blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Não são as fórmulas adotadas pelos clubes do futebol brasileiro, com modelos de 3-2-3-1, 4-4-2, 4-4-1, 1-10, e outras mágicas criadas por seus treinadores, que irão leva-los ao sucesso.

Na verdade, o que poderá provocar as conquistas é a estabilidade financeira e a presença de profissionais certos, nos lugares certos, com um projeto claro e delineado, acoplado a sabedoria e coragem de seguir uma estratégia definida.

Há um bom tempo atrás, lemos um artigo de Roberto Shinyashiki, medico psiquiatra, com graduação em Administração e Economia, com atuação no Esporte Clube Pinheiros na preparação de atletas olímpicos, que em poucas linhas conseguiu resumir algo que sempre defendemos, ou seja- um clube é muito maior do que seus atletas, e a força de uma equipe que deseja ser vencedora começa com uma diretoria competente.

No futebol brasileiro acontece o inverso. Entendemos que fora disso é o caos.

No caso especifico do nosso futebol, nada mais importante do que o relacionamento entre a diretoria e o treinador, que deve ser bem estruturado.

Esse é o ponto principal para a conquista do sucesso.

O que acontece na maioria dos clubes brasileiros, mesmo naqueles que já contam com profissionais no setor, são diretores interferindo no trabalho desse profissional, escalando equipes, ou dando palpites.

Isso faz parte de uma cultura funesta muito utilizada no futebol de Pernambuco, onde a cartolagem adora os vestiários, e sonham em escalar os seus times. 

Com tal metodologia o sistema jamais irá funcionar.

Um clube com um bom planejamento estratégico, conduzido por bons profissionais, tem tudo para conseguir sucesso, e nesse modelo a formação de uma equipe é fundamental, desde que o trabalho não pode ficar focado em DVDs, e sim com uma análise do perfil de cada contratado, e do que esse poderá fazer para atender aquilo que foi projetado.

Os nossos times contratam por contratar, os empresários mandam no pedaço, e muitas vezes alguns atletas que não dão certo ficam na ociosidade recebendo os seus salários.

Outro ponto fundamental é o financeiro.

Esse na verdade é quem vai ditar os valores a serem gastos, e a mescla dos atletas de bom e razoáveis níveis técnicos, com diversos comportamentos.

Dessa simbiose nasce o sucesso.

A relação do treinador com os atletas é fundamental, devendo esse entender bem o perfil psicológico de cada um. Alguns precisam de dureza, outros se isso acontecer desaparecem, ao não admitirem tal situação.

Hoje fala-se em demasia das táticas, palavra adorada pelos nosso jornalismo juvenil, mas todos esquecem o básico para que se formule um time de sucesso, já que o problema não está nos atletas, e sim na união de todos, cujo fundamento básico é  que os interesses coletivos sobrepujam os individuais.

Quando isso acontece, é que descobrimos o esquema de jogo que prepara os segredos do sucesso.

Aliás, na década de 1990, ouvimos isso que estamos escrevendo da ex-técnica da Seleção Brasileira de Basketball feminino, Maria Helena Cardoso, em uma preleção antes de um jogo, ao afirmar que o sucesso viria através desses fatores citados, e tudo dependia de um bom dirigente.

Ela estava certa, e o Brasil de hoje paga pela ausência de pessoas capacitadas para assumirem o comando dos clubes e das entidades.

O resultado é o buraco em que o futebol do país se encontra.

Comentários   

0 #1 RE: A TÁTICA PARA O SUCESSORUBRO-NEGRO 08-12-2017 12:47
JJ: O cartola de hoje adora o vestiário, adora ficar no gramado assistindo os treinos, e mais ainda de uma coletiva. Com relação ao planejamento são reprovados como aconteceu com o Sport. Bem fazia o amigo, que mesmo como vice-presidente do clube, não fazia nada disso que foi comentado. Sou testemunha por ter sido seu companheiro de diretoria.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar