* O famoso número mágico para um clube livrar-se do rebaixamento no momento atual está em 45 pontos.
Acreditamos que esse ficará entre 43/44 tendo em vista a pontuação dos clubes que estão nessa luta.
Doze clubes disputantes ainda não conseguiram atingi-lo, faltando 6/7 rodadas para o final da competição.
As piores situações estão alocadas em três: ABC e Náutico, ambos virtualmente rebaixados, e o Santa Cruz que tem um alto percentual para que isso possa acontecer.
O tricolor soma 31 pontos, e o Luverdense, o 17º, 35, ou seja mesmo com uma vitória contra o time do Mato Grosso, irá continuar por mais uma rodada na zona da degola.
O Figueirense, primeiro time de fora do Z4, tem 36 pontos, enquanto CRB, Guarani e Paysandu somam 38, uma pequena diferença para a equipe de Santa Catarina, como a de Lucas do Rio Verde.
BOA (39), Brasil de Pelotas (39), Goiás (41) e Criciúma (42), estão bem próximos de manter as suas presenças nessa divisão no ano de 2018.
Os números são imutáveis e retratam uma realidade.
No período de 2006 a 2016, apenas quatro clubes fugiram da degola com menos de 45 pontos, nos anos de 2006 (44), 2012 (43), 2013 (44), e em 2016 com uma baixa pontuação (41), o Oeste conseguiu escapar.
Teve casos excepcionais como em 2007, o Ceará só conseguiu fugir com 50 pontos.
Para que se tenha uma ideia geral sobre o assunto, as pontuações do 16º colocado na era dos pontos corridos com 20 clubes foram as seguintes: 2006- 44, 2007- 50, 2008-45, 2009-46, 2010-48, 2011-48, 2012- 43, 2013- 44, 2014- 46, 2015- 44 e 2016- 41.
Com exceção desse último ano, os demais ficaram dentro ou além das metas estabelecidas.
NOTA 2- ACREDITE SE QUISER
* O fato foi real e não uma obra de ficção, serviu para mostrar o que acontece no futebol brasileiro.
Um jogo pela Série C do Campeonato Cearense, entre os times do União e Crato, acabou mais cedo em comum acordo entre as partes.
O placar era de 10x0 , e o capitão da equipe mandante, combinado com o do time adversário, dirigiu-se ao árbitro solicitando o final da partida aos 40 minutos do segundo tempo.
O mais grotesco foi a atitude tomada pelo apitador ao acatar esse inusitado pedido, finalizando o encontro, e registrando na súmula.
O time do Crato tinha apenas 11 atletas, e não contava com reservas.
Com um expulso, um outro machucado e o placar elástico, o zagueiro da equipe teria pedido que a partida fosse encerrada.
Na verdade a regra não permite que um jogo termine antes dos 45 minutos, a não ser que um dos disputantes tendo em vista a falta de segurança, iluminação, ausência da ambulância, ou gramado sem condições, resolva abandonar a partida.
Por conta de uma goleada jamais o árbitro poderia concordar com tal solução.
Esse é o futebol brasileiro que tem clubes e ¨clubes¨, e o papel da Federação ao formatar uma competição é o de verificar as condições de cada um disputante.
Uma vergonha.
NOTA 3- MAIS UM RECORDE DO NÁUTICO
* A situação do Náutico no futebol é complicada, e fora do campo é pior ainda, quando em dois anos o clube terá quatro presidentes, que na verdade baterá mais um recorde.
Só no ano de 2017 foram três mudanças, que assumiram uma cadeira a cada dia mais quente.
No final de dezembro, Marcos Freitas renunciou, dando o seu lugar para Ivan Brondi, vice-presidente, que também renunciou entregando a cadeira ao então presidente do Conselho, Gustavo Ventura, que por motivos particulares deixou o cargo, entregando-o a Ivan Pinto da Rocha, vice-presidente do Conselho, que terá o bem difícil encargo de levar o barco até o fim do ano.
Na presente temporada o clube bateu um recorde com a contratação de três times e cinco treinadores.
São detalhes como esses que mostram a razão da atual situação do Náutico em seu futebol, desde que sequer os mandatários conseguem chegar ao final dos seus mandatos.
NOTA 4- COMO PARAR NEYMAR
* O meia campista camaronês Anquissa, em entrevista ao L'Équipe, afirmou que o treinador do Olympique de Marseille orientou os seus atletas a procurar Neymar durante a partida contra o Saint Germain, que foi realizada no último domingo.
Rudi Garcia pediu que esses ¨cutucassem¨ o principal jogador da equipe adversária, por saber que o atacante poderia perder a cabeça.
O camisa 10 de fato, acabou expulso ao revidar uma falta com uma cabeçada no segundo tempo.
¨Um talento enorme, mas que pode ficar louco¨, foram as palavras reproduzidas por Anguissa, com relação ao que o técnico indicou aos jogadores antes do jogo.
