blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O futebol brasileiro acompanha o país em seu momento de Leviatã, o famoso monstro que causava pânico aos navegantes europeus da Idade Média, segundo a mitologia. Atacou em cheio nossa sociedade e por tabela esse esporte, levando a maioria dos clubes a uma fase de desespero por conta das dificuldades financeiras.

As noticias sempre são negativas.

O Corinthians que é um clube grandioso tomando um adiantamento dos direitos de transmissão, no valor de R$ 10 milhões para pagar a sua folha salarial. O Sport está com o pires nas mãos tentando contratar um treinador após três foras nos contatos anteriores. Mais um técnico foi demitido, Rogerio Micale, do Paraná, batendo um recorde mundial com a dança de  um profissional por rodada. Alguns clubes pagam para jogar no Brasileirinho, e os times mistos proliferam. 

Um conjunto que poderia ser mais extenso, e que mostra a atuação do Leviatã. Na verdade tudo isso que vem acontecendo tem como um dos responsáveis, os torcedores dos clubes, que não participam de suas vidas, apenas em seus jogos, para pedirem um novo treinador.

Para o sócio ou torcedor, a agremiação pode dever, atrasar salários, efetuar transações fora dos padrões normais da seriedade, mas se conquistar um título, seja ele qual for, tais fatos são esquecidos. No futebol não adianta uma boa gestão sem uma conquista no campo, tudo de bom que foi realizado não vale nada.

Preferem o Leviatã a um trabalho de longo prazo, como foi realizado pelo Flamengo, cujos dirigentes eram cobrados pela ausência de títulos, esquecendo que os débitos foram reduzidos, após cinco anos o clube está saneado e em excelente situação financeira. As conquistas chegarão.

O torcedor apaixonado é um alienado dentro do processo. Acha normal um salário atrasado, como ouvimos ontem de um seguidor do Sport, de que todos os outros atrasam.

O sistema não pode funcionar dessa maneira, da ruindade geral. Foi esse que levou o futebol ao atual estado.

Com a ausência das cobranças e de uma maior participação critica dos sócios, não estaríamos hoje lutando contra o Leviatã, com clubes prejudicados por gestões temerárias e irresponsáveis.

A legislação determina a transparência, e alguns que levantam o tema, são considerados caçadores do Leviatã e inimigos do clube.

O futebol brasileiro vive um ciclo vicioso. Dirigentes detestando a transparência, sócios/torcedores sem cobranças, e um terceiro bloco com uma imprensa que se preocupa com o namoro de Neymar, e não pelas verdades que existem no entorno desse esporte.

Dificilmente com tal sistema, o Leviatã será caçado.

Comentários   

0 #1 RE: O LEVIATÃ ANTONIO CORREIA 15-08-2018 13:11
JJ: Você foi buscar bem longe algo para ser comparado com o futebol brasileiro, o Leviatã, e isso encaixou com a nossa realidade. Os clubes são dirigidos de forma amadora e sem transparência. Os resultados estão presentes.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar