O nosso blog está com problemas no item comentários, o qual estamos tentando resolver, desde que a interação com os nossos visitantes só pode ser feita para quem tem facebook, webmail e email.
Isso está nos preocupando, pois gostamos de interagir com todos aqueles que o acessam, com comentários que enriquecem o debate. Apesar desse transtorno, menos de um mês após o retorno atingimos um número expressivo de 22.500 acessos, mesmo sem divulgação.
Por conta disso temos recebido muitas perguntas através do ¨Fale conosco¨, que é disponibilizado na página principal. Uma delas foi bem simples e nos pedia uma análise sobre o apequenamento de clubes que outrora foram grandes.
Vamos começar com um exemplo e que poucos tem conhecimento. Na década de 40 o clube com maior torcida no Rio de Janeiro era o Fluminense, seguido pelo America, que desapareceu do cenários futebolístico anos após. O Flamengo começou sua arrancada à partir dos anos 50.
O problema maior está relacionado as gestões míopes, incompetentes, que não tiveram a visão das mudanças que estavam acontecendo no decorrer do tempo. Foram sendo ultrapassados pelos mais modernos.
Os títulos e as conquistas desapareceram, reduzindo as suas demandas. Não renovaram os seus quadros diretivos, a mesmice continuou a imperar. Não entenderam que o futebol tornou-se profissional, tratando-o com amadorismo.
Foram se apequenando após cada gestão desastrosa, não ampliaram os seus patrimônios e os quadros sociais, que minguaram, as arquibancadas ficaram vazias.
Tais clubes tornaram-se como algumas lojas famosas, que não tinham produtos para oferecer aos consumidores e fecharam.
O planejamento, a visão que o mundo é plano são opções das mais importantes para qualquer empresa, inclusive os clubes de futebol, que assim não entenderam e foram consumidos por gestões atabalhoadas e sem futuro.
Uma verdadeira Patologia Gerencial com um teor destrutivo, e que continua sendo aplicada nos dias de hoje, quando os custos são maiores do que as receitas, os recursos voam com contratações equivocadas, e os salários são pagos com atraso.
A pergunta foi respondida.
Na realidade temos a convicção de que muitos clubes ainda serão afetados por esse vírus, alguns bem conhecidos, e que irão se apequenar no decorrer dos anos. Nada na vida acontece por acaso, tudo segue o seu rumo, tanto para pior, como para melhor.