blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

A 28ª rodada do Brasileirão foi concluída na última segunda-feira, e mais uma vez com as arquibancadas vazias, com um total de 127.983 pagantes, uma média de 12.798 torcedores por jogo.

Para que se tenha uma ideia da realidade que vive o futebol em nosso país, o público total em 2016 é de 4.042.512 pagantes, com uma média de 14.438 por jogo. As estatísticas de 2015 nos mostram a presença de 6.374.501 pagantes nos 380 jogos realizados, com uma média de 17.044 por partida, ou seja, uma diferença de 2.331.989, que torna-se impossível de alcança-la com apenas 10 rodadas para a conclusão da competição, o que daria uma média de 23.319 por jogo.

Como o eleitor que deu o seu recado contra o voto obrigatório, que é uma das imbecilidades brasileiras, o torcedor também mostra o seu desânimo com o que acontece em um esporte que já foi das multidões, e hoje acolhe um pequeno grupo de simpatizantes.

O Palmeiras continua líder, seguido pelo Flamengo e Atlético-MG. Nada de novo a não ser a distância que os separavam que foi dilatada. O resto sem novidades.

O Top 10 sofreu apenas alterações nas posições. O Grêmio teve uma queda da 8ª para a 9ª colocação, a Ponte desceu da 9ª para a 10ª, e o Botafogo ascendeu da 10ª para a 8ª.

Na outra ponta da tabela, os mesmos clubes, e apenas com mudanças nas colocações. Caíram, São Paulo, Sport e Figueirense. Subiram Cruzeiro, Vitória e Coritiba.

Na noite de hoje começa uma rodada que poderá definir inclusive a queda do Sport para a zona do rebaixamento, caso esse não vença o seu jogo contra o São Paulo, desde que amanhã o Internacional joga em casa contra o Coritiba, e no final da semana teremos Cruzeiro vs Ponte e Figueirense vs Botafogo. Todos atuando como mandantes e lutando contra o rebaixamento. 

Não existe mais espaço para derrotas jogando em casa com relação ao Sport. O São Paulo é um adversário direto nessa luta, com apenas 2 pontos de diferença, e com uma vitória irá amplia-la para 5, aumentando o grau de dificuldade do time rubro-negro.

O aproveitamento do clube da Ilha do Retiro como mandante é de 59,52%, considerado como bom, embora como visitante seja trágico (19,05%). O tricolor do Morumbi como visitante tem 30,96%, o que é pouco para as suas necessidades.

No returno, os dois clubes estão parelhos, o Sport na 15ª posição, com 10 pontos (37,04%), e o São Paulo, na 15ª, com 9 pontos (33,33%). Ambos realizam péssimas campanhas, e contam com 30 pontos para fugirem do carrasco da degola.

A equipe de Pernambuco tem 24% de chances de rebaixamento, e a paulista, de 18%.  Os jogos como mandante necessitam de promoções nos preços dos ingressos como estão fazendo os outros clubes que encontram-se nessa situação, e o melhor exemplo foi do Colorado gaúcho que colocou no Beira-Rio mais de 30 mil torcedores, e irá repeti-lo em seu jogo contra o Coritiba. Sem torcida todo jogo torna-se igual.

Como se dizia antigamente, Sport vs São Paulo é um confronto direto de vida ou morte.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar