, embora contemplem muita porcaria é sem duvida a peça de resistência desse setor.

É lamentável.

Comentários   

0 #2 RE: O CONTROLE DA MÍDIA ESPORTIVARUBRO-NEGRO 13-10-2017 11:48
JJ: Não vou me alongar pois Antônio Correia já expressou o meu pensamento. O artigo é real e isso acontece no Brasil.
Citar
0 #1 RE: O CONTROLE DA MÍDIA ESPORTIVAANTONIO CORREIA 13-10-2017 11:12
JJ: O artigo está correto. O cadeado é usado no setor do jornalismo esportivo, que é repetidor dos fatos divulgados pelas assessorias dos clubes. Além disso e por elegância o amigo não citou o jabá corre solto.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar