blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O BUMBA MEU BOI NA ILHA DO MARTÍRIO

* Não vamos perder o nosso tempo falando de algo que não existe que é o time do Sport.

Finalmente após a derrota para o fraco Botafogo por 2x1, o rubro-negro conseguiu o que mais almejava, a sua presença na zona da degola, após 11 jogos sem uma misera vitória.

Um verdadeiro futebol modelo Bumba Meu Boi, e por conta disso vamos homenagear Arnaldo Barros e sua trupe com um trecho da música do eterno Jackson do Pandeiro, ¨Bumba meu boi¨:

Tu precisa ir pro Norte

Ver Bumba meu Boi Bumbá

É bum bum Bumba meu Boi

É Bumba meu Boi Bumbá

(É bum bum bum meu boi

É Bumba meu Boi Bumbá)

Tu precisa ver a dança

Do reisado imperiá.

Uma defesa furada, um meio de campo que não existe, e um ataque que não chuta a gol e que tem como referencia um Brocador que não broca nada, na verdade representa muito bem o espetáculo do Boi Bumbá promovido pelo Sport.

O pobre Leão de 113 anos está sendo desmoralizado. Com mais seis derrotas certamente o teremos na Série B de 2019.

Lamentável. 

NOTA 2- A ANGÚSTIA DE TRICOLORES E ALVIRRUBROS

* Santa Cruz e Náutico jogam na tarde de hoje os seus destinos na Série C, como também para toda o resto da temporada.

O tricolor jogará como visitante na cidade de Ponta Grossa, Paraná, contra o Operário Ferroviário, com vantagem no placar agregado de 1x0, enquanto o alvirrubro estará recebendo na Arena Pernambuco o Bragantino, com a desvantagem de dois gols.

Os torcedores dos dois times ficarão angustiados até o final desses jogos.

Na verdade sentimos de perto o que representa uma partida que leva ao acesso.

Em 1990 na Série B quando dirigíamos o futebol do Sport, tivemos um encontro decisivo contra o Guarani quando jogávamos pelo empate. O Bugre saiu à frente, e a angústia aumentou por estarmos perdendo a chance de voltar para a Série A. Um empate salvador resolveu o assunto. O time não exasperou-se.

Sabemos bem o que estão sentindo os dirigentes desses clubes como os seus torcedores.

O jornalista Claudemir Gomes, na última quinta-feira nos fez uma pergunta pertinente: se os mandantes ganharam os quatro jogos que foram realizados quando da ida, esse fato poderia ser repetido nos encontros da volta com os outros donos dos mandos?

Com relação as probabilidades isso poderia acontecer, desde que nos 184 jogos dessa divisão, os mandantes venceram 100 (54,34%), os visitantes apenas 36 (19,57%) e 48 empates (26,09%).

A  repetição questionada não é impossível de ser concretizada, mas algo embutido no modelo da competição poderá influenciar, e  que um mandante vencedor tem chances de ser eliminado, desde que os resultados não superem os dos jogos anteriores.

O Operário para continuar na competição terá que derrotar o Santa Cruz no mínimo por 2x0. O mesmo acontece com o Botafogo-PB no seu encontro contra o Botafogo-SP. Ambos jogam pelo empate.

Por sua vez o Náutico terá a obrigação de terminar o seu jogo com uma vitória por 3x0 contra o Bragantino, e o mesmo dar-se-á com o Atlético Acreano no seu encontro contra o Cuiabá.

A situação não é tão fácil, mas para os que levam a vantagem o mais importante é o de jogar de forma inteligente para que possa manter a diferença existente, sem retranca exagerada, esperando os erros dos adversários.

Náutico e Atlético Acreano terão que buscar as suas vitórias, sem açodamento, jogando com aplicação, desde que os rivais virão com um ônibus articulado.

Os destinos de todos estarão nas mãos dos Deuses do Futebol, sendo que pelos sites de probabilidades os favoritos são os quatro clubes do Grupo B, Operário, Botafogo-SP, Bragantino e Cuiabá.

Preferimos esperar o apito final de cada jogo.

