Quem apareceu primeiro, o ovo ou a galinha? Na verdade existem controvérsias.
O Brasil de hoje suscita uma outra pergunta, ou seja: Quem apareceu primeiro, o corrupto ou o corruptor?
Santo Agostinho, filósofo da Igreja perguntava em suas pregações: Quando começou a corrupção? Como não obtinha respostas, respondia: ¨desde que conhecemos um ser humano¨.
Na realidade o ser humano pode contemplar tanto o corrupto, como o corruptor e o incorruptível, e tem a liberdade de escolha.
Quem apareceu primeiro, não sabemos, mas temos uma certeza, o seu nascedouro é o poder.
O poder transmite um sentimento de onipotência, do ditador que tudo pode fazer e não ser cobrado, e isso se traduz na vida pública e privada. Melhor exemplo para caracterizar essa diretriz é o futebol.
Os que o comandam sentem-se donos de uma Capitania Hereditária, e em alguns casos tornam-se corruptores para que possam chegar aos objetivos programados.
O torcedor deseja ganhar a qualquer preço, seja com a ajuda da arbitragem, seja dando propinas para jogadores de outros times. Para eles o que interessa é ganhar, e o preço pago não tem limite de valor. Se tiver que comprar um resultado que o faça.
Esse é um lema muitas vezes adotados nesse país.
Quando se negocia um atleta, no meio do negócio vem uma comissão. Quando se contrata o caminho percorrido é o mesmo.
E assim segue uma parcela da comunidade esportiva.
Quantos casos já foram divulgados pelas mídias esportivas?
Os nossos meios de comunicação estão como moscas de lixo, na divulgação das cifras de milhões de dólares roubados do cofres públicos, fato esse que rolava há muitos anos, com remessas de dinheiro para o exterior, ou em malas alocadas em residências, e que ninguém viu, desde o presidente até os porteiros de órgãos estatais.
Santa Inocência Agostiana. Corruptos não tem sentimentos.
Será que a ambição de ganhar dinheiro é tão intensa, que chega a ser maior do que a vergonha de uma prisão em plena residência, à frente das câmeras e dos flashs das maquinas fotográficas?
Será que as suas consciências não mostram que o dinheiro vindo da corrupção está deixando de ser aplicado para os menos favorecidos, para ingressar nos seus bolsos, que são minoria na sociedade?
O desejo do poder, de uma vitória em um jogo de futebol, transforma muitos homens, inclusive muitas vezes tornando-se corruptores para alcançarem as suas metas.
Quantas vezes ouvimos ou lemos conversas sobre esse tema.
Na verdade, a pergunta feita nessa postagem ficará sem resposta, mas temos a certeza de que precisamos fazer uma grande limpeza nesse país, tendo como meta principal a implantação da decência para reger o destino da sociedade.
Chegou a hora da separação do joio do trigo.
Continuar como está no momento é sem duvidas escancarar as portas para a barbárie.
Um desabafo de quem não aguenta mais ler ou ouvir o que acontece no país.
Lamentável.
Comentários
0#2Ajuste dos corruptos —
Beto Castro12-11-2017 09:54
Por favor ajuste o número de corruptos do Brasil de 20 mil para 20 milhões. Não há país ou estrutura econômica que resista a tantos corruptos corrompendo os poucos honestos relativos que restaram. O grau de honestidade da sociedade hipócrita do falso-moralismo flutua entre 0,1% a no máximo 70% numa escala e 1 a 100. Basta avaliar os representantes de Deus aqui na Terra.
0#1Corrupção e Seres Humanos são sinônimos —
Beto Castro11-11-2017 12:33
Algum filósofo já falou que "uma instituição é doente na medida da soma das doenças de seus membros enfermos" ou algo parecido. Isto sem exceção. Os seres humanos são imperfeitos exatamente porque são humanos, além de serem frutos de suas criações paternas e familiares. Eivado de paixões psíquicas desde que nascem, os seres humanos criaram a política exatamente para manipular a sociedade em que vivem. Afirmam que 10% dos seres humanos são psicopatas, para você que gosta tanto de estatística da galinha consumida. Ora, isto nos remete a 20 mil corruptos somente no Brasil e 700 milhões em todo o mundo. Dê poder e consequentemente dinheiro a esta massa descomunal de desviados e eles corromperão os demais 90%. Caminhamos para 1 bilhão de corruptos manipuladores das cidades, estados e países, mesmo com todos os órgãos de controle criados pelos entes federativos. Os chefes da corrupção são quem indicam e nomeiam os membros desses órgãos controladores para os blindar de qualquer incriminação. Se o executivo máximo de uma instituição, qualquer que seja, é corrupto, toda a instituição se torna corrupta, como se pode avaliar de um determinado Estado da Federação. Agora imagine uma instituição em que o criador era corrupto, apoiado por corruptos e todos os que o substituíram eram corruptos, se existe alguma chance de haver um honesto no seu corpo. Partindo deste principio básico, tudo numa instituição deste tipo está corrompido - Organização, administração, certames, clubes, justiça, árbitros, salários e até o mais simples dos funcionários. Nenhum honesto será aceito numa instituição desse nível de corrupção, pois é considerado um corpo estranho e em pouco tempo será expelido. Se considerarmos que 40 presidentes de federações das Américas foram banidos por corrupção em um único ano e substituídos por outros ladrões de confiança, certamente não haverá um único honesto restante na mesma. Portanto, a corrupção é inerente ao ser humano e cito os 3 prefeitos do sul de um dito Estado que roubavam tudo que passasse em suas frentes - recentemente. A impunidade dos corruptos multiplica o seu número por dez. Por conclusão, provamos que os golpistas que acusaram os honestos relativos para destruir a democracia brasileira, são os mais corruptos do país como foi comprovado pelos chefes ladrões que iniciaram o movimento. Daí que, os porta vozes justiceiros e midiáticos é que dão suporte aos verdadeiros corruptos e são os seus financiadores. Infelizmente, temos que conviver com esse mundo da corrupção instalada e numa luta fratricida pelos excedentes da economia. É triste, mas é a realidade. Esta é a luta dos Dom Quixotes com mancha ou sem mancha, desde a mais vetusta Espanha. Se lembra quantos órgãos corruptos já foram extintos no Brasil? Os corpos corruptos sempre serão sepultados ao longo do tempo por absoluta inutilidade de suas existências. Isto é o que ainda consola os renitentes e recalcitrantes na luta contra a corrupção sistêmica.
Comentários
Assine o RSS dos comentários