A ideia era cutucar Neymar sem faltas graves, nem com a intenção de contundi-lo, apenas irritar o brasileiro.
A estratégia deu certo e Neymar desapareceu no campo, e antes de sua expulsão o seu time estava perdendo por 2x1, cujo placar final terminou em 2x2, com um gol de Cavani no final do segundo tempo.
Uma boa tática sem apelar para a violência.
NOTA 5- A INGLATERRA ATROPELOU A SELEÇÃO SUB-17 DO CIRCO
* A seleção Sub-17 do Circo não suportou a maior qualidade do time da Inglaterra e foi derrotada na semifinal pelo placar de 3x1, pelo Mundial da categoria.
Na verdade o time brasileiro tem algumas boas promessas, inclusive gostamos do seu jogo contra a Alemanha pelas quartas de final, com uma justa vitória, mas faltou-lhe o coletivo, desde que o individual apareceu por conta dos empresários que estavam acompanhando o Mundial na busca de talentos.
Alguns jovens foram contaminados por tais influências e começaram a jogar apenas para seus interesses, e não pelo grupo.
A Globo de forma açodada já estava marcando a transmissão da final, contando com a vitória da equipe circense, esquecendo de combinar com o time inglês.
Como sempre andaram com os bois atrás do carro.
Na realidade foi uma vitória insofismável, merecida de um time bem superior ao nosso, com mais qualidade e conjunto, e com um jogador diferenciado, Brewister que foi o autor dos três gols.
Apesar da derrota a safra brasileira tem alguns bons frutos.
A final do Mundial será entre a seleção da Espanha que derrotou Mali por 3x1, e o forte time inglês.
NOTA 6- ENQUANTO O CORITIBA DESCANSA O SPORT IRÁ QUEBRAR PEDRAS
* O Sport joga na noite de hoje contra o Atlético Junior da cidade de Barranquilla, Colômbia, pela Copa Sul-Americana, tendo como palco a Ilha do Retiro.
O clube optou por essa competição, que rende alguns trocados, cuja cota já foi adiantada, embora o seu presidente negue, mas é a pura verdade, como também o atraso nos salários, e com boas chances de prosseguir já que no Brasileirão vai de mal a pior, e como não podia voltar atrás, a única saída encontrada foi a de aumentar o numero de jogos na temporada que até o momento é um fracasso.
Hajam contusões.
Enquanto o rubro-negro quebra pedra, o Coritiba o seu adversário na próxima rodada treina de forma tranquila, sabendo que esse jogo representa o confronto direto entre dois clubes que lutam contra a degola, e é obvio que o peso dessa partida será sentido quando da realização da próxima.
Um equivoco que poderá custar bem caro.
NOTA 7- GRÊMIO COM AS CHUTEIRAS NA FINAL
* O Grêmio jogou um futebol aplicado, contou com o futebol de Luan e com as defesas de Marcelo Grohe, para atropelar o Barcelona de Guayaquil pelo placar de 3x0.
Com essa vantagem e com cuidados no jogo de volta desde que a equipe equatoriana é perigosa, a clube gaúcho está com a passagem comprada para a fase final da competição, contra o River Plate ou o Lanús, ambos argentinos.
Um jogo limpo, sem as baboseiras de que ¨aqui é Libertadores¨, a equipe gremista aproveitou as oportunidades e marcou, enquanto o adversário jogou para fora aquelas que surgiram à seu favor.
Pela Copa Sul-Americana, em um jogo insosso, o Flamengo saiu na frente do mata-mata, ao derrotar o Fluminense pelo placar de 1x0, conseguido na primeira fase.
O rubro-negro da Gávea suportou firme a pressão tricolor no segundo tempo, e mais uma vez o seu goleiro Diego Alves garantiu a vitória.
Com o resultado, o rubro-negro carioca leva a vantagem para o jogo de volta, por ter feito um gol como visitante.
Comentários
0#3RE: NOTAS AVULSAS —
CARLOS EDUARDO26-10-2017 14:35
JJ: Sobre a Nota 1, tomo a liberdade de pedir que o amigo faça a mesma analise para a Serie A. Orienta a todos que acessam o seu blog.
JJ: Sou torcedor do Náutico, e não encontro um caminho que possa salvar o clube Quatro presidentes em dois anos, uma divisão radical, deixa o seu futuro em aberto. Para mim não tem nenhuma perspectiva para dias melhores.
Nota 2 - Esses times sovaqueiras da Federação Turca do Mucuripe não tem dinheiro nem para pagar a gasolina da Ambulância. Nota 4 - Esse time do Olimpique deve ser dirigido pelos pixulecantes do Comitê Olímpico de Asterix, Obelix e Ideiafix, tendo como conselheiro o Homem Nu do Cabralzinho das Ilhas Cagarras da Fantasia. O Edifício sem nome do Bem Amigos deveria importar esse professor para implementar essa técnica de Bulying no Enfadonhão do Camelódromo.
Comentários
Assine o RSS dos comentários