NOTA 3- RELEMBRANDO O PASSADO

* Quando estávamos assistindo o jogo entre o Botafogo e Sport, que foi realizado na noite de ontem, entramos na máquina do tempo, que nos levou ao Maracanã nas décadas de 60/70, quando o time alvinegro era repleto de craques.

Hoje não há nenhum jogador alvinegro de destaque pela qualidade. De uma pobreza técnica franciscana.

Os mais antigos assistiram jogos do time da Estrela Solitária que contavam no gramado, atletas como Manga, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Zagallo, e mais tarde em outra geração, com Gerson, Jairzinho, Paulo Cezar Caju, entre outros.

Era um futebol de espetáculo, com jogadas brilhantes, muitos gols, que faziam a alegria dos torcedores.

O time de hoje representa a decadência do futebol brasileiro. Nunca poderemos esquecer um encontro do Botafogo e Santos pela Copa do Brasil na década de 60. Não foi um jogo e sim uma exposição da arte de jogar futebol.

Aliás essa decadência afetou o Vasco da Gama e Fluminense, que já foram brilhantes e amargam dias de queda latente.

Esse é o retrato do futebol brasileiro, e em especial o carioca.

NOTA 4- DEBACLE DO CORITIBA

* O Coritiba que tinha o projeto de retornar a Série A Nacional um ano após, está observando que esse sonho está ficando mais longe, e a sua meta será de lutar contra a degola.

O time entrou no gramado com as arquibancadas repletas de faixas com protestos duros com relação a sua atuação na competição. Com esse clima conturbado, seria obvio que esse que já anda mal das pernas sentisse, e perdesse o foco.

No pós jogo o protesto aumentou, atingindo o presidente Samir Namur, que na verdade não tinha condições de ter assumido o seu comando.

Por isso o cenário para o Coritiba é o pior até agora desde o inicio da competição. O time Coxa Branca tem tido atuações muitos ruins e nem os resultados no Couto Pereira, que vinha salvando o Verdão, estão aparecendo nessa crise.

Todo esse processo faz parte de uma morte anunciada há um bom tempo, que é um produto das péssimas gestões que dirigiram o clube nos últimos  anos.

Quem analisa o futebol e acompanha as competições, o Coxa já vinha dando sinais que iria desabar, o que aconteceu na temporada de 2017.

Da maneira que vai seguindo o Coritiba será mais um entre os clubes tradicionais do Brasil que irá submergir, e com poucas chances de recuperação.

NOTA 5- A CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA O EXTERIOR

* O Atlético-MG reformulou seu departamento de categoria de base neste ano e tem investido na captação de atletas.

Já são 10 garotos com idade entre 15 e menos de 17 anos, que foram captados pelo clube.

A diretoria tem observadores em 17 estados do Brasil, e em alguns países do Continente Sul-Americano, assistindo todos os eventos das categorias.

Na verdade o Galo Mineiro está de olho no mercado europeu para a venda desses atletas como maneira de fazer caixa, e para isso vem participando em torneios internacionais que servem como vitrines.

Obvio que é um modelo bem esquisito, quando estão tratando jovens como objetos de transações comerciais.

O futebol brasileiro de tudo tem um pouco, inclusive o de preparar jogadores para o exterior, esquecendo das necessidades locais.

NOTA 6- A FESTA DOS MANDANTES

* Os mandantes foram donos nos cinco jogos de abertura da 21ª rodada do Brasileirinho.

Venceram todos.

O Santos derrotou o Bahia que anda jogando bem mas não vence, por 2x0, o Atlético-PR com um excelente segundo tempo derrotou o alternativo Grêmio por 2x1, o Corinthians em um show de horrores venceu o lanterna Paraná por 1x0, o Cruzeiro em um jogo razoável conseguiu uma vitória de 2x1 contra o Fluminense, e finalmente o fraco Botafogo só não deu uma goleada no Sport por conta do goleiro Magrão, derrotando-o por 2x0.

Cinco partidas e com apenas 48 minutos a ser destacado, por conta do Furacão paranaense.